Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arruda, Marina Patrício de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Feijó de Andrade, Izabel Cristina, Lima, Lucia Ceccato de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5739
Resumo: O diálogo entre Educação para Inteireza e Ambientalização Curricular se faz necessário tendo em vista a necessidade de implementação efetiva da Educação Ambiental (EA) nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a formação de educadores ambientais. O objetivo desse estudo foi identificar indícios de ambientalização por meio da análise dos documentos curriculares; ementas das disciplinas dos cursos de graduação de uma Universidade Comunitária do interior de SC. Para ampliar nosso olhar nessa direção optamos por realizar um levantamento, tipo “estudo de caso” que teve como proposta metodológica o levantamento das Ementas dos Cursos de graduação, disponíveis no site da instituição. Esse primeiro passo da pesquisa partiu dos resultados de uma dissertação que verificou que dentre os 32 cursos de graduação, a maioria não possui em suas ementas registros relacionados à Educação Ambiental(EA) ou ambientalização, e apenas 18 (dezoito) relacionam EA. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a “Análise de Conteúdo”. O exposto permitiu detectar o caminho, até então, percorrido por essa instituição de ensino para a inserção do tema educação ambiental em documentos curriculares. Observamos após esse breve estudo que na sociedade como na Universidade, a Educação Ambiental diz respeito a um processo de longo prazo por incluir debates, reforma de pensamento, dilemas da participação dos vários processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão nas questões de meio ambiente.
id FURG-9_45403b44cd3b66caf7466073787d4ad1
oai_identifier_str oai:periodicos.furg.br:article/5739
network_acronym_str FURG-9
network_name_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository_id_str
spelling Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation coursesAmbientalização CurricularEducação para Inteirezamatrizes curricularescursos de graduaçãoO diálogo entre Educação para Inteireza e Ambientalização Curricular se faz necessário tendo em vista a necessidade de implementação efetiva da Educação Ambiental (EA) nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a formação de educadores ambientais. O objetivo desse estudo foi identificar indícios de ambientalização por meio da análise dos documentos curriculares; ementas das disciplinas dos cursos de graduação de uma Universidade Comunitária do interior de SC. Para ampliar nosso olhar nessa direção optamos por realizar um levantamento, tipo “estudo de caso” que teve como proposta metodológica o levantamento das Ementas dos Cursos de graduação, disponíveis no site da instituição. Esse primeiro passo da pesquisa partiu dos resultados de uma dissertação que verificou que dentre os 32 cursos de graduação, a maioria não possui em suas ementas registros relacionados à Educação Ambiental(EA) ou ambientalização, e apenas 18 (dezoito) relacionam EA. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a “Análise de Conteúdo”. O exposto permitiu detectar o caminho, até então, percorrido por essa instituição de ensino para a inserção do tema educação ambiental em documentos curriculares. Observamos após esse breve estudo que na sociedade como na Universidade, a Educação Ambiental diz respeito a um processo de longo prazo por incluir debates, reforma de pensamento, dilemas da participação dos vários processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão nas questões de meio ambiente.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise documentalapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/573910.14295/remea.v33i3.5739REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 55-711517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5739/4158Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Marina Patrício deFeijó de Andrade, Izabel CristinaLima, Lucia Ceccato de2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5739Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses
title Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses
spellingShingle Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses
Arruda, Marina Patrício de
Ambientalização Curricular
Educação para Inteireza
matrizes curriculares
cursos de graduação
title_short Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses
title_full Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses
title_fullStr Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses
title_full_unstemmed Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses
title_sort Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses
author Arruda, Marina Patrício de
author_facet Arruda, Marina Patrício de
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
Lima, Lucia Ceccato de
author_role author
author2 Feijó de Andrade, Izabel Cristina
Lima, Lucia Ceccato de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arruda, Marina Patrício de
Feijó de Andrade, Izabel Cristina
Lima, Lucia Ceccato de
dc.subject.por.fl_str_mv Ambientalização Curricular
Educação para Inteireza
matrizes curriculares
cursos de graduação
topic Ambientalização Curricular
Educação para Inteireza
matrizes curriculares
cursos de graduação
description O diálogo entre Educação para Inteireza e Ambientalização Curricular se faz necessário tendo em vista a necessidade de implementação efetiva da Educação Ambiental (EA) nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a formação de educadores ambientais. O objetivo desse estudo foi identificar indícios de ambientalização por meio da análise dos documentos curriculares; ementas das disciplinas dos cursos de graduação de uma Universidade Comunitária do interior de SC. Para ampliar nosso olhar nessa direção optamos por realizar um levantamento, tipo “estudo de caso” que teve como proposta metodológica o levantamento das Ementas dos Cursos de graduação, disponíveis no site da instituição. Esse primeiro passo da pesquisa partiu dos resultados de uma dissertação que verificou que dentre os 32 cursos de graduação, a maioria não possui em suas ementas registros relacionados à Educação Ambiental(EA) ou ambientalização, e apenas 18 (dezoito) relacionam EA. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a “Análise de Conteúdo”. O exposto permitiu detectar o caminho, até então, percorrido por essa instituição de ensino para a inserção do tema educação ambiental em documentos curriculares. Observamos após esse breve estudo que na sociedade como na Universidade, a Educação Ambiental diz respeito a um processo de longo prazo por incluir debates, reforma de pensamento, dilemas da participação dos vários processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão nas questões de meio ambiente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
análise documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5739
10.14295/remea.v33i3.5739
url https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5739
identifier_str_mv 10.14295/remea.v33i3.5739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5739/4158
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Lepidus
publisher.none.fl_str_mv Lepidus
dc.source.none.fl_str_mv REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 55-71
1517-1256
2318-4884
reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron:FURG
instname_str Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
instacron_str FURG
institution FURG
reponame_str Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
collection Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
repository.name.fl_str_mv Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
repository.mail.fl_str_mv jju_paula@hotmail.com
_version_ 1797041785443188736