Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Cézar da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferri, Kathynne Carvalho Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10069
Resumo: O ensino de Química, apresentado desvinculado da realidade e baseando-se em teorias complexas, ocasiona dificuldades na aprendizagem, tornando-se um desafio para os educadores. Pesquisas no ensino de Química tem evidenciado que a experimentação é uma das metodologias alternativas na busca pela contextualização do conteúdo. Neste contexto, esta pesquisa propôs atividades experimentais na apresentação e discussão dos conceitos de eletroquímica. O estudo analisou a importância da experimentação na construção do conhecimento de Eletroquímica. A pesquisa foi realizada com um grupo de 24 alunos do 2º ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio do IFG - Câmpus Jataí. Foram realizados 02 encontros diretamente no laboratório de química. A coleta de dados foi por meio de questionários após os experimentos e a interpretação dos mesmos baseou-se na análise de conteúdo. A atividade possibilitou maior interação entre os participantes, além do debate e a melhor compreensão dos conceitos relativos ao tema.  
id VERACRUZ-0_e07c0d1685f4700c498db4684fd6a210
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10069
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFGEnsino de QuímicaEletroquímicaExperimental.O ensino de Química, apresentado desvinculado da realidade e baseando-se em teorias complexas, ocasiona dificuldades na aprendizagem, tornando-se um desafio para os educadores. Pesquisas no ensino de Química tem evidenciado que a experimentação é uma das metodologias alternativas na busca pela contextualização do conteúdo. Neste contexto, esta pesquisa propôs atividades experimentais na apresentação e discussão dos conceitos de eletroquímica. O estudo analisou a importância da experimentação na construção do conhecimento de Eletroquímica. A pesquisa foi realizada com um grupo de 24 alunos do 2º ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio do IFG - Câmpus Jataí. Foram realizados 02 encontros diretamente no laboratório de química. A coleta de dados foi por meio de questionários após os experimentos e a interpretação dos mesmos baseou-se na análise de conteúdo. A atividade possibilitou maior interação entre os participantes, além do debate e a melhor compreensão dos conceitos relativos ao tema.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1006910.34117/bjdv6n5-276Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27641-27655Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27641-27655Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27641-276552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10069/8429Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carlos Cézar daFerri, Kathynne Carvalho Freitas2020-06-09T13:25:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10069Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:33.662141Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG
title Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG
spellingShingle Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG
Silva, Carlos Cézar da
Ensino de Química
Eletroquímica
Experimental.
title_short Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG
title_full Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG
title_fullStr Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG
title_full_unstemmed Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG
title_sort Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG
author Silva, Carlos Cézar da
author_facet Silva, Carlos Cézar da
Ferri, Kathynne Carvalho Freitas
author_role author
author2 Ferri, Kathynne Carvalho Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Cézar da
Ferri, Kathynne Carvalho Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Química
Eletroquímica
Experimental.
topic Ensino de Química
Eletroquímica
Experimental.
description O ensino de Química, apresentado desvinculado da realidade e baseando-se em teorias complexas, ocasiona dificuldades na aprendizagem, tornando-se um desafio para os educadores. Pesquisas no ensino de Química tem evidenciado que a experimentação é uma das metodologias alternativas na busca pela contextualização do conteúdo. Neste contexto, esta pesquisa propôs atividades experimentais na apresentação e discussão dos conceitos de eletroquímica. O estudo analisou a importância da experimentação na construção do conhecimento de Eletroquímica. A pesquisa foi realizada com um grupo de 24 alunos do 2º ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio do IFG - Câmpus Jataí. Foram realizados 02 encontros diretamente no laboratório de química. A coleta de dados foi por meio de questionários após os experimentos e a interpretação dos mesmos baseou-se na análise de conteúdo. A atividade possibilitou maior interação entre os participantes, além do debate e a melhor compreensão dos conceitos relativos ao tema.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10069
10.34117/bjdv6n5-276
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10069
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10069/8429
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27641-27655
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27641-27655
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27641-27655
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645451581194240