O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana Paula dos Santos de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Antonia Dalva França, Santos, Poliana Alves dos, Duarte, Ítalo César Sousa, Silva, Ítalo Rômulo Costa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10014
Resumo: Este artigo é resultado da pesquisa do programa de iniciação cientifica PIBIC ano de 2018, 2019. O qual teve como foco de investigação o curso de Pedagogia na modalidade a distância de uma universidade pública. Com o objetivo de identificar como os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal Piauí, no contexto da Educação a Distância constroem os seus saberes; e caracterizar como o Pedagogo constitui sua identidade profissional. Na investigação realizamos estudo do material bibliográfico referente as categorias centrais enfatizando; construção dos saberes da docência; identidade docente; formação de professores e estudos relacionados a Educação a Distância no Brasil com foco na Licenciatura em Pedagogia a Distância CEAD/UFPI. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado nos autores Tardif (2002); Pimenta (2007); Paiva (2003); entre outros. A natureza da pesquisa é qualitativa e o caráter etnometodológico (COULON, 1995). Os sujeitos foram alunos do curso de Pedagogia do CEAD/UFPI. Os dados foram produzidos por meio de duas  técnicas: o questionário e a entrevista  foram organizados e interpretados segundo Bardin (1977).  Os resultados contribuem para reflexão no campo da formação do professor e da epistemologia da prática profissional no contexto da educação a distância. Constatamos que a EaD possibilita o acesso a educação e inclusão de pessoas que por motivos diversos não podem cursar o ensino presencial, é relevante destacar que a qualificação profissional é o que esse público também almeja.  
id VERACRUZ-0_e287fbcb192ba5534c69a55cab3414d8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10014
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students sayEducação a DistânciaIdentidade ProfissionalPedagogoSaberes Docente.Este artigo é resultado da pesquisa do programa de iniciação cientifica PIBIC ano de 2018, 2019. O qual teve como foco de investigação o curso de Pedagogia na modalidade a distância de uma universidade pública. Com o objetivo de identificar como os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal Piauí, no contexto da Educação a Distância constroem os seus saberes; e caracterizar como o Pedagogo constitui sua identidade profissional. Na investigação realizamos estudo do material bibliográfico referente as categorias centrais enfatizando; construção dos saberes da docência; identidade docente; formação de professores e estudos relacionados a Educação a Distância no Brasil com foco na Licenciatura em Pedagogia a Distância CEAD/UFPI. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado nos autores Tardif (2002); Pimenta (2007); Paiva (2003); entre outros. A natureza da pesquisa é qualitativa e o caráter etnometodológico (COULON, 1995). Os sujeitos foram alunos do curso de Pedagogia do CEAD/UFPI. Os dados foram produzidos por meio de duas  técnicas: o questionário e a entrevista  foram organizados e interpretados segundo Bardin (1977).  Os resultados contribuem para reflexão no campo da formação do professor e da epistemologia da prática profissional no contexto da educação a distância. Constatamos que a EaD possibilita o acesso a educação e inclusão de pessoas que por motivos diversos não podem cursar o ensino presencial, é relevante destacar que a qualificação profissional é o que esse público também almeja.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1001410.34117/bjdv6n5-256Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27357-27371Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27357-27371Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27357-273712525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10014/8391Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Ana Paula dos Santos deCarvalho, Antonia Dalva FrançaSantos, Poliana Alves dosDuarte, Ítalo César SousaSilva, Ítalo Rômulo Costa da2020-06-09T13:25:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10014Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:32.357718Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say
title O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say
spellingShingle O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say
Morais, Ana Paula dos Santos de
Educação a Distância
Identidade Profissional
Pedagogo
Saberes Docente.
title_short O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say
title_full O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say
title_fullStr O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say
title_full_unstemmed O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say
title_sort O curso de pedagogia universidade federal do Piauí, no contexto da educação a distância e os saberes da formação do pedagogo: o que dizem os alunos / The course of pedagogy universidade federal do Piauí, in the context of distance education and the knowledge of the formation of the pedagogue: what the students say
author Morais, Ana Paula dos Santos de
author_facet Morais, Ana Paula dos Santos de
Carvalho, Antonia Dalva França
Santos, Poliana Alves dos
Duarte, Ítalo César Sousa
Silva, Ítalo Rômulo Costa da
author_role author
author2 Carvalho, Antonia Dalva França
Santos, Poliana Alves dos
Duarte, Ítalo César Sousa
Silva, Ítalo Rômulo Costa da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana Paula dos Santos de
Carvalho, Antonia Dalva França
Santos, Poliana Alves dos
Duarte, Ítalo César Sousa
Silva, Ítalo Rômulo Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Identidade Profissional
Pedagogo
Saberes Docente.
topic Educação a Distância
Identidade Profissional
Pedagogo
Saberes Docente.
description Este artigo é resultado da pesquisa do programa de iniciação cientifica PIBIC ano de 2018, 2019. O qual teve como foco de investigação o curso de Pedagogia na modalidade a distância de uma universidade pública. Com o objetivo de identificar como os alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal Piauí, no contexto da Educação a Distância constroem os seus saberes; e caracterizar como o Pedagogo constitui sua identidade profissional. Na investigação realizamos estudo do material bibliográfico referente as categorias centrais enfatizando; construção dos saberes da docência; identidade docente; formação de professores e estudos relacionados a Educação a Distância no Brasil com foco na Licenciatura em Pedagogia a Distância CEAD/UFPI. O referencial teórico da pesquisa está fundamentado nos autores Tardif (2002); Pimenta (2007); Paiva (2003); entre outros. A natureza da pesquisa é qualitativa e o caráter etnometodológico (COULON, 1995). Os sujeitos foram alunos do curso de Pedagogia do CEAD/UFPI. Os dados foram produzidos por meio de duas  técnicas: o questionário e a entrevista  foram organizados e interpretados segundo Bardin (1977).  Os resultados contribuem para reflexão no campo da formação do professor e da epistemologia da prática profissional no contexto da educação a distância. Constatamos que a EaD possibilita o acesso a educação e inclusão de pessoas que por motivos diversos não podem cursar o ensino presencial, é relevante destacar que a qualificação profissional é o que esse público também almeja.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10014
10.34117/bjdv6n5-256
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10014
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10014/8391
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 27357-27371
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 27357-27371
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 27357-27371
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645451540299776