A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Irlany da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Morais, Daniele Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1429
Resumo: As contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência têm papel importantíssimo. Entende-se que é necessária a discussão sobre as contribuições da utilização e disponibilidade da TA que tem como objetivo auxiliar os/as alunos/as com deficiência no processo de construção da aprendizagem e da verdadeira inclusão no ambiente escolar.  Nesta pesquisa, traçou-se como objetivo geral: investigar as contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência. E de maneira específica objetivou-se: analisar a sua relevância na construção da aprendizagem das pessoas com deficiência; verificar a utilização dessa ferramenta como mediação na inclusão das pessoas com deficiência; observar se a Instituição dispõe de Tecnologia Assistiva para uso dos/as docentes.  O trabalho teve como metodologia uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista com 05 questões abertas destinada a coordenadora pedagógica (C) e a três professores/as da sala de recursos multifuncionais (P1, P2 e P3).  Os dados demonstram que a TA destinada aos/as alunos/as com deficiência é uma ferramenta importante na construção das aprendizagens e de ambientes inclusivos, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se também que na instituição pesquisada há uma insuficiência na disponibilidade de Tecnologia Assistiva para as diferentes áreas de atendimento aos/as alunos/as com deficiência.
id VERACRUZ-0_e64f9c98676cd7269322c68f2f870a36
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1429
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilitiesInclusãoTecnologia AssistivaEnsino-Aprendizagem.As contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência têm papel importantíssimo. Entende-se que é necessária a discussão sobre as contribuições da utilização e disponibilidade da TA que tem como objetivo auxiliar os/as alunos/as com deficiência no processo de construção da aprendizagem e da verdadeira inclusão no ambiente escolar.  Nesta pesquisa, traçou-se como objetivo geral: investigar as contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência. E de maneira específica objetivou-se: analisar a sua relevância na construção da aprendizagem das pessoas com deficiência; verificar a utilização dessa ferramenta como mediação na inclusão das pessoas com deficiência; observar se a Instituição dispõe de Tecnologia Assistiva para uso dos/as docentes.  O trabalho teve como metodologia uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista com 05 questões abertas destinada a coordenadora pedagógica (C) e a três professores/as da sala de recursos multifuncionais (P1, P2 e P3).  Os dados demonstram que a TA destinada aos/as alunos/as com deficiência é uma ferramenta importante na construção das aprendizagens e de ambientes inclusivos, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se também que na instituição pesquisada há uma insuficiência na disponibilidade de Tecnologia Assistiva para as diferentes áreas de atendimento aos/as alunos/as com deficiência.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/142910.34117/bjdv5n4-1429Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 4 (2019); 3121-3130Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 3121-3130Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 4 (2019); 3121-31302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1429/1314Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Irlany da SilvaMorais, Daniele Maria de2019-03-18T20:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1429Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:22.011778Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities
title A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities
spellingShingle A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities
Morais, Irlany da Silva
Inclusão
Tecnologia Assistiva
Ensino-Aprendizagem.
title_short A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities
title_full A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities
title_fullStr A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities
title_full_unstemmed A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities
title_sort A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities
author Morais, Irlany da Silva
author_facet Morais, Irlany da Silva
Morais, Daniele Maria de
author_role author
author2 Morais, Daniele Maria de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Irlany da Silva
Morais, Daniele Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Tecnologia Assistiva
Ensino-Aprendizagem.
topic Inclusão
Tecnologia Assistiva
Ensino-Aprendizagem.
description As contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência têm papel importantíssimo. Entende-se que é necessária a discussão sobre as contribuições da utilização e disponibilidade da TA que tem como objetivo auxiliar os/as alunos/as com deficiência no processo de construção da aprendizagem e da verdadeira inclusão no ambiente escolar.  Nesta pesquisa, traçou-se como objetivo geral: investigar as contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência. E de maneira específica objetivou-se: analisar a sua relevância na construção da aprendizagem das pessoas com deficiência; verificar a utilização dessa ferramenta como mediação na inclusão das pessoas com deficiência; observar se a Instituição dispõe de Tecnologia Assistiva para uso dos/as docentes.  O trabalho teve como metodologia uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista com 05 questões abertas destinada a coordenadora pedagógica (C) e a três professores/as da sala de recursos multifuncionais (P1, P2 e P3).  Os dados demonstram que a TA destinada aos/as alunos/as com deficiência é uma ferramenta importante na construção das aprendizagens e de ambientes inclusivos, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se também que na instituição pesquisada há uma insuficiência na disponibilidade de Tecnologia Assistiva para as diferentes áreas de atendimento aos/as alunos/as com deficiência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1429
10.34117/bjdv5n4-1429
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1429
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n4-1429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1429/1314
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 4 (2019); 3121-3130
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 3121-3130
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 4 (2019); 3121-3130
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645416602796032