Educação escolar indígena: impasses e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59965 |
Resumo: | Este artigo objetiva refletir sobre os impasses e desafios da educação escolar indígena no Brasil, considerando os condicionantes históricos e antropológicos. Para tanto, buscamos estabelecer a relação entre povos indígenas, identidade e diferença e destacamos alguns aspectos da educação escolar indígena. Utilizamos como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e fundamentamos identidade em Cuche (1999) e Silva (2000) e educação indígena em Cohn (2005) e Leite (2010). Além das conquistas alcançadas, há problemas de estrutura física e formação voltada para a interculturalidade, incluindo a necessidade de formação docente comprometida com o direito dos povos indígenas. |
id |
VERACRUZ-0_e044dae2f47d4a38d87815af5270e6e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59965 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação escolar indígena: impasses e desafioseducaçãoindígenasidentidadeinterculturalidadeEste artigo objetiva refletir sobre os impasses e desafios da educação escolar indígena no Brasil, considerando os condicionantes históricos e antropológicos. Para tanto, buscamos estabelecer a relação entre povos indígenas, identidade e diferença e destacamos alguns aspectos da educação escolar indígena. Utilizamos como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e fundamentamos identidade em Cuche (1999) e Silva (2000) e educação indígena em Cohn (2005) e Leite (2010). Além das conquistas alcançadas, há problemas de estrutura física e formação voltada para a interculturalidade, incluindo a necessidade de formação docente comprometida com o direito dos povos indígenas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5996510.34117/bjdv9n5-189Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 17305-17314Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 17305-17314Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 17305-173142525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZenghttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59965/43330Ataide Júnior, FlávioAtaide, Patrícia CostaCampos, Augusto Antonio Carvalhode Amorim, Thiago José Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-23T11:59:33Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59965Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:55.418240Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar indígena: impasses e desafios |
title |
Educação escolar indígena: impasses e desafios |
spellingShingle |
Educação escolar indígena: impasses e desafios Ataide Júnior, Flávio educação indígenas identidade interculturalidade |
title_short |
Educação escolar indígena: impasses e desafios |
title_full |
Educação escolar indígena: impasses e desafios |
title_fullStr |
Educação escolar indígena: impasses e desafios |
title_full_unstemmed |
Educação escolar indígena: impasses e desafios |
title_sort |
Educação escolar indígena: impasses e desafios |
author |
Ataide Júnior, Flávio |
author_facet |
Ataide Júnior, Flávio Ataide, Patrícia Costa Campos, Augusto Antonio Carvalho de Amorim, Thiago José Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ataide, Patrícia Costa Campos, Augusto Antonio Carvalho de Amorim, Thiago José Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ataide Júnior, Flávio Ataide, Patrícia Costa Campos, Augusto Antonio Carvalho de Amorim, Thiago José Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação indígenas identidade interculturalidade |
topic |
educação indígenas identidade interculturalidade |
description |
Este artigo objetiva refletir sobre os impasses e desafios da educação escolar indígena no Brasil, considerando os condicionantes históricos e antropológicos. Para tanto, buscamos estabelecer a relação entre povos indígenas, identidade e diferença e destacamos alguns aspectos da educação escolar indígena. Utilizamos como procedimento metodológico a revisão bibliográfica e fundamentamos identidade em Cuche (1999) e Silva (2000) e educação indígena em Cohn (2005) e Leite (2010). Além das conquistas alcançadas, há problemas de estrutura física e formação voltada para a interculturalidade, incluindo a necessidade de formação docente comprometida com o direito dos povos indígenas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59965 10.34117/bjdv9n5-189 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59965 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n5-189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/59965/43330 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 05 (2023); 17305-17314 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 05 (2023); 17305-17314 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 05 (2023); 17305-17314 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645632891518976 |