A gestão democrática e os conselhos escolares / Democratic management and school advice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buraki, Gislaine
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zanardini, Isaura Monica Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3982
Resumo: A Reforma do Aparelho do Estado (1995) apresenta as regulamentações para a eficiência e eficácia do Estado, sendo propalada com os pressupostos do liberalismo. A Reforma apresenta alterações no conceito de governabilidade do Estado e no âmbito educacional, observamos a ressignificação dos conceitos de descentralização, autonomia e participação, os quais estão em construção desde a promulgação da Constituição Federal de 1988, sob o princípio de gestão democrática. Assim, temos o processo de discussão do Estado governante e eficaz e a abertura para a gestão compartilhada, tecendo no âmbito educacional regulamentações para a implantação de órgãos colegiados, entre estes, o Conselho Escolar. Com base nessa investigação, a partir de pesquisa bibliográfica, temos o propósito de apresentar a alteração da administração escolar para a gestão compartilhada, a partir da Reforma do Estado (1995) e as contradições existentes referentes a gestão democrática e ao Conselho Escolar.
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