Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7522 |
Resumo: | O presente trabalho aborda uma pesquisa relacionada ao ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de investigar o que falam docentes de três escolas da rede municipal de Maceió sobre o ensino de ciências. Para construção deste artigo realizamos uma pesquisa qualitativa com professoras e foi feita leitura e estudo de revistas científicas nacionais da área, além de documentos oficiais. Foram efetuadas visitas a três escolas da rede municipal de Maceió onde entrevistamos uma professora do Ensino Fundamental de cada escola. Utilizamos um questionário com 16 perguntas abertas sobre a importância do ensino de ciências naquela etapa, planejamento, metodologia, prática pedagógica, materiais, formação, trabalho experimental e perfil da turma. Analisamos as respostas das professoras dialogando com a fundamentação teórica estudada. Portanto, sabemos que a ciência serve para formar cidadãos para o mundo, para a vida em sociedade e isso implica promover uma alfabetização científica e tecnológica, no entanto, essa alfabetização deixa a desejar devido às necessidades de materiais na escola. Por fim, consideramos que a partir da leitura e das entrevistas realizadas é importante pensarmos na necessidade formativa do profissional de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental e levar em conta as condições de trabalho onde se encontram esse profissional atuando. |
id |
VERACRUZ-0_e96166cef552fa463bbb04054cbb48a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7522 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-ALAnos IniciaisCiênciasPráticas PedagógicasFormação de Professores.O presente trabalho aborda uma pesquisa relacionada ao ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de investigar o que falam docentes de três escolas da rede municipal de Maceió sobre o ensino de ciências. Para construção deste artigo realizamos uma pesquisa qualitativa com professoras e foi feita leitura e estudo de revistas científicas nacionais da área, além de documentos oficiais. Foram efetuadas visitas a três escolas da rede municipal de Maceió onde entrevistamos uma professora do Ensino Fundamental de cada escola. Utilizamos um questionário com 16 perguntas abertas sobre a importância do ensino de ciências naquela etapa, planejamento, metodologia, prática pedagógica, materiais, formação, trabalho experimental e perfil da turma. Analisamos as respostas das professoras dialogando com a fundamentação teórica estudada. Portanto, sabemos que a ciência serve para formar cidadãos para o mundo, para a vida em sociedade e isso implica promover uma alfabetização científica e tecnológica, no entanto, essa alfabetização deixa a desejar devido às necessidades de materiais na escola. Por fim, consideramos que a partir da leitura e das entrevistas realizadas é importante pensarmos na necessidade formativa do profissional de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental e levar em conta as condições de trabalho onde se encontram esse profissional atuando.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/752210.34117/bjdv6n3-128Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11429-11443Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11429-11443Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11429-114432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7522/6549Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Claudia Denise SacurSilva, Edanielle Pereira Costa daSilva, Fabíola Mendes daOliveira, Rosemeire da Silva Dantas2020-05-27T17:55:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7522Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:24.908077Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL |
title |
Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL |
spellingShingle |
Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL Marques, Claudia Denise Sacur Anos Iniciais Ciências Práticas Pedagógicas Formação de Professores. |
title_short |
Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL |
title_full |
Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL |
title_fullStr |
Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL |
title_full_unstemmed |
Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL |
title_sort |
Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL |
author |
Marques, Claudia Denise Sacur |
author_facet |
Marques, Claudia Denise Sacur Silva, Edanielle Pereira Costa da Silva, Fabíola Mendes da Oliveira, Rosemeire da Silva Dantas |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Edanielle Pereira Costa da Silva, Fabíola Mendes da Oliveira, Rosemeire da Silva Dantas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Claudia Denise Sacur Silva, Edanielle Pereira Costa da Silva, Fabíola Mendes da Oliveira, Rosemeire da Silva Dantas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anos Iniciais Ciências Práticas Pedagógicas Formação de Professores. |
topic |
Anos Iniciais Ciências Práticas Pedagógicas Formação de Professores. |
description |
O presente trabalho aborda uma pesquisa relacionada ao ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de investigar o que falam docentes de três escolas da rede municipal de Maceió sobre o ensino de ciências. Para construção deste artigo realizamos uma pesquisa qualitativa com professoras e foi feita leitura e estudo de revistas científicas nacionais da área, além de documentos oficiais. Foram efetuadas visitas a três escolas da rede municipal de Maceió onde entrevistamos uma professora do Ensino Fundamental de cada escola. Utilizamos um questionário com 16 perguntas abertas sobre a importância do ensino de ciências naquela etapa, planejamento, metodologia, prática pedagógica, materiais, formação, trabalho experimental e perfil da turma. Analisamos as respostas das professoras dialogando com a fundamentação teórica estudada. Portanto, sabemos que a ciência serve para formar cidadãos para o mundo, para a vida em sociedade e isso implica promover uma alfabetização científica e tecnológica, no entanto, essa alfabetização deixa a desejar devido às necessidades de materiais na escola. Por fim, consideramos que a partir da leitura e das entrevistas realizadas é importante pensarmos na necessidade formativa do profissional de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental e levar em conta as condições de trabalho onde se encontram esse profissional atuando. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7522 10.34117/bjdv6n3-128 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7522 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7522/6549 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11429-11443 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11429-11443 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11429-11443 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645442322268160 |