Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Elias Sebastião de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sierra, Eduardo Juan Soriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6527
Resumo: Esse artigo tem o propósito de elaborar um diagnóstico sobre os conceitos de Ambientalização Curricular (AC) nutridos pelos coordenadores de cursos de engenharia da UFSC e possíveis relações com a Gestão do Conhecimento (GC). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizou-se entrevista semiestruturada com oito coordenadores de cursos de engenharia (CTC/UFSC). Aplicou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006), gerando 3 categorias. Foi possível detectar que o conceito é pouco conhecido e discutido, gerando uma visão fragmentada dessa abordagem, limitando as perspectivas de mudança para práticas interdisciplinares e transversais. Uma possibilidade real de contribuição da GC é a modelagem do conhecimento que leve em conta as demandas da sociedade e da indústria, visando o desenvolvimento das competências e influenciando diretamente em todo o processo de formação dos engenheiros.
id VERACRUZ-0_e9a58864713b03bbd42758e5464edc90
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6527
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering coursesAmbientalização CurricularAgenda 2030InterdisciplinaridadeDesenvolvimento SustentávelModelagem do Conhecimento.Esse artigo tem o propósito de elaborar um diagnóstico sobre os conceitos de Ambientalização Curricular (AC) nutridos pelos coordenadores de cursos de engenharia da UFSC e possíveis relações com a Gestão do Conhecimento (GC). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizou-se entrevista semiestruturada com oito coordenadores de cursos de engenharia (CTC/UFSC). Aplicou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006), gerando 3 categorias. Foi possível detectar que o conceito é pouco conhecido e discutido, gerando uma visão fragmentada dessa abordagem, limitando as perspectivas de mudança para práticas interdisciplinares e transversais. Uma possibilidade real de contribuição da GC é a modelagem do conhecimento que leve em conta as demandas da sociedade e da indústria, visando o desenvolvimento das competências e influenciando diretamente em todo o processo de formação dos engenheiros.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/652710.34117/bjdv6n1-362Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 5023-5039Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 5023-5039Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 5023-50392525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6527/5761Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Elias Sebastião deSierra, Eduardo Juan Soriano2020-03-19T17:44:04Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6527Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:54.579012Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses
title Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses
spellingShingle Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses
Andrade, Elias Sebastião de
Ambientalização Curricular
Agenda 2030
Interdisciplinaridade
Desenvolvimento Sustentável
Modelagem do Conhecimento.
title_short Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses
title_full Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses
title_fullStr Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses
title_sort Interdisciplinaridade na articulação da ambientalização curricular nos cursos engenharia da UFSC/ Interdisciplinarity in the articulation of curricular environmentalization in UFSC engineering courses
author Andrade, Elias Sebastião de
author_facet Andrade, Elias Sebastião de
Sierra, Eduardo Juan Soriano
author_role author
author2 Sierra, Eduardo Juan Soriano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Elias Sebastião de
Sierra, Eduardo Juan Soriano
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientalização Curricular
Agenda 2030
Interdisciplinaridade
Desenvolvimento Sustentável
Modelagem do Conhecimento.
topic Ambientalização Curricular
Agenda 2030
Interdisciplinaridade
Desenvolvimento Sustentável
Modelagem do Conhecimento.
description Esse artigo tem o propósito de elaborar um diagnóstico sobre os conceitos de Ambientalização Curricular (AC) nutridos pelos coordenadores de cursos de engenharia da UFSC e possíveis relações com a Gestão do Conhecimento (GC). A pesquisa se caracteriza como qualitativa, utilizou-se entrevista semiestruturada com oito coordenadores de cursos de engenharia (CTC/UFSC). Aplicou-se a análise temática de Braun e Clarke (2006), gerando 3 categorias. Foi possível detectar que o conceito é pouco conhecido e discutido, gerando uma visão fragmentada dessa abordagem, limitando as perspectivas de mudança para práticas interdisciplinares e transversais. Uma possibilidade real de contribuição da GC é a modelagem do conhecimento que leve em conta as demandas da sociedade e da indústria, visando o desenvolvimento das competências e influenciando diretamente em todo o processo de formação dos engenheiros.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6527
10.34117/bjdv6n1-362
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6527
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6527/5761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 5023-5039
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 5023-5039
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 5023-5039
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645438556831744