O professor face ao currículo, diversidade e inclusão em Moçambique / The teacher facing curriculum, diversity and inclusion in Mozambique

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacho, Loidi Eunice Silva de Freitas
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Zimbico, Octavio Jose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50228
Resumo: Segundo o currículo do plano educacional, é proposto, um método para o processo ensino aprendizagem de grande valor educativo integrado para o ensino, que perpetua e solidifique sua integração. Pensar em inclusão para Santos (2008), implica reconhecer que todas as crianças têm direito de se educar juntos em uma mesma escola sem que esta escola exija requisitos para o ingresso, que garanta o acesso e a permanência a todos os seus alunos. Portanto é sobre a educação inclusiva que esse artigo busca reflectir em torno da diversidade sociopolítica, económica e cultural que o país apresenta, a questão a que se evidencia: Que desafios se colocam para garantir a inclusão, tendo em conta essa diversidade cultural?  O objetivo desse, consiste na proposta de inclusão e diversidade, na dialogação e discussão pela ênfase do desenvolvimento contínuo educacional, de classificar  interação relacional com a diversidade, por orientações pedagógicas voltadas não só para o professor, mas em especial para o aluno na sua inclusão nas escolas em que relaciona o processo ensino aprendizagem.
id VERACRUZ-0_e5e769f83ddaaa2f4a64521c21ff51bb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50228
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O professor face ao currículo, diversidade e inclusão em Moçambique / The teacher facing curriculum, diversity and inclusion in Mozambiquedocentecurrículodiversidadeinclusão.Segundo o currículo do plano educacional, é proposto, um método para o processo ensino aprendizagem de grande valor educativo integrado para o ensino, que perpetua e solidifique sua integração. Pensar em inclusão para Santos (2008), implica reconhecer que todas as crianças têm direito de se educar juntos em uma mesma escola sem que esta escola exija requisitos para o ingresso, que garanta o acesso e a permanência a todos os seus alunos. Portanto é sobre a educação inclusiva que esse artigo busca reflectir em torno da diversidade sociopolítica, económica e cultural que o país apresenta, a questão a que se evidencia: Que desafios se colocam para garantir a inclusão, tendo em conta essa diversidade cultural?  O objetivo desse, consiste na proposta de inclusão e diversidade, na dialogação e discussão pela ênfase do desenvolvimento contínuo educacional, de classificar  interação relacional com a diversidade, por orientações pedagógicas voltadas não só para o professor, mas em especial para o aluno na sua inclusão nas escolas em que relaciona o processo ensino aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5022810.34117/bjdv8n7-152Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 50966-50973Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 50966-50973Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 50966-509732525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50228/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPacho, Loidi Eunice Silva de FreitasZimbico, Octavio Jose2022-07-27T18:36:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50228Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:58.477238Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor face ao currículo, diversidade e inclusão em Moçambique / The teacher facing curriculum, diversity and inclusion in Mozambique
title O professor face ao currículo, diversidade e inclusão em Moçambique / The teacher facing curriculum, diversity and inclusion in Mozambique
spellingShingle O professor face ao currículo, diversidade e inclusão em Moçambique / The teacher facing curriculum, diversity and inclusion in Mozambique
Pacho, Loidi Eunice Silva de Freitas
docente
currículo
diversidade
inclusão.
title_short O professor face ao currículo, diversidade e inclusão em Moçambique / The teacher facing curriculum, diversity and inclusion in Mozambique
title_full O professor face ao currículo, diversidade e inclusão em Moçambique / The teacher facing curriculum, diversity and inclusion in Mozambique
title_fullStr O professor face ao currículo, diversidade e inclusão em Moçambique / The teacher facing curriculum, diversity and inclusion in Mozambique
title_full_unstemmed O professor face ao currículo, diversidade e inclusão em Moçambique / The teacher facing curriculum, diversity and inclusion in Mozambique
title_sort O professor face ao currículo, diversidade e inclusão em Moçambique / The teacher facing curriculum, diversity and inclusion in Mozambique
author Pacho, Loidi Eunice Silva de Freitas
author_facet Pacho, Loidi Eunice Silva de Freitas
Zimbico, Octavio Jose
author_role author
author2 Zimbico, Octavio Jose
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacho, Loidi Eunice Silva de Freitas
Zimbico, Octavio Jose
dc.subject.por.fl_str_mv docente
currículo
diversidade
inclusão.
topic docente
currículo
diversidade
inclusão.
description Segundo o currículo do plano educacional, é proposto, um método para o processo ensino aprendizagem de grande valor educativo integrado para o ensino, que perpetua e solidifique sua integração. Pensar em inclusão para Santos (2008), implica reconhecer que todas as crianças têm direito de se educar juntos em uma mesma escola sem que esta escola exija requisitos para o ingresso, que garanta o acesso e a permanência a todos os seus alunos. Portanto é sobre a educação inclusiva que esse artigo busca reflectir em torno da diversidade sociopolítica, económica e cultural que o país apresenta, a questão a que se evidencia: Que desafios se colocam para garantir a inclusão, tendo em conta essa diversidade cultural?  O objetivo desse, consiste na proposta de inclusão e diversidade, na dialogação e discussão pela ênfase do desenvolvimento contínuo educacional, de classificar  interação relacional com a diversidade, por orientações pedagógicas voltadas não só para o professor, mas em especial para o aluno na sua inclusão nas escolas em que relaciona o processo ensino aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50228
10.34117/bjdv8n7-152
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50228
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50228/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 50966-50973
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 50966-50973
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 50966-50973
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645604843159552