Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10069 |
Resumo: | O ensino de Química, apresentado desvinculado da realidade e baseando-se em teorias complexas, ocasiona dificuldades na aprendizagem, tornando-se um desafio para os educadores. Pesquisas no ensino de Química tem evidenciado que a experimentação é uma das metodologias alternativas na busca pela contextualização do conteúdo. Neste contexto, esta pesquisa propôs atividades experimentais na apresentação e discussão dos conceitos de eletroquímica. O estudo analisou a importância da experimentação na construção do conhecimento de Eletroquímica. A pesquisa foi realizada com um grupo de 24 alunos do 2º ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio do IFG - Câmpus Jataí. Foram realizados 02 encontros diretamente no laboratório de química. A coleta de dados foi por meio de questionários após os experimentos e a interpretação dos mesmos baseou-se na análise de conteúdo. A atividade possibilitou maior interação entre os participantes, além do debate e a melhor compreensão dos conceitos relativos ao tema. |
id |
VERACRUZ-0_e07c0d1685f4700c498db4684fd6a210 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10069 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFGEnsino de QuímicaEletroquímicaExperimental.O ensino de Química, apresentado desvinculado da realidade e baseando-se em teorias complexas, ocasiona dificuldades na aprendizagem, tornando-se um desafio para os educadores. Pesquisas no ensino de Química tem evidenciado que a experimentação é uma das metodologias alternativas na busca pela contextualização do conteúdo. Neste contexto, esta pesquisa propôs atividades experimentais na apresentação e discussão dos conceitos de eletroquímica. O estudo analisou a importância da experimentação na construção do conhecimento de Eletroquímica. A pesquisa foi realizada com um grupo de 24 alunos do 2º ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio do IFG - Câmpus Jataí. Foram realizados 02 encontros diretamente no laboratório de química. A coleta de dados foi por meio de questionários após os experimentos e a interpretação dos mesmos baseou-se na análise de conteúdo. A atividade possibilitou maior interação entre os participantes, além do debate e a melhor compreensão dos conceitos relativos ao tema. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1006910.34117/bjdv6n5-276Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27641-27655Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27641-27655Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27641-276552525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10069/8429Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Carlos Cézar daFerri, Kathynne Carvalho Freitas2020-06-09T13:25:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10069Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:33.662141Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG |
title |
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG |
spellingShingle |
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG Silva, Carlos Cézar da Ensino de Química Eletroquímica Experimental. |
title_short |
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG |
title_full |
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG |
title_fullStr |
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG |
title_sort |
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / A didactic sequence for teaching electrochemistry in technical courses integrated to high school at IFG |
author |
Silva, Carlos Cézar da |
author_facet |
Silva, Carlos Cézar da Ferri, Kathynne Carvalho Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Ferri, Kathynne Carvalho Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Cézar da Ferri, Kathynne Carvalho Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Química Eletroquímica Experimental. |
topic |
Ensino de Química Eletroquímica Experimental. |
description |
O ensino de Química, apresentado desvinculado da realidade e baseando-se em teorias complexas, ocasiona dificuldades na aprendizagem, tornando-se um desafio para os educadores. Pesquisas no ensino de Química tem evidenciado que a experimentação é uma das metodologias alternativas na busca pela contextualização do conteúdo. Neste contexto, esta pesquisa propôs atividades experimentais na apresentação e discussão dos conceitos de eletroquímica. O estudo analisou a importância da experimentação na construção do conhecimento de Eletroquímica. A pesquisa foi realizada com um grupo de 24 alunos do 2º ano do curso técnico em Eletrotécnica integrado ao Ensino Médio do IFG - Câmpus Jataí. Foram realizados 02 encontros diretamente no laboratório de química. A coleta de dados foi por meio de questionários após os experimentos e a interpretação dos mesmos baseou-se na análise de conteúdo. A atividade possibilitou maior interação entre os participantes, além do debate e a melhor compreensão dos conceitos relativos ao tema. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10069 10.34117/bjdv6n5-276 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10069 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10069/8429 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27641-27655 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27641-27655 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27641-27655 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645451581194240 |