Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5739 |
Resumo: | O diálogo entre Educação para Inteireza e Ambientalização Curricular se faz necessário tendo em vista a necessidade de implementação efetiva da Educação Ambiental (EA) nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a formação de educadores ambientais. O objetivo desse estudo foi identificar indícios de ambientalização por meio da análise dos documentos curriculares; ementas das disciplinas dos cursos de graduação de uma Universidade Comunitária do interior de SC. Para ampliar nosso olhar nessa direção optamos por realizar um levantamento, tipo “estudo de caso” que teve como proposta metodológica o levantamento das Ementas dos Cursos de graduação, disponíveis no site da instituição. Esse primeiro passo da pesquisa partiu dos resultados de uma dissertação que verificou que dentre os 32 cursos de graduação, a maioria não possui em suas ementas registros relacionados à Educação Ambiental(EA) ou ambientalização, e apenas 18 (dezoito) relacionam EA. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a “Análise de Conteúdo”. O exposto permitiu detectar o caminho, até então, percorrido por essa instituição de ensino para a inserção do tema educação ambiental em documentos curriculares. Observamos após esse breve estudo que na sociedade como na Universidade, a Educação Ambiental diz respeito a um processo de longo prazo por incluir debates, reforma de pensamento, dilemas da participação dos vários processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão nas questões de meio ambiente. |
id |
FURG-9_45403b44cd3b66caf7466073787d4ad1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.furg.br:article/5739 |
network_acronym_str |
FURG-9 |
network_name_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation coursesAmbientalização CurricularEducação para Inteirezamatrizes curricularescursos de graduaçãoO diálogo entre Educação para Inteireza e Ambientalização Curricular se faz necessário tendo em vista a necessidade de implementação efetiva da Educação Ambiental (EA) nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a formação de educadores ambientais. O objetivo desse estudo foi identificar indícios de ambientalização por meio da análise dos documentos curriculares; ementas das disciplinas dos cursos de graduação de uma Universidade Comunitária do interior de SC. Para ampliar nosso olhar nessa direção optamos por realizar um levantamento, tipo “estudo de caso” que teve como proposta metodológica o levantamento das Ementas dos Cursos de graduação, disponíveis no site da instituição. Esse primeiro passo da pesquisa partiu dos resultados de uma dissertação que verificou que dentre os 32 cursos de graduação, a maioria não possui em suas ementas registros relacionados à Educação Ambiental(EA) ou ambientalização, e apenas 18 (dezoito) relacionam EA. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a “Análise de Conteúdo”. O exposto permitiu detectar o caminho, até então, percorrido por essa instituição de ensino para a inserção do tema educação ambiental em documentos curriculares. Observamos após esse breve estudo que na sociedade como na Universidade, a Educação Ambiental diz respeito a um processo de longo prazo por incluir debates, reforma de pensamento, dilemas da participação dos vários processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão nas questões de meio ambiente.Lepidus2016-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise documentalapplication/pdfhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/573910.14295/remea.v33i3.5739REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 55-711517-12562318-4884reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURGporhttps://periodicos.furg.br/remea/article/view/5739/4158Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessArruda, Marina Patrício deFeijó de Andrade, Izabel CristinaLima, Lucia Ceccato de2020-11-16T20:56:51Zoai:periodicos.furg.br:article/5739Revistahttps://periodicos.furg.br/remeaPUBhttps://periodicos.furg.br/remea/oaijju_paula@hotmail.com1517-12561517-1256opendoar:2020-11-16T20:56:51Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses |
title |
Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses |
spellingShingle |
Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses Arruda, Marina Patrício de Ambientalização Curricular Educação para Inteireza matrizes curriculares cursos de graduação |
title_short |
Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses |
title_full |
Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses |
title_fullStr |
Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses |
title_full_unstemmed |
Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses |
title_sort |
Educação para inteireza e ambientalização curricular: diálogos necessários sobre matrizes curriculares dos cursos de graduaçãoEducation for integrality for curricular environmentalization: dialogues needed on curricular matrices of graduation courses |
author |
Arruda, Marina Patrício de |
author_facet |
Arruda, Marina Patrício de Feijó de Andrade, Izabel Cristina Lima, Lucia Ceccato de |
author_role |
author |
author2 |
Feijó de Andrade, Izabel Cristina Lima, Lucia Ceccato de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arruda, Marina Patrício de Feijó de Andrade, Izabel Cristina Lima, Lucia Ceccato de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientalização Curricular Educação para Inteireza matrizes curriculares cursos de graduação |
topic |
Ambientalização Curricular Educação para Inteireza matrizes curriculares cursos de graduação |
description |
O diálogo entre Educação para Inteireza e Ambientalização Curricular se faz necessário tendo em vista a necessidade de implementação efetiva da Educação Ambiental (EA) nas Instituições de Ensino Superior (IES) e a formação de educadores ambientais. O objetivo desse estudo foi identificar indícios de ambientalização por meio da análise dos documentos curriculares; ementas das disciplinas dos cursos de graduação de uma Universidade Comunitária do interior de SC. Para ampliar nosso olhar nessa direção optamos por realizar um levantamento, tipo “estudo de caso” que teve como proposta metodológica o levantamento das Ementas dos Cursos de graduação, disponíveis no site da instituição. Esse primeiro passo da pesquisa partiu dos resultados de uma dissertação que verificou que dentre os 32 cursos de graduação, a maioria não possui em suas ementas registros relacionados à Educação Ambiental(EA) ou ambientalização, e apenas 18 (dezoito) relacionam EA. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a “Análise de Conteúdo”. O exposto permitiu detectar o caminho, até então, percorrido por essa instituição de ensino para a inserção do tema educação ambiental em documentos curriculares. Observamos após esse breve estudo que na sociedade como na Universidade, a Educação Ambiental diz respeito a um processo de longo prazo por incluir debates, reforma de pensamento, dilemas da participação dos vários processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão nas questões de meio ambiente. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion análise documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5739 10.14295/remea.v33i3.5739 |
url |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5739 |
identifier_str_mv |
10.14295/remea.v33i3.5739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5739/4158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
publisher.none.fl_str_mv |
Lepidus |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMEA - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; v. 33 n. 3 (2016); 55-71 1517-1256 2318-4884 reponame:Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG) instacron:FURG |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
instacron_str |
FURG |
institution |
FURG |
reponame_str |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
collection |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
repository.mail.fl_str_mv |
jju_paula@hotmail.com |
_version_ |
1797041785443188736 |