Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Claudia Denise Sacur
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Edanielle Pereira Costa da, Silva, Fabíola Mendes da, Oliveira, Rosemeire da Silva Dantas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7522
Resumo: O presente trabalho aborda uma pesquisa relacionada ao ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de investigar o que falam docentes de três escolas da rede municipal de Maceió sobre o ensino de ciências. Para construção deste artigo realizamos uma pesquisa qualitativa com professoras e foi feita leitura e estudo de revistas científicas nacionais da área, além de documentos oficiais. Foram efetuadas visitas a três escolas da rede municipal de Maceió onde entrevistamos uma professora do Ensino Fundamental de cada escola. Utilizamos um questionário com 16 perguntas abertas sobre a importância do ensino de ciências naquela etapa, planejamento, metodologia, prática pedagógica, materiais, formação, trabalho experimental e perfil da turma. Analisamos as respostas das professoras dialogando com a fundamentação teórica estudada. Portanto, sabemos que a ciência serve  para formar cidadãos para o mundo, para a vida em sociedade e isso implica promover uma alfabetização científica e tecnológica, no entanto, essa alfabetização deixa a desejar devido às necessidades de materiais na escola. Por fim, consideramos que a partir da leitura e das entrevistas realizadas é importante pensarmos na necessidade formativa do profissional de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental e levar em conta as condições de trabalho onde se encontram esse profissional atuando.
id VERACRUZ-0_e96166cef552fa463bbb04054cbb48a0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7522
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-ALAnos IniciaisCiênciasPráticas PedagógicasFormação de Professores.O presente trabalho aborda uma pesquisa relacionada ao ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de investigar o que falam docentes de três escolas da rede municipal de Maceió sobre o ensino de ciências. Para construção deste artigo realizamos uma pesquisa qualitativa com professoras e foi feita leitura e estudo de revistas científicas nacionais da área, além de documentos oficiais. Foram efetuadas visitas a três escolas da rede municipal de Maceió onde entrevistamos uma professora do Ensino Fundamental de cada escola. Utilizamos um questionário com 16 perguntas abertas sobre a importância do ensino de ciências naquela etapa, planejamento, metodologia, prática pedagógica, materiais, formação, trabalho experimental e perfil da turma. Analisamos as respostas das professoras dialogando com a fundamentação teórica estudada. Portanto, sabemos que a ciência serve  para formar cidadãos para o mundo, para a vida em sociedade e isso implica promover uma alfabetização científica e tecnológica, no entanto, essa alfabetização deixa a desejar devido às necessidades de materiais na escola. Por fim, consideramos que a partir da leitura e das entrevistas realizadas é importante pensarmos na necessidade formativa do profissional de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental e levar em conta as condições de trabalho onde se encontram esse profissional atuando.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/752210.34117/bjdv6n3-128Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11429-11443Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11429-11443Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11429-114432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7522/6549Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Claudia Denise SacurSilva, Edanielle Pereira Costa daSilva, Fabíola Mendes daOliveira, Rosemeire da Silva Dantas2020-05-27T17:55:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7522Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:24.908077Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL
title Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL
spellingShingle Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL
Marques, Claudia Denise Sacur
Anos Iniciais
Ciências
Práticas Pedagógicas
Formação de Professores.
title_short Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL
title_full Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL
title_fullStr Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL
title_full_unstemmed Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL
title_sort Ciências nos anos iniciais: Relato de professoras do ensino fundamental sobre as práticas pedagógicas na disciplina de ciências em Maceió-AL / Sciences in the initial years: Report of elementary school teachers on pedagogical practices in science discipline in Maceió-AL
author Marques, Claudia Denise Sacur
author_facet Marques, Claudia Denise Sacur
Silva, Edanielle Pereira Costa da
Silva, Fabíola Mendes da
Oliveira, Rosemeire da Silva Dantas
author_role author
author2 Silva, Edanielle Pereira Costa da
Silva, Fabíola Mendes da
Oliveira, Rosemeire da Silva Dantas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Claudia Denise Sacur
Silva, Edanielle Pereira Costa da
Silva, Fabíola Mendes da
Oliveira, Rosemeire da Silva Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Anos Iniciais
Ciências
Práticas Pedagógicas
Formação de Professores.
topic Anos Iniciais
Ciências
Práticas Pedagógicas
Formação de Professores.
description O presente trabalho aborda uma pesquisa relacionada ao ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o objetivo de investigar o que falam docentes de três escolas da rede municipal de Maceió sobre o ensino de ciências. Para construção deste artigo realizamos uma pesquisa qualitativa com professoras e foi feita leitura e estudo de revistas científicas nacionais da área, além de documentos oficiais. Foram efetuadas visitas a três escolas da rede municipal de Maceió onde entrevistamos uma professora do Ensino Fundamental de cada escola. Utilizamos um questionário com 16 perguntas abertas sobre a importância do ensino de ciências naquela etapa, planejamento, metodologia, prática pedagógica, materiais, formação, trabalho experimental e perfil da turma. Analisamos as respostas das professoras dialogando com a fundamentação teórica estudada. Portanto, sabemos que a ciência serve  para formar cidadãos para o mundo, para a vida em sociedade e isso implica promover uma alfabetização científica e tecnológica, no entanto, essa alfabetização deixa a desejar devido às necessidades de materiais na escola. Por fim, consideramos que a partir da leitura e das entrevistas realizadas é importante pensarmos na necessidade formativa do profissional de ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental e levar em conta as condições de trabalho onde se encontram esse profissional atuando.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7522
10.34117/bjdv6n3-128
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7522
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7522/6549
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 11429-11443
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 11429-11443
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 11429-11443
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645442322268160