Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manzan, Luciana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Valquíria Monteiro dos, Costa, André Lucirton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29116
Resumo: Esta pesquisa buscou investigar a satisfação dos alunos formandos de um curso de graduação em Administração de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo quali-quantitativo com dados coletados por meio de questionário aplicado a alunos. Os formandos respondentes avaliaram que os professores, em geral, têm um domínio alto no conteúdo das disciplinas e abrem espaço para discussão ressaltando que, para muitos, falta didática e estratégias inovadoras. Na média, o envolvimento de docentes com o aluno é considerado baixo. A pesquisa abordou a contribuição para a formação pessoal e profissional dos discentes, a melhoria da capacidade analítica dos alunos durante o curso, bem como a interdisciplinaridade. A importância do relacionamento entre professores e alunos para o desenvolvimento do curso também foi abordada e, diante de alguns aspectos contraproducentes apontados pelos formandos, verificou-se a necessidade de criação de novas estratégias de ensino e ações de melhoria que contribuam para a qualidade do curso.
id VERACRUZ-0_e367573a86f830073e92b10ed8bfdc73
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29116
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São PauloAvaliaçãoSatisfaçãoCurso de graduação.Esta pesquisa buscou investigar a satisfação dos alunos formandos de um curso de graduação em Administração de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo quali-quantitativo com dados coletados por meio de questionário aplicado a alunos. Os formandos respondentes avaliaram que os professores, em geral, têm um domínio alto no conteúdo das disciplinas e abrem espaço para discussão ressaltando que, para muitos, falta didática e estratégias inovadoras. Na média, o envolvimento de docentes com o aluno é considerado baixo. A pesquisa abordou a contribuição para a formação pessoal e profissional dos discentes, a melhoria da capacidade analítica dos alunos durante o curso, bem como a interdisciplinaridade. A importância do relacionamento entre professores e alunos para o desenvolvimento do curso também foi abordada e, diante de alguns aspectos contraproducentes apontados pelos formandos, verificou-se a necessidade de criação de novas estratégias de ensino e ações de melhoria que contribuam para a qualidade do curso.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29116Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 43713-43728Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 43713-43728Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 43713-437282525-876110.34117/bjdv.v7i5reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29116/2296910.34117/bjd.v7i5.29116.g22969Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessManzan, LucianaSantos, Valquíria Monteiro dosCosta, André Lucirton2022-02-25T21:44:41Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29116Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:31.303047Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São Paulo
title Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São Paulo
spellingShingle Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São Paulo
Manzan, Luciana
Avaliação
Satisfação
Curso de graduação.
title_short Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São Paulo
title_full Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São Paulo
title_fullStr Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São Paulo
title_full_unstemmed Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São Paulo
title_sort Avaliação da satisfação de formandos de um curso de graduação em administração de uma faculdade pública paulista/ Evaluation of the satisfaction of graduates of an undergraduate business administration course at a public university in São Paulo
author Manzan, Luciana
author_facet Manzan, Luciana
Santos, Valquíria Monteiro dos
Costa, André Lucirton
author_role author
author2 Santos, Valquíria Monteiro dos
Costa, André Lucirton
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manzan, Luciana
Santos, Valquíria Monteiro dos
Costa, André Lucirton
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Satisfação
Curso de graduação.
topic Avaliação
Satisfação
Curso de graduação.
description Esta pesquisa buscou investigar a satisfação dos alunos formandos de um curso de graduação em Administração de uma universidade pública do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo quali-quantitativo com dados coletados por meio de questionário aplicado a alunos. Os formandos respondentes avaliaram que os professores, em geral, têm um domínio alto no conteúdo das disciplinas e abrem espaço para discussão ressaltando que, para muitos, falta didática e estratégias inovadoras. Na média, o envolvimento de docentes com o aluno é considerado baixo. A pesquisa abordou a contribuição para a formação pessoal e profissional dos discentes, a melhoria da capacidade analítica dos alunos durante o curso, bem como a interdisciplinaridade. A importância do relacionamento entre professores e alunos para o desenvolvimento do curso também foi abordada e, diante de alguns aspectos contraproducentes apontados pelos formandos, verificou-se a necessidade de criação de novas estratégias de ensino e ações de melhoria que contribuam para a qualidade do curso.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29116
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/29116/22969
10.34117/bjd.v7i5.29116.g22969
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 5 (2021); 43713-43728
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 5 (2021); 43713-43728
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 5 (2021); 43713-43728
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i5
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645529245024256