Razões que levaram os acadêmicos do Brasil a optarem pelo curso de engenharia florestal, sob a ótica do "mix de marketing" / Reasons for the Brazilian academics to opt for the forestry engineering course under the "mix de markenting"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Gustavo Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Heimann, Jaqueline de Paula, Garzel Leodoro da Silva, João Carlos, Freire, Gabriel de Mello, Neto, Pedro Steiner, Ribeiro da Cunha, Leticia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4432
Resumo: Este estudo teve por objetivo avaliar as razões que levaram os alunos do Brasil a optarem pelo curso de Engenharia florestal, sob a ótica do “mix de marketing”. Para isso, realizou-se o levantamento de informações com alunos do curso de Engenharia Florestal de universidades públicas nas cinco regiões brasileiras com a aplicação de questionário estruturado não disfarçado, auto preenchível foi composto por 33 questões, sendo divididas em 9 questões fechadas indicadoras do perfil e da realidade do entrevistado e 23 questões das razões com avaliações por escala. Posteriormente realizou-se a análise de estatística descritiva, fatorial exploratória e Análise da Variância (ANOVA) para interpretação dos resultados. A análise descritiva revelou, 54,8% dos alunos são do gênero feminino e 58,5% dos entrevistados possuem idade de 16 a 19 anos, destes 82,5% dos alunos encontram-se no primeiro ano. A análise fatorial resultou em quatro dimensões e a informação contida nas vinte e três variáveis iniciais com redução de 82% do número de variáveis. Já a análise da variância, apontou que não houve diferença significativa entre os 4P’s nas cinco regiões brasileiras. Assim, conclui-se que as razões que levam alunos do Sul do país são as mesmas dos alunos das demais regiões.
id VERACRUZ-0_e280fe54d54f24bf4acebede39503f20
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4432
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Razões que levaram os acadêmicos do Brasil a optarem pelo curso de engenharia florestal, sob a ótica do "mix de marketing" / Reasons for the Brazilian academics to opt for the forestry engineering course under the "mix de markenting"Ensino superiorescolha profissionalExpectativa salarialAdministração.Este estudo teve por objetivo avaliar as razões que levaram os alunos do Brasil a optarem pelo curso de Engenharia florestal, sob a ótica do “mix de marketing”. Para isso, realizou-se o levantamento de informações com alunos do curso de Engenharia Florestal de universidades públicas nas cinco regiões brasileiras com a aplicação de questionário estruturado não disfarçado, auto preenchível foi composto por 33 questões, sendo divididas em 9 questões fechadas indicadoras do perfil e da realidade do entrevistado e 23 questões das razões com avaliações por escala. Posteriormente realizou-se a análise de estatística descritiva, fatorial exploratória e Análise da Variância (ANOVA) para interpretação dos resultados. A análise descritiva revelou, 54,8% dos alunos são do gênero feminino e 58,5% dos entrevistados possuem idade de 16 a 19 anos, destes 82,5% dos alunos encontram-se no primeiro ano. A análise fatorial resultou em quatro dimensões e a informação contida nas vinte e três variáveis iniciais com redução de 82% do número de variáveis. Já a análise da variância, apontou que não houve diferença significativa entre os 4P’s nas cinco regiões brasileiras. Assim, conclui-se que as razões que levam alunos do Sul do país são as mesmas dos alunos das demais regiões.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/443210.34117/bjdv5n11-087Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23907-23926Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23907-23926Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23907-239262525-876110.34117/bjdv.v5i11reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4432/4149Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Gustavo SilvaHeimann, Jaqueline de PaulaGarzel Leodoro da Silva, João CarlosFreire, Gabriel de MelloNeto, Pedro SteinerRibeiro da Cunha, Leticia Helena2021-02-15T12:36:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4432Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:48.244322Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Razões que levaram os acadêmicos do Brasil a optarem pelo curso de engenharia florestal, sob a ótica do "mix de marketing" / Reasons for the Brazilian academics to opt for the forestry engineering course under the "mix de markenting"
title Razões que levaram os acadêmicos do Brasil a optarem pelo curso de engenharia florestal, sob a ótica do "mix de marketing" / Reasons for the Brazilian academics to opt for the forestry engineering course under the "mix de markenting"
spellingShingle Razões que levaram os acadêmicos do Brasil a optarem pelo curso de engenharia florestal, sob a ótica do "mix de marketing" / Reasons for the Brazilian academics to opt for the forestry engineering course under the "mix de markenting"
Oliveira, Gustavo Silva
Ensino superior
escolha profissional
Expectativa salarial
Administração.
title_short Razões que levaram os acadêmicos do Brasil a optarem pelo curso de engenharia florestal, sob a ótica do "mix de marketing" / Reasons for the Brazilian academics to opt for the forestry engineering course under the "mix de markenting"
title_full Razões que levaram os acadêmicos do Brasil a optarem pelo curso de engenharia florestal, sob a ótica do "mix de marketing" / Reasons for the Brazilian academics to opt for the forestry engineering course under the "mix de markenting"
title_fullStr Razões que levaram os acadêmicos do Brasil a optarem pelo curso de engenharia florestal, sob a ótica do "mix de marketing" / Reasons for the Brazilian academics to opt for the forestry engineering course under the "mix de markenting"
title_full_unstemmed Razões que levaram os acadêmicos do Brasil a optarem pelo curso de engenharia florestal, sob a ótica do "mix de marketing" / Reasons for the Brazilian academics to opt for the forestry engineering course under the "mix de markenting"
title_sort Razões que levaram os acadêmicos do Brasil a optarem pelo curso de engenharia florestal, sob a ótica do "mix de marketing" / Reasons for the Brazilian academics to opt for the forestry engineering course under the "mix de markenting"
author Oliveira, Gustavo Silva
author_facet Oliveira, Gustavo Silva
Heimann, Jaqueline de Paula
Garzel Leodoro da Silva, João Carlos
Freire, Gabriel de Mello
Neto, Pedro Steiner
Ribeiro da Cunha, Leticia Helena
author_role author
author2 Heimann, Jaqueline de Paula
Garzel Leodoro da Silva, João Carlos
Freire, Gabriel de Mello
Neto, Pedro Steiner
Ribeiro da Cunha, Leticia Helena
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Gustavo Silva
Heimann, Jaqueline de Paula
Garzel Leodoro da Silva, João Carlos
Freire, Gabriel de Mello
Neto, Pedro Steiner
Ribeiro da Cunha, Leticia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
escolha profissional
Expectativa salarial
Administração.
topic Ensino superior
escolha profissional
Expectativa salarial
Administração.
description Este estudo teve por objetivo avaliar as razões que levaram os alunos do Brasil a optarem pelo curso de Engenharia florestal, sob a ótica do “mix de marketing”. Para isso, realizou-se o levantamento de informações com alunos do curso de Engenharia Florestal de universidades públicas nas cinco regiões brasileiras com a aplicação de questionário estruturado não disfarçado, auto preenchível foi composto por 33 questões, sendo divididas em 9 questões fechadas indicadoras do perfil e da realidade do entrevistado e 23 questões das razões com avaliações por escala. Posteriormente realizou-se a análise de estatística descritiva, fatorial exploratória e Análise da Variância (ANOVA) para interpretação dos resultados. A análise descritiva revelou, 54,8% dos alunos são do gênero feminino e 58,5% dos entrevistados possuem idade de 16 a 19 anos, destes 82,5% dos alunos encontram-se no primeiro ano. A análise fatorial resultou em quatro dimensões e a informação contida nas vinte e três variáveis iniciais com redução de 82% do número de variáveis. Já a análise da variância, apontou que não houve diferença significativa entre os 4P’s nas cinco regiões brasileiras. Assim, conclui-se que as razões que levam alunos do Sul do país são as mesmas dos alunos das demais regiões.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4432
10.34117/bjdv5n11-087
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4432
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n11-087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4432/4149
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 11 (2019); 23907-23926
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 11 (2019); 23907-23926
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 11 (2019); 23907-23926
2525-8761
10.34117/bjdv.v5i11
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645428953972736