O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10014 |
Resumo: | Este artigo é resultado da pesquisa do programa de iniciação cientifica PIBIC ano de 2018, 2019. O qual teve como foco de investigação o curso de Pedagogia na modalidade a distância de uma universidade pública. Com o objetivo de identificar como os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal Piauí, no contexto da Educação a Distância constroem os seus saberes; e caracterizar como o Pedagogo constitui sua identidade profissional. Na investigação realizamos estudo do material bibliográfico referente as categorias centrais enfatizando; construção dos saberes da docência; identidade docente; formação de professores e estudos relacionados a Educação a Distância no Brasil com foco na Licenciatura em Pedagogia a Distância CEAD/UFPI. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado nos autores Tardif (2002); Pimenta (2007); Paiva (2003); entre outros. A natureza da pesquisa é qualitativa e o caráter etnometodológico (COULON, 1995). Os sujeitos foram alunos do curso de Pedagogia do CEAD/UFPI. Os dados foram produzidos por meio de duas técnicas: o questionário e a entrevista foram organizados e interpretados segundo Bardin (1977). Os resultados contribuem para reflexão no campo da formação do professor e da epistemologia da prática profissional no contexto da educação a distância. Constatamos que a EaD possibilita o acesso a educação e inclusão de pessoas que por motivos diversos não podem cursar o ensino presencial, é relevante destacar que a qualificação profissional é o que esse público também almeja. |
id |
VERACRUZ-0_e287fbcb192ba5534c69a55cab3414d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10014 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students sayEducação a DistânciaIdentidade ProfissionalPedagogoSaberes Docente.Este artigo é resultado da pesquisa do programa de iniciação cientifica PIBIC ano de 2018, 2019. O qual teve como foco de investigação o curso de Pedagogia na modalidade a distância de uma universidade pública. Com o objetivo de identificar como os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal Piauí, no contexto da Educação a Distância constroem os seus saberes; e caracterizar como o Pedagogo constitui sua identidade profissional. Na investigação realizamos estudo do material bibliográfico referente as categorias centrais enfatizando; construção dos saberes da docência; identidade docente; formação de professores e estudos relacionados a Educação a Distância no Brasil com foco na Licenciatura em Pedagogia a Distância CEAD/UFPI. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado nos autores Tardif (2002); Pimenta (2007); Paiva (2003); entre outros. A natureza da pesquisa é qualitativa e o caráter etnometodológico (COULON, 1995). Os sujeitos foram alunos do curso de Pedagogia do CEAD/UFPI. Os dados foram produzidos por meio de duas técnicas: o questionário e a entrevista foram organizados e interpretados segundo Bardin (1977). Os resultados contribuem para reflexão no campo da formação do professor e da epistemologia da prática profissional no contexto da educação a distância. Constatamos que a EaD possibilita o acesso a educação e inclusão de pessoas que por motivos diversos não podem cursar o ensino presencial, é relevante destacar que a qualificação profissional é o que esse público também almeja. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1001410.34117/bjdv6n5-256Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27357-27371Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27357-27371Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27357-273712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10014/8391Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Ana Paula dos Santos deCarvalho, Antonia Dalva FrançaSantos, Poliana Alves dosDuarte, Ítalo César SousaSilva, Ítalo Rômulo Costa da2020-06-09T13:25:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10014Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:32.357718Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say |
title |
O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say |
spellingShingle |
O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say Morais, Ana Paula dos Santos de Educação a Distância Identidade Profissional Pedagogo Saberes Docente. |
title_short |
O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say |
title_full |
O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say |
title_fullStr |
O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say |
title_full_unstemmed |
O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say |
title_sort |
O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say |
author |
Morais, Ana Paula dos Santos de |
author_facet |
Morais, Ana Paula dos Santos de Carvalho, Antonia Dalva França Santos, Poliana Alves dos Duarte, Ítalo César Sousa Silva, Ítalo Rômulo Costa da |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Antonia Dalva França Santos, Poliana Alves dos Duarte, Ítalo César Sousa Silva, Ítalo Rômulo Costa da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Ana Paula dos Santos de Carvalho, Antonia Dalva França Santos, Poliana Alves dos Duarte, Ítalo César Sousa Silva, Ítalo Rômulo Costa da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Identidade Profissional Pedagogo Saberes Docente. |
topic |
Educação a Distância Identidade Profissional Pedagogo Saberes Docente. |
description |
Este artigo é resultado da pesquisa do programa de iniciação cientifica PIBIC ano de 2018, 2019. O qual teve como foco de investigação o curso de Pedagogia na modalidade a distância de uma universidade pública. Com o objetivo de identificar como os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal Piauí, no contexto da Educação a Distância constroem os seus saberes; e caracterizar como o Pedagogo constitui sua identidade profissional. Na investigação realizamos estudo do material bibliográfico referente as categorias centrais enfatizando; construção dos saberes da docência; identidade docente; formação de professores e estudos relacionados a Educação a Distância no Brasil com foco na Licenciatura em Pedagogia a Distância CEAD/UFPI. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado nos autores Tardif (2002); Pimenta (2007); Paiva (2003); entre outros. A natureza da pesquisa é qualitativa e o caráter etnometodológico (COULON, 1995). Os sujeitos foram alunos do curso de Pedagogia do CEAD/UFPI. Os dados foram produzidos por meio de duas técnicas: o questionário e a entrevista foram organizados e interpretados segundo Bardin (1977). Os resultados contribuem para reflexão no campo da formação do professor e da epistemologia da prática profissional no contexto da educação a distância. Constatamos que a EaD possibilita o acesso a educação e inclusão de pessoas que por motivos diversos não podem cursar o ensino presencial, é relevante destacar que a qualificação profissional é o que esse público também almeja. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10014 10.34117/bjdv6n5-256 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10014 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10014/8391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27357-27371 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27357-27371 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27357-27371 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645451540299776 |