Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andreto, Luciana Marques, Ferreira, Tatiana Cristina Montenegro, Mongiovi, Vita Guimaraes, Figueira, Maria Cristina dos Santos, Silva, Suzana Lins da, Santos, Carmina Silva dos, Ferreira, Larissa de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21648
Resumo: INTRODUÇÃO: Diante da pandemia do novo coronavírus, as insituições de educação superior tiveram que adaptar-se rapidamente para dar continuidade as suas atividades academicas de modo remoto, sem desconsiderar as questões pedagógicas buscando garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem efetivo. Diante deste grande desafio, emergiu o interesse em relatar a experiência do processo de adaptação ao  ensino remoto em uma instiuição de ensino superior em enfermagem que utiliza exclusivamente a metodologia ativa,  Aprendizagem Baseada em Problemas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de relato de experiências que ocorreu em uma instituição de ensino superior privada que utiliza Aprendizagem Baseada em Problemas de forma integral em todos os cursos de graduação. A descrição refere-se ao período de Março a Julho de 2020. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre as fortalezas evidenciamos o planejamento de ensino adequado as atividades remotas, capacitação, suporte tecnológico e agilidade. Além da experiência prévia dos docentes e discentes com plataformas digitais. Quanto as fragilidades, foi constatada a baixa qualidade da internet, da minoria dos participantes. Na operacionalização do processo de ensino aprendizado, os princípios da aprendizagem baseada em problemas foram executados sem maiores dificuldades. Observou-se uma maior desmotivação e cansaço por parte dos estudantes comparado aos encontros presenciais. Por fim, foram realizados alguns ajustes quanto as avalições para melhor adequação as provas no formato digital. CONCLUSÃO: a experiência de adaptação a metodologia ativa ao ensino remoto, sob a percepção de docentes de enfermagem, deu-se de modo satisfatório e sem grandes limitações.
id VERACRUZ-0_e5f872b30e65f827cf8b482a6bc6fc5c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21648
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience reportEducação em EnfermagemAprendizagem Baseada em ProblemasCoronavírus.INTRODUÇÃO: Diante da pandemia do novo coronavírus, as insituições de educação superior tiveram que adaptar-se rapidamente para dar continuidade as suas atividades academicas de modo remoto, sem desconsiderar as questões pedagógicas buscando garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem efetivo. Diante deste grande desafio, emergiu o interesse em relatar a experiência do processo de adaptação ao  ensino remoto em uma instiuição de ensino superior em enfermagem que utiliza exclusivamente a metodologia ativa,  Aprendizagem Baseada em Problemas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de relato de experiências que ocorreu em uma instituição de ensino superior privada que utiliza Aprendizagem Baseada em Problemas de forma integral em todos os cursos de graduação. A descrição refere-se ao período de Março a Julho de 2020. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre as fortalezas evidenciamos o planejamento de ensino adequado as atividades remotas, capacitação, suporte tecnológico e agilidade. Além da experiência prévia dos docentes e discentes com plataformas digitais. Quanto as fragilidades, foi constatada a baixa qualidade da internet, da minoria dos participantes. Na operacionalização do processo de ensino aprendizado, os princípios da aprendizagem baseada em problemas foram executados sem maiores dificuldades. Observou-se uma maior desmotivação e cansaço por parte dos estudantes comparado aos encontros presenciais. Por fim, foram realizados alguns ajustes quanto as avalições para melhor adequação as provas no formato digital. CONCLUSÃO: a experiência de adaptação a metodologia ativa ao ensino remoto, sob a percepção de docentes de enfermagem, deu-se de modo satisfatório e sem grandes limitações.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2164810.34117/bjdv6n12-367Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98489-98504Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98489-98504Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98489-985042525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21648/17280Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Marcela de Araújo CavalcantiAndreto, Luciana MarquesFerreira, Tatiana Cristina MontenegroMongiovi, Vita GuimaraesFigueira, Maria Cristina dos SantosSilva, Suzana Lins daSantos, Carmina Silva dosFerreira, Larissa de Lima2021-06-07T20:45:49Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21648Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:00.126614Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report
title Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report
spellingShingle Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report
Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Educação em Enfermagem
Aprendizagem Baseada em Problemas
Coronavírus.
title_short Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report
title_full Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report
title_fullStr Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report
title_full_unstemmed Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report
title_sort Os desafios do uso de metodologias ativas no ensino remoto durante a pandemia do covid-19 em um curso superior de enfermagem: um relato de experiência / The challenges of using active methodologies in remote teaching during the covid-19 pandemic in a higher nursing course: an experience report
author Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
author_facet Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Andreto, Luciana Marques
Ferreira, Tatiana Cristina Montenegro
Mongiovi, Vita Guimaraes
Figueira, Maria Cristina dos Santos
Silva, Suzana Lins da
Santos, Carmina Silva dos
Ferreira, Larissa de Lima
author_role author
author2 Andreto, Luciana Marques
Ferreira, Tatiana Cristina Montenegro
Mongiovi, Vita Guimaraes
Figueira, Maria Cristina dos Santos
Silva, Suzana Lins da
Santos, Carmina Silva dos
Ferreira, Larissa de Lima
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Andreto, Luciana Marques
Ferreira, Tatiana Cristina Montenegro
Mongiovi, Vita Guimaraes
Figueira, Maria Cristina dos Santos
Silva, Suzana Lins da
Santos, Carmina Silva dos
Ferreira, Larissa de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Enfermagem
Aprendizagem Baseada em Problemas
Coronavírus.
topic Educação em Enfermagem
Aprendizagem Baseada em Problemas
Coronavírus.
description INTRODUÇÃO: Diante da pandemia do novo coronavírus, as insituições de educação superior tiveram que adaptar-se rapidamente para dar continuidade as suas atividades academicas de modo remoto, sem desconsiderar as questões pedagógicas buscando garantir a continuidade do processo de ensino e aprendizagem efetivo. Diante deste grande desafio, emergiu o interesse em relatar a experiência do processo de adaptação ao  ensino remoto em uma instiuição de ensino superior em enfermagem que utiliza exclusivamente a metodologia ativa,  Aprendizagem Baseada em Problemas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de relato de experiências que ocorreu em uma instituição de ensino superior privada que utiliza Aprendizagem Baseada em Problemas de forma integral em todos os cursos de graduação. A descrição refere-se ao período de Março a Julho de 2020. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre as fortalezas evidenciamos o planejamento de ensino adequado as atividades remotas, capacitação, suporte tecnológico e agilidade. Além da experiência prévia dos docentes e discentes com plataformas digitais. Quanto as fragilidades, foi constatada a baixa qualidade da internet, da minoria dos participantes. Na operacionalização do processo de ensino aprendizado, os princípios da aprendizagem baseada em problemas foram executados sem maiores dificuldades. Observou-se uma maior desmotivação e cansaço por parte dos estudantes comparado aos encontros presenciais. Por fim, foram realizados alguns ajustes quanto as avalições para melhor adequação as provas no formato digital. CONCLUSÃO: a experiência de adaptação a metodologia ativa ao ensino remoto, sob a percepção de docentes de enfermagem, deu-se de modo satisfatório e sem grandes limitações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21648
10.34117/bjdv6n12-367
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21648
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21648/17280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 98489-98504
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 98489-98504
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 98489-98504
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645498953760768