A inclusão escolar dos surdos: políticas educacionais para assegurar o direito à educação / The school inclusion of deaf: educational policies that ensure the right to education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Valdecir
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Morais, Regiane Cristina de Oliveira, Santana, Carlos Herivelto, Santana, Tabata de Oliveira, Santos, Sônia Regina Mendes, Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n8-481
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15422
Resumo: O presente estudo, traz uma reflexão sobre a inclusão dos surdos no sistema regular de ensino, em diálogo com a análise de alguns dos marcos regulatórios federais que garantem o direito a inclusão escolar dos surdos. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos sobre políticas públicas, como Araújo, Almeida (2008), Oliveira (2010) e Cavalcanti (2007); e na legislação, para estratificação das leis que garantem o direito no acesso à educação para pessoas surdas, conforme a Constituição, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, e Estatuto da Pessoa com Deficiência. O estudo de cunho qualitativo utilizou como procedimento metodológico a análise bibliográfica e documental. Conclui-se que a inclusão dos surdos no sistema educacional, transcorreu por um processo de transformações sociais e políticas ao longo do tempo, resultando no surgimento de políticas públicas que asseguram o direito à educação.  
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