Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21648 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Diante da pandemia do novo coronavírus, as insituições de educação superior tiveram que adaptar-se rapidamente para dar continuidade as suas atividades academicas de modo remoto, sem desconsiderar as questões pedagógicas buscando garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem efetivo. Diante deste grande desafio, emergiu o interesse em relatar a experiência do processo de adaptação ao ensino remoto em uma instiuição de ensino superior em enfermagem que utiliza exclusivamente a metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Problemas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de relato de experiências que ocorreu em uma instituição de ensino superior privada que utiliza Aprendizagem Baseada em Problemas de forma integral em todos os cursos de graduação. A descrição refere-se ao período de Março a Julho de 2020. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre as fortalezas evidenciamos o planejamento de ensino adequado as atividades remotas, capacitação, suporte tecnológico e agilidade. Além da experiência prévia dos docentes e discentes com plataformas digitais. Quanto as fragilidades, foi constatada a baixa qualidade da internet, da minoria dos participantes. Na operacionalização do processo de ensino aprendizado, os princípios da aprendizagem baseada em problemas foram executados sem maiores dificuldades. Observou-se uma maior desmotivação e cansaço por parte dos estudantes comparado aos encontros presenciais. Por fim, foram realizados alguns ajustes quanto as avalições para melhor adequação as provas no formato digital. CONCLUSÃO: a experiência de adaptação a metodologia ativa ao ensino remoto, sob a percepção de docentes de enfermagem, deu-se de modo satisfatório e sem grandes limitações. |
id |
VERACRUZ-0_e5f872b30e65f827cf8b482a6bc6fc5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21648 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience reportEducação em EnfermagemAprendizagem Baseada em ProblemasCoronavírus.INTRODUÇÃO: Diante da pandemia do novo coronavírus, as insituições de educação superior tiveram que adaptar-se rapidamente para dar continuidade as suas atividades academicas de modo remoto, sem desconsiderar as questões pedagógicas buscando garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem efetivo. Diante deste grande desafio, emergiu o interesse em relatar a experiência do processo de adaptação ao ensino remoto em uma instiuição de ensino superior em enfermagem que utiliza exclusivamente a metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Problemas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de relato de experiências que ocorreu em uma instituição de ensino superior privada que utiliza Aprendizagem Baseada em Problemas de forma integral em todos os cursos de graduação. A descrição refere-se ao período de Março a Julho de 2020. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre as fortalezas evidenciamos o planejamento de ensino adequado as atividades remotas, capacitação, suporte tecnológico e agilidade. Além da experiência prévia dos docentes e discentes com plataformas digitais. Quanto as fragilidades, foi constatada a baixa qualidade da internet, da minoria dos participantes. Na operacionalização do processo de ensino aprendizado, os princípios da aprendizagem baseada em problemas foram executados sem maiores dificuldades. Observou-se uma maior desmotivação e cansaço por parte dos estudantes comparado aos encontros presenciais. Por fim, foram realizados alguns ajustes quanto as avalições para melhor adequação as provas no formato digital. CONCLUSÃO: a experiência de adaptação a metodologia ativa ao ensino remoto, sob a percepção de docentes de enfermagem, deu-se de modo satisfatório e sem grandes limitações.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2164810.34117/bjdv6n12-367Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98489-98504Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98489-98504Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98489-985042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21648/17280Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Marcela de Araújo CavalcantiAndreto, Luciana MarquesFerreira, Tatiana Cristina MontenegroMongiovi, Vita GuimaraesFigueira, Maria Cristina dos SantosSilva, Suzana Lins daSantos, Carmina Silva dosFerreira, Larissa de Lima2021-06-07T20:45:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21648Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:00.126614Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report |
title |
Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report |
spellingShingle |
Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Coronavírus. |
title_short |
Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report |
title_full |
Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report |
title_fullStr |
Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report |
title_full_unstemmed |
Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report |
title_sort |
Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report |
author |
Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti |
author_facet |
Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti Andreto, Luciana Marques Ferreira, Tatiana Cristina Montenegro Mongiovi, Vita Guimaraes Figueira, Maria Cristina dos Santos Silva, Suzana Lins da Santos, Carmina Silva dos Ferreira, Larissa de Lima |
author_role |
author |
author2 |
Andreto, Luciana Marques Ferreira, Tatiana Cristina Montenegro Mongiovi, Vita Guimaraes Figueira, Maria Cristina dos Santos Silva, Suzana Lins da Santos, Carmina Silva dos Ferreira, Larissa de Lima |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti Andreto, Luciana Marques Ferreira, Tatiana Cristina Montenegro Mongiovi, Vita Guimaraes Figueira, Maria Cristina dos Santos Silva, Suzana Lins da Santos, Carmina Silva dos Ferreira, Larissa de Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Coronavírus. |
topic |
Educação em Enfermagem Aprendizagem Baseada em Problemas Coronavírus. |
description |
INTRODUÇÃO: Diante da pandemia do novo coronavírus, as insituições de educação superior tiveram que adaptar-se rapidamente para dar continuidade as suas atividades academicas de modo remoto, sem desconsiderar as questões pedagógicas buscando garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem efetivo. Diante deste grande desafio, emergiu o interesse em relatar a experiência do processo de adaptação ao ensino remoto em uma instiuição de ensino superior em enfermagem que utiliza exclusivamente a metodologia ativa, Aprendizagem Baseada em Problemas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de relato de experiências que ocorreu em uma instituição de ensino superior privada que utiliza Aprendizagem Baseada em Problemas de forma integral em todos os cursos de graduação. A descrição refere-se ao período de Março a Julho de 2020. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre as fortalezas evidenciamos o planejamento de ensino adequado as atividades remotas, capacitação, suporte tecnológico e agilidade. Além da experiência prévia dos docentes e discentes com plataformas digitais. Quanto as fragilidades, foi constatada a baixa qualidade da internet, da minoria dos participantes. Na operacionalização do processo de ensino aprendizado, os princípios da aprendizagem baseada em problemas foram executados sem maiores dificuldades. Observou-se uma maior desmotivação e cansaço por parte dos estudantes comparado aos encontros presenciais. Por fim, foram realizados alguns ajustes quanto as avalições para melhor adequação as provas no formato digital. CONCLUSÃO: a experiência de adaptação a metodologia ativa ao ensino remoto, sob a percepção de docentes de enfermagem, deu-se de modo satisfatório e sem grandes limitações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21648 10.34117/bjdv6n12-367 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21648 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21648/17280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98489-98504 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98489-98504 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98489-98504 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645498953760768 |