A inclusão escolar dos surdos: políticas educacionais para assegurar o direito à educação / The school inclusion of deaf: educational policies that ensure the right to education
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n8-481 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15422 |
Resumo: | O presente estudo, traz uma reflexão sobre a inclusão dos surdos no sistema regular de ensino, em diálogo com a análise de alguns dos marcos regulatórios federais que garantem o direito a inclusão escolar dos surdos. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos sobre políticas públicas, como Araújo, Almeida (2008), Oliveira (2010) e Cavalcanti (2007); e na legislação, para estratificação das leis que garantem o direito no acesso à educação para pessoas surdas, conforme a Constituição, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e Estatuto da Pessoa com Deficiência. O estudo de cunho qualitativo utilizou como procedimento metodológico a análise bibliográfica e documental. Conclui-se que a inclusão dos surdos no sistema educacional, transcorreu por um processo de transformações sociais e políticas ao longo do tempo, resultando no surgimento de políticas públicas que asseguram o direito à educação. |
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A inclusão escolar dos surdos: políticas educacionais para assegurar o direito à educação / The school inclusion of deaf: educational policies that ensure the right to educationInclusãoSurdosPolíticas PúblicasPolíticas Educacionais.O presente estudo, traz uma reflexão sobre a inclusão dos surdos no sistema regular de ensino, em diálogo com a análise de alguns dos marcos regulatórios federais que garantem o direito a inclusão escolar dos surdos. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos sobre políticas públicas, como Araújo, Almeida (2008), Oliveira (2010) e Cavalcanti (2007); e na legislação, para estratificação das leis que garantem o direito no acesso à educação para pessoas surdas, conforme a Constituição, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e Estatuto da Pessoa com Deficiência. O estudo de cunho qualitativo utilizou como procedimento metodológico a análise bibliográfica e documental. Conclui-se que a inclusão dos surdos no sistema educacional, transcorreu por um processo de transformações sociais e políticas ao longo do tempo, resultando no surgimento de políticas públicas que asseguram o direito à educação. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1542210.34117/bjdv6n8-481Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 8 (2020); 60795-60806Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 8 (2020); 60795-60806Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 8 (2020); 60795-608062525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15422/12688Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, ValdecirMorais, Regiane Cristina de OliveiraSantana, Carlos HeriveltoSantana, Tabata de OliveiraSantos, Sônia Regina MendesPedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo2021-02-18T19:52:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/15422Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:09:06.000145Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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O presente estudo, traz uma reflexão sobre a inclusão dos surdos no sistema regular de ensino, em diálogo com a análise de alguns dos marcos regulatórios federais que garantem o direito a inclusão escolar dos surdos. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos sobre políticas públicas, como Araújo, Almeida (2008), Oliveira (2010) e Cavalcanti (2007); e na legislação, para estratificação das leis que garantem o direito no acesso à educação para pessoas surdas, conforme a Constituição, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e Estatuto da Pessoa com Deficiência. O estudo de cunho qualitativo utilizou como procedimento metodológico a análise bibliográfica e documental. Conclui-se que a inclusão dos surdos no sistema educacional, transcorreu por um processo de transformações sociais e políticas ao longo do tempo, resultando no surgimento de políticas públicas que asseguram o direito à educação. |
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