A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1429 |
Resumo: | As contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência têm papel importantíssimo. Entende-se que é necessária a discussão sobre as contribuições da utilização e disponibilidade da TA que tem como objetivo auxiliar os/as alunos/as com deficiência no processo de construção da aprendizagem e da verdadeira inclusão no ambiente escolar. Nesta pesquisa, traçou-se como objetivo geral: investigar as contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência. E de maneira específica objetivou-se: analisar a sua relevância na construção da aprendizagem das pessoas com deficiência; verificar a utilização dessa ferramenta como mediação na inclusão das pessoas com deficiência; observar se a Instituição dispõe de Tecnologia Assistiva para uso dos/as docentes. O trabalho teve como metodologia uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista com 05 questões abertas destinada a coordenadora pedagógica (C) e a três professores/as da sala de recursos multifuncionais (P1, P2 e P3). Os dados demonstram que a TA destinada aos/as alunos/as com deficiência é uma ferramenta importante na construção das aprendizagens e de ambientes inclusivos, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se também que na instituição pesquisada há uma insuficiência na disponibilidade de Tecnologia Assistiva para as diferentes áreas de atendimento aos/as alunos/as com deficiência. |
id |
VERACRUZ-0_e64f9c98676cd7269322c68f2f870a36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1429 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilitiesInclusãoTecnologia AssistivaEnsino-Aprendizagem.As contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência têm papel importantíssimo. Entende-se que é necessária a discussão sobre as contribuições da utilização e disponibilidade da TA que tem como objetivo auxiliar os/as alunos/as com deficiência no processo de construção da aprendizagem e da verdadeira inclusão no ambiente escolar. Nesta pesquisa, traçou-se como objetivo geral: investigar as contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência. E de maneira específica objetivou-se: analisar a sua relevância na construção da aprendizagem das pessoas com deficiência; verificar a utilização dessa ferramenta como mediação na inclusão das pessoas com deficiência; observar se a Instituição dispõe de Tecnologia Assistiva para uso dos/as docentes. O trabalho teve como metodologia uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista com 05 questões abertas destinada a coordenadora pedagógica (C) e a três professores/as da sala de recursos multifuncionais (P1, P2 e P3). Os dados demonstram que a TA destinada aos/as alunos/as com deficiência é uma ferramenta importante na construção das aprendizagens e de ambientes inclusivos, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se também que na instituição pesquisada há uma insuficiência na disponibilidade de Tecnologia Assistiva para as diferentes áreas de atendimento aos/as alunos/as com deficiência.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/142910.34117/bjdv5n4-1429Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 4 (2019); 3121-3130Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 3121-3130Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 4 (2019); 3121-31302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1429/1314Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMorais, Irlany da SilvaMorais, Daniele Maria de2019-03-18T20:17:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/1429Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:02:22.011778Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities |
title |
A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities |
spellingShingle |
A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities Morais, Irlany da Silva Inclusão Tecnologia Assistiva Ensino-Aprendizagem. |
title_short |
A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities |
title_full |
A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities |
title_fullStr |
A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities |
title_full_unstemmed |
A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities |
title_sort |
A contribuição da tecnologia assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência / The contribution of assistive technology to the teaching learning process of people with disabilities |
author |
Morais, Irlany da Silva |
author_facet |
Morais, Irlany da Silva Morais, Daniele Maria de |
author_role |
author |
author2 |
Morais, Daniele Maria de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Morais, Irlany da Silva Morais, Daniele Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Tecnologia Assistiva Ensino-Aprendizagem. |
topic |
Inclusão Tecnologia Assistiva Ensino-Aprendizagem. |
description |
As contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência têm papel importantíssimo. Entende-se que é necessária a discussão sobre as contribuições da utilização e disponibilidade da TA que tem como objetivo auxiliar os/as alunos/as com deficiência no processo de construção da aprendizagem e da verdadeira inclusão no ambiente escolar. Nesta pesquisa, traçou-se como objetivo geral: investigar as contribuições da Tecnologia Assistiva no processo de ensino aprendizagem das pessoas com deficiência. E de maneira específica objetivou-se: analisar a sua relevância na construção da aprendizagem das pessoas com deficiência; verificar a utilização dessa ferramenta como mediação na inclusão das pessoas com deficiência; observar se a Instituição dispõe de Tecnologia Assistiva para uso dos/as docentes. O trabalho teve como metodologia uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, tendo como instrumentos de coleta de dados a entrevista com 05 questões abertas destinada a coordenadora pedagógica (C) e a três professores/as da sala de recursos multifuncionais (P1, P2 e P3). Os dados demonstram que a TA destinada aos/as alunos/as com deficiência é uma ferramenta importante na construção das aprendizagens e de ambientes inclusivos, contribuindo diretamente no processo de ensino-aprendizagem. Verificou-se também que na instituição pesquisada há uma insuficiência na disponibilidade de Tecnologia Assistiva para as diferentes áreas de atendimento aos/as alunos/as com deficiência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1429 10.34117/bjdv5n4-1429 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1429 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n4-1429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1429/1314 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 4 (2019); 3121-3130 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 4 (2019); 3121-3130 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 4 (2019); 3121-3130 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645416602796032 |