Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6527 |
Resumo: | Esse artigo tem o propósito de elaborar um diagnóstico sobre os conceitos de Ambientalização Curricular (AC) nutridos pelos coordenadores de cursos de engenharia da UFSC e possíveis relações com a Gestão do Conhecimento (GC). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizou-se entrevista semiestruturada com oito coordenadores de cursos de engenharia (CTC/UFSC). Aplicou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006), gerando 3 categorias. Foi possível detectar que o conceito é pouco conhecido e discutido, gerando uma visão fragmentada dessa abordagem, limitando as perspectivas de mudança para práticas interdisciplinares e transversais. Uma possibilidade real de contribuição da GC é a modelagem do conhecimento que leve em conta as demandas da sociedade e da indústria, visando o desenvolvimento das competências e influenciando diretamente em todo o processo de formação dos engenheiros. |
id |
VERACRUZ-0_e9a58864713b03bbd42758e5464edc90 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6527 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering coursesAmbientalização CurricularAgenda 2030InterdisciplinaridadeDesenvolvimento SustentávelModelagem do Conhecimento.Esse artigo tem o propósito de elaborar um diagnóstico sobre os conceitos de Ambientalização Curricular (AC) nutridos pelos coordenadores de cursos de engenharia da UFSC e possíveis relações com a Gestão do Conhecimento (GC). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizou-se entrevista semiestruturada com oito coordenadores de cursos de engenharia (CTC/UFSC). Aplicou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006), gerando 3 categorias. Foi possível detectar que o conceito é pouco conhecido e discutido, gerando uma visão fragmentada dessa abordagem, limitando as perspectivas de mudança para práticas interdisciplinares e transversais. Uma possibilidade real de contribuição da GC é a modelagem do conhecimento que leve em conta as demandas da sociedade e da indústria, visando o desenvolvimento das competências e influenciando diretamente em todo o processo de formação dos engenheiros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/652710.34117/bjdv6n1-362Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 5023-5039Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 5023-5039Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 5023-50392525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6527/5761Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Elias Sebastião deSierra, Eduardo Juan Soriano2020-03-19T17:44:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6527Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:54.579012Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses |
title |
Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses Andrade, Elias Sebastião de Ambientalização Curricular Agenda 2030 Interdisciplinaridade Desenvolvimento Sustentável Modelagem do Conhecimento. |
title_short |
Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses |
title_full |
Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses |
title_sort |
Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses |
author |
Andrade, Elias Sebastião de |
author_facet |
Andrade, Elias Sebastião de Sierra, Eduardo Juan Soriano |
author_role |
author |
author2 |
Sierra, Eduardo Juan Soriano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Elias Sebastião de Sierra, Eduardo Juan Soriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientalização Curricular Agenda 2030 Interdisciplinaridade Desenvolvimento Sustentável Modelagem do Conhecimento. |
topic |
Ambientalização Curricular Agenda 2030 Interdisciplinaridade Desenvolvimento Sustentável Modelagem do Conhecimento. |
description |
Esse artigo tem o propósito de elaborar um diagnóstico sobre os conceitos de Ambientalização Curricular (AC) nutridos pelos coordenadores de cursos de engenharia da UFSC e possíveis relações com a Gestão do Conhecimento (GC). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizou-se entrevista semiestruturada com oito coordenadores de cursos de engenharia (CTC/UFSC). Aplicou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006), gerando 3 categorias. Foi possível detectar que o conceito é pouco conhecido e discutido, gerando uma visão fragmentada dessa abordagem, limitando as perspectivas de mudança para práticas interdisciplinares e transversais. Uma possibilidade real de contribuição da GC é a modelagem do conhecimento que leve em conta as demandas da sociedade e da indústria, visando o desenvolvimento das competências e influenciando diretamente em todo o processo de formação dos engenheiros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6527 10.34117/bjdv6n1-362 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6527 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6527/5761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 5023-5039 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 5023-5039 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 5023-5039 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645438556831744 |