Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Junior, Celso Andretta
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Piratelli, Claudio Luis, Pacheco, Bruna Cristine Scarduelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43146
Resumo: os métodos de apoio a decisão multicritério – mcdm vem sendo muito empregados na busca por solução de problemas complexos nas mais diversas aplicações. A educação, área de interesse deste estudo, vem destacando-se enquanto temática. O objetivo desta pesquisa é identificar os estudos de aplicações de mcdm na área de educação, especificamente voltados para avaliação da educação. A pesquisa é de caráter descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, baseada em uma revisão da literatura. Verificou-se que o crescimento das pesquisas aplicadas na área de educação, com enfoque para avaliação, ocorreu a partir de 2010. Vários métodos são utilizados e combinados, com destaque para repetições do analytic network process e fuzzy. Verificou-se que o papel de uma organização de caráter governamental, a exemplo do ministério da educação brasileiro, exerce grande influência no desenvolvimento dos modelos multicritérios de avaliação da educação superior em vários trabalhos analisados. Aspectos institucionais gerais, externos e internos da gestão educacional também são destacados. Conclui-se que os artigos evidenciam fatores positivos à utilização dos mcdm, sugerindo a aplicação destes em estudos correlatos.
id VERACRUZ-0_e5de9b8b083274548c37e472adbce7fb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43146
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessmentmétodo de apoio à decisão multicritériomcdmeducaçãoavaliação.os métodos de apoio a decisão multicritério – mcdm vem sendo muito empregados na busca por solução de problemas complexos nas mais diversas aplicações. A educação, área de interesse deste estudo, vem destacando-se enquanto temática. O objetivo desta pesquisa é identificar os estudos de aplicações de mcdm na área de educação, especificamente voltados para avaliação da educação. A pesquisa é de caráter descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, baseada em uma revisão da literatura. Verificou-se que o crescimento das pesquisas aplicadas na área de educação, com enfoque para avaliação, ocorreu a partir de 2010. Vários métodos são utilizados e combinados, com destaque para repetições do analytic network process e fuzzy. Verificou-se que o papel de uma organização de caráter governamental, a exemplo do ministério da educação brasileiro, exerce grande influência no desenvolvimento dos modelos multicritérios de avaliação da educação superior em vários trabalhos analisados. Aspectos institucionais gerais, externos e internos da gestão educacional também são destacados. Conclui-se que os artigos evidenciam fatores positivos à utilização dos mcdm, sugerindo a aplicação destes em estudos correlatos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4314610.34117/bjdv8n1-415Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 6129-6143Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 6129-6143Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 6129-61432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43146/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunior, Celso AndrettaPiratelli, Claudio LuisPacheco, Bruna Cristine Scarduelli2022-04-28T19:30:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43146Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:13.316089Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment
title Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment
spellingShingle Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment
Junior, Celso Andretta
método de apoio à decisão multicritério
mcdm
educação
avaliação.
title_short Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment
title_full Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment
title_fullStr Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment
title_full_unstemmed Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment
title_sort Métodos de apoio à decisão multicritério: uma revisão sobre aplicações em avaliação da educação / Multiple-criteria decision-making: a review applications in education assessment
author Junior, Celso Andretta
author_facet Junior, Celso Andretta
Piratelli, Claudio Luis
Pacheco, Bruna Cristine Scarduelli
author_role author
author2 Piratelli, Claudio Luis
Pacheco, Bruna Cristine Scarduelli
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Junior, Celso Andretta
Piratelli, Claudio Luis
Pacheco, Bruna Cristine Scarduelli
dc.subject.por.fl_str_mv método de apoio à decisão multicritério
mcdm
educação
avaliação.
topic método de apoio à decisão multicritério
mcdm
educação
avaliação.
description os métodos de apoio a decisão multicritério – mcdm vem sendo muito empregados na busca por solução de problemas complexos nas mais diversas aplicações. A educação, área de interesse deste estudo, vem destacando-se enquanto temática. O objetivo desta pesquisa é identificar os estudos de aplicações de mcdm na área de educação, especificamente voltados para avaliação da educação. A pesquisa é de caráter descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, baseada em uma revisão da literatura. Verificou-se que o crescimento das pesquisas aplicadas na área de educação, com enfoque para avaliação, ocorreu a partir de 2010. Vários métodos são utilizados e combinados, com destaque para repetições do analytic network process e fuzzy. Verificou-se que o papel de uma organização de caráter governamental, a exemplo do ministério da educação brasileiro, exerce grande influência no desenvolvimento dos modelos multicritérios de avaliação da educação superior em vários trabalhos analisados. Aspectos institucionais gerais, externos e internos da gestão educacional também são destacados. Conclui-se que os artigos evidenciam fatores positivos à utilização dos mcdm, sugerindo a aplicação destes em estudos correlatos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43146
10.34117/bjdv8n1-415
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43146
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n1-415
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43146/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 1 (2022); 6129-6143
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 1 (2022); 6129-6143
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 1 (2022); 6129-6143
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645579978276864