Relato de experiência sobre consulta de enfermagem realizada por acadêmicos como estratégia de promoção de saúde / Experience report on the nursing consultation performed by students as a health promotion strategy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Luiz Carlos Moraes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dib, Rachel Verdun, Gomes, Antônio Marcos Tosoli, Rosa, Rayane dos Santos Soares, Gomes, Juliana Rodrigues da Silva, Costa, Marcelle Bezerra da, Gomes, Rafaela da Conceição, Azevedo, Rayza Martins de, Silva, Samira Carla da, Fontes, Isabela Pita, Martins, Alexandre Alves, Vieira, Nelciane da Silva, Queiroz, Michele dos Santos, Cavalcanti, Alan da Silva Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49144
Resumo: Objetivo: Apresentar as experiências e as atividades vividas por acadêmicos de enfermagem sob supervisão de um professor, compartilhando aspectos teóricos e práticos do momento vivido pelos autores neste singular ambiente de assistência de enfermagem como forma de promoção em saúde para prevenção de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, com característica qualitativa a partir de métodos descritivos e observacionais. Foi realizada uma ação educativa pelos acadêmicos de enfermagem juntamente de um professor, com 93 participantes, em um Centro Universitário localizado na cidade de Niterói/RJ, em maio de 2022. Criou-se um instrumento para aplicação na consulta de enfermagem. Resultados e discussão: A realização das consultas de enfermagem oportunizou o amadurecimento profissional dos graduandos, visto que estes exerceram o raciocínio clínico ao pôr em prática seus conhecimentos teóricos e assistenciais previamente adquiridos no curso. Além disso, o público assistido ressaltou a importância do acolhimento recebido nas consultas, sendo um diferencial na prática do autocuidado. Conclusão: Os acadêmicos identificaram a potencialidade do enfermeiro diante do seu papel como educador em saúde. Diante disso, sugere-se construir consultórios de enfermagem nas universidades ao entender a sua importância na formação do profissional enfermeiro, oportunizando vivências práticas ricas em aprendizado ao reconhecer a realidade do aumento das doenças crônicas não transmissíveis no país.
id VERACRUZ-0_e7af24cf886c269a0931612de60147d2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49144
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Relato de experiência sobre consulta de enfermagem realizada por acadêmicos como estratégia de promoção de saúde / Experience report on the nursing consultation performed by students as a health promotion strategycuidados de enfermagemenfermagem no consultóriohumanização da assistênciadiabetes mellitushipertensão.Objetivo: Apresentar as experiências e as atividades vividas por acadêmicos de enfermagem sob supervisão de um professor, compartilhando aspectos teóricos e práticos do momento vivido pelos autores neste singular ambiente de assistência de enfermagem como forma de promoção em saúde para prevenção de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, com característica qualitativa a partir de métodos descritivos e observacionais. Foi realizada uma ação educativa pelos acadêmicos de enfermagem juntamente de um professor, com 93 participantes, em um Centro Universitário localizado na cidade de Niterói/RJ, em maio de 2022. Criou-se um instrumento para aplicação na consulta de enfermagem. Resultados e discussão: A realização das consultas de enfermagem oportunizou o amadurecimento profissional dos graduandos, visto que estes exerceram o raciocínio clínico ao pôr em prática seus conhecimentos teóricos e assistenciais previamente adquiridos no curso. Além disso, o público assistido ressaltou a importância do acolhimento recebido nas consultas, sendo um diferencial na prática do autocuidado. Conclusão: Os acadêmicos identificaram a potencialidade do enfermeiro diante do seu papel como educador em saúde. Diante disso, sugere-se construir consultórios de enfermagem nas universidades ao entender a sua importância na formação do profissional enfermeiro, oportunizando vivências práticas ricas em aprendizado ao reconhecer a realidade do aumento das doenças crônicas não transmissíveis no país.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4914410.34117/bjdv8n6-164Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 45061-45070Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 45061-45070Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 45061-450702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49144/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Luiz Carlos MoraesDib, Rachel VerdunGomes, Antônio Marcos TosoliRosa, Rayane dos Santos SoaresGomes, Juliana Rodrigues da SilvaCosta, Marcelle Bezerra daGomes, Rafaela da ConceiçãoAzevedo, Rayza Martins deSilva, Samira Carla daFontes, Isabela PitaMartins, Alexandre AlvesVieira, Nelciane da SilvaQueiroz, Michele dos SantosCavalcanti, Alan da Silva Rodrigues2022-06-30T20:06:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49144Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:36.419681Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência sobre consulta de enfermagem realizada por acadêmicos como estratégia de promoção de saúde / Experience report on the nursing consultation performed by students as a health promotion strategy
title Relato de experiência sobre consulta de enfermagem realizada por acadêmicos como estratégia de promoção de saúde / Experience report on the nursing consultation performed by students as a health promotion strategy
spellingShingle Relato de experiência sobre consulta de enfermagem realizada por acadêmicos como estratégia de promoção de saúde / Experience report on the nursing consultation performed by students as a health promotion strategy
França, Luiz Carlos Moraes
cuidados de enfermagem
enfermagem no consultório
humanização da assistência
diabetes mellitus
hipertensão.
title_short Relato de experiência sobre consulta de enfermagem realizada por acadêmicos como estratégia de promoção de saúde / Experience report on the nursing consultation performed by students as a health promotion strategy
title_full Relato de experiência sobre consulta de enfermagem realizada por acadêmicos como estratégia de promoção de saúde / Experience report on the nursing consultation performed by students as a health promotion strategy
title_fullStr Relato de experiência sobre consulta de enfermagem realizada por acadêmicos como estratégia de promoção de saúde / Experience report on the nursing consultation performed by students as a health promotion strategy
title_full_unstemmed Relato de experiência sobre consulta de enfermagem realizada por acadêmicos como estratégia de promoção de saúde / Experience report on the nursing consultation performed by students as a health promotion strategy
title_sort Relato de experiência sobre consulta de enfermagem realizada por acadêmicos como estratégia de promoção de saúde / Experience report on the nursing consultation performed by students as a health promotion strategy
author França, Luiz Carlos Moraes
author_facet França, Luiz Carlos Moraes
Dib, Rachel Verdun
Gomes, Antônio Marcos Tosoli
Rosa, Rayane dos Santos Soares
Gomes, Juliana Rodrigues da Silva
Costa, Marcelle Bezerra da
Gomes, Rafaela da Conceição
Azevedo, Rayza Martins de
Silva, Samira Carla da
Fontes, Isabela Pita
Martins, Alexandre Alves
Vieira, Nelciane da Silva
Queiroz, Michele dos Santos
Cavalcanti, Alan da Silva Rodrigues
author_role author
author2 Dib, Rachel Verdun
Gomes, Antônio Marcos Tosoli
Rosa, Rayane dos Santos Soares
Gomes, Juliana Rodrigues da Silva
Costa, Marcelle Bezerra da
Gomes, Rafaela da Conceição
Azevedo, Rayza Martins de
Silva, Samira Carla da
Fontes, Isabela Pita
Martins, Alexandre Alves
Vieira, Nelciane da Silva
Queiroz, Michele dos Santos
Cavalcanti, Alan da Silva Rodrigues
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Luiz Carlos Moraes
Dib, Rachel Verdun
Gomes, Antônio Marcos Tosoli
Rosa, Rayane dos Santos Soares
Gomes, Juliana Rodrigues da Silva
Costa, Marcelle Bezerra da
Gomes, Rafaela da Conceição
Azevedo, Rayza Martins de
Silva, Samira Carla da
Fontes, Isabela Pita
Martins, Alexandre Alves
Vieira, Nelciane da Silva
Queiroz, Michele dos Santos
Cavalcanti, Alan da Silva Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv cuidados de enfermagem
enfermagem no consultório
humanização da assistência
diabetes mellitus
hipertensão.
topic cuidados de enfermagem
enfermagem no consultório
humanização da assistência
diabetes mellitus
hipertensão.
description Objetivo: Apresentar as experiências e as atividades vividas por acadêmicos de enfermagem sob supervisão de um professor, compartilhando aspectos teóricos e práticos do momento vivido pelos autores neste singular ambiente de assistência de enfermagem como forma de promoção em saúde para prevenção de diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, com característica qualitativa a partir de métodos descritivos e observacionais. Foi realizada uma ação educativa pelos acadêmicos de enfermagem juntamente de um professor, com 93 participantes, em um Centro Universitário localizado na cidade de Niterói/RJ, em maio de 2022. Criou-se um instrumento para aplicação na consulta de enfermagem. Resultados e discussão: A realização das consultas de enfermagem oportunizou o amadurecimento profissional dos graduandos, visto que estes exerceram o raciocínio clínico ao pôr em prática seus conhecimentos teóricos e assistenciais previamente adquiridos no curso. Além disso, o público assistido ressaltou a importância do acolhimento recebido nas consultas, sendo um diferencial na prática do autocuidado. Conclusão: Os acadêmicos identificaram a potencialidade do enfermeiro diante do seu papel como educador em saúde. Diante disso, sugere-se construir consultórios de enfermagem nas universidades ao entender a sua importância na formação do profissional enfermeiro, oportunizando vivências práticas ricas em aprendizado ao reconhecer a realidade do aumento das doenças crônicas não transmissíveis no país.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49144
10.34117/bjdv8n6-164
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49144
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n6-164
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49144/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 6 (2022); 45061-45070
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 6 (2022); 45061-45070
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 6 (2022); 45061-45070
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645601199357952