Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43146 |
Resumo: | os métodos de apoio a decisão multicritério – mcdm vem sendo muito empregados na busca por solução de problemas complexos nas mais diversas aplicações. A educação, área de interesse deste estudo, vem destacando-se enquanto temática. O objetivo desta pesquisa é identificar os estudos de aplicações de mcdm na área de educação, especificamente voltados para avaliação da educação. A pesquisa é de caráter descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, baseada em uma revisão da literatura. Verificou-se que o crescimento das pesquisas aplicadas na área de educação, com enfoque para avaliação, ocorreu a partir de 2010. Vários métodos são utilizados e combinados, com destaque para repetições do analytic network process e fuzzy. Verificou-se que o papel de uma organização de caráter governamental, a exemplo do ministério da educação brasileiro, exerce grande influência no desenvolvimento dos modelos multicritérios de avaliação da educação superior em vários trabalhos analisados. Aspectos institucionais gerais, externos e internos da gestão educacional também são destacados. Conclui-se que os artigos evidenciam fatores positivos à utilização dos mcdm, sugerindo a aplicação destes em estudos correlatos. |
id |
VERACRUZ-0_e5de9b8b083274548c37e472adbce7fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43146 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessmentmétodo de apoio à decisão multicritériomcdmeducaçãoavaliação.os métodos de apoio a decisão multicritério – mcdm vem sendo muito empregados na busca por solução de problemas complexos nas mais diversas aplicações. A educação, área de interesse deste estudo, vem destacando-se enquanto temática. O objetivo desta pesquisa é identificar os estudos de aplicações de mcdm na área de educação, especificamente voltados para avaliação da educação. A pesquisa é de caráter descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, baseada em uma revisão da literatura. Verificou-se que o crescimento das pesquisas aplicadas na área de educação, com enfoque para avaliação, ocorreu a partir de 2010. Vários métodos são utilizados e combinados, com destaque para repetições do analytic network process e fuzzy. Verificou-se que o papel de uma organização de caráter governamental, a exemplo do ministério da educação brasileiro, exerce grande influência no desenvolvimento dos modelos multicritérios de avaliação da educação superior em vários trabalhos analisados. Aspectos institucionais gerais, externos e internos da gestão educacional também são destacados. Conclui-se que os artigos evidenciam fatores positivos à utilização dos mcdm, sugerindo a aplicação destes em estudos correlatos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4314610.34117/bjdv8n1-415Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 6129-6143Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 6129-6143Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 6129-61432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43146/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Celso AndrettaPiratelli, Claudio LuisPacheco, Bruna Cristine Scarduelli2022-04-28T19:30:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43146Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:13.316089Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment |
title |
Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment |
spellingShingle |
Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment Junior, Celso Andretta método de apoio à decisão multicritério mcdm educação avaliação. |
title_short |
Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment |
title_full |
Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment |
title_fullStr |
Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment |
title_full_unstemmed |
Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment |
title_sort |
Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment |
author |
Junior, Celso Andretta |
author_facet |
Junior, Celso Andretta Piratelli, Claudio Luis Pacheco, Bruna Cristine Scarduelli |
author_role |
author |
author2 |
Piratelli, Claudio Luis Pacheco, Bruna Cristine Scarduelli |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junior, Celso Andretta Piratelli, Claudio Luis Pacheco, Bruna Cristine Scarduelli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
método de apoio à decisão multicritério mcdm educação avaliação. |
topic |
método de apoio à decisão multicritério mcdm educação avaliação. |
description |
os métodos de apoio a decisão multicritério – mcdm vem sendo muito empregados na busca por solução de problemas complexos nas mais diversas aplicações. A educação, área de interesse deste estudo, vem destacando-se enquanto temática. O objetivo desta pesquisa é identificar os estudos de aplicações de mcdm na área de educação, especificamente voltados para avaliação da educação. A pesquisa é de caráter descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, baseada em uma revisão da literatura. Verificou-se que o crescimento das pesquisas aplicadas na área de educação, com enfoque para avaliação, ocorreu a partir de 2010. Vários métodos são utilizados e combinados, com destaque para repetições do analytic network process e fuzzy. Verificou-se que o papel de uma organização de caráter governamental, a exemplo do ministério da educação brasileiro, exerce grande influência no desenvolvimento dos modelos multicritérios de avaliação da educação superior em vários trabalhos analisados. Aspectos institucionais gerais, externos e internos da gestão educacional também são destacados. Conclui-se que os artigos evidenciam fatores positivos à utilização dos mcdm, sugerindo a aplicação destes em estudos correlatos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43146 10.34117/bjdv8n1-415 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43146 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n1-415 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43146/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 6129-6143 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 6129-6143 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 6129-6143 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645579978276864 |