Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Rafaela Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Corrêa, Vania Castro, dos Santos, Rita Correa, Queiroz, Wallace Albuquerque, Pinheiro, Natália Corrêa, Pereira, Fabricio Moraes, Garcia, Aline Sâmea Paraense, Pedreira, Erick Nelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n9-285
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52596
Resumo: Objetivo: Relatar a experiência de atividade de monitoria acadêmica voltada para o processo de ensino-aprendizagem de uma aluna surda em um curso de Odontologia de uma Universidade Federal no Brasil. Relato de Experiência: As ações da monitoria acadêmica foram desenvolvidas no ano de 2019, no curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará, em Belém-PA, voltada para uma aluna do 1º semestre, com surdez, do mesmo curso em questão, cursando algumas disciplinas do ciclo básico e outras do ciclo profissional. Materiais didáticos adaptados foram confeccionados e a comunicação se deu por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Conclusão: Foram encontradas dificuldades na disponibilização de sinais específicos na área da odontologia para o repasse de informações através dos intérpretes e na compreensão de assuntos/conceitos considerados “abstratos” e complicados para a aluna surda. Entende-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido dentro das instituições de ensino superior, visando a permanência e conclusão do curso destes alunos, sempre frisando a necessidade do respeito a identidade e cultura surda.
id VERACRUZ-0_ea121a14d7edd1136ea9247a7555b024
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52596
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case reportsurdezuniversidadeensinoeducação especialodontologiaObjetivo: Relatar a experiência de atividade de monitoria acadêmica voltada para o processo de ensino-aprendizagem de uma aluna surda em um curso de Odontologia de uma Universidade Federal no Brasil. Relato de Experiência: As ações da monitoria acadêmica foram desenvolvidas no ano de 2019, no curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará, em Belém-PA, voltada para uma aluna do 1º semestre, com surdez, do mesmo curso em questão, cursando algumas disciplinas do ciclo básico e outras do ciclo profissional. Materiais didáticos adaptados foram confeccionados e a comunicação se deu por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Conclusão: Foram encontradas dificuldades na disponibilização de sinais específicos na área da odontologia para o repasse de informações através dos intérpretes e na compreensão de assuntos/conceitos considerados “abstratos” e complicados para a aluna surda. Entende-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido dentro das instituições de ensino superior, visando a permanência e conclusão do curso destes alunos, sempre frisando a necessidade do respeito a identidade e cultura surda.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5259610.34117/bjdv8n9-285Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 64724-64736Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 64724-64736Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 64724-647362525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52596/39251Copyright (c) 2022 Rafaela Santos dos Santos, Vania Castro Corrêa, Rita Correa dos Santos, Wallace Albuquerque Queiroz, Natália Corrêa Pinheiro, Fabricio Moraes Pereira, Aline Sâmea Paraense Garcia, Erick Nelo Pedreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rafaela SantosCorrêa, Vania Castrodos Santos, Rita CorreaQueiroz, Wallace AlbuquerquePinheiro, Natália CorrêaPereira, Fabricio MoraesGarcia, Aline Sâmea ParaensePedreira, Erick Nelo2022-09-29T14:28:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52596Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:49.503811Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
title Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
spellingShingle Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
dos Santos, Rafaela Santos
surdez
universidade
ensino
educação especial
odontologia
dos Santos, Rafaela Santos
surdez
universidade
ensino
educação especial
odontologia
title_short Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
title_full Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
title_fullStr Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
title_full_unstemmed Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
title_sort Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
author dos Santos, Rafaela Santos
author_facet dos Santos, Rafaela Santos
dos Santos, Rafaela Santos
Corrêa, Vania Castro
dos Santos, Rita Correa
Queiroz, Wallace Albuquerque
Pinheiro, Natália Corrêa
Pereira, Fabricio Moraes
Garcia, Aline Sâmea Paraense
Pedreira, Erick Nelo
Corrêa, Vania Castro
dos Santos, Rita Correa
Queiroz, Wallace Albuquerque
Pinheiro, Natália Corrêa
Pereira, Fabricio Moraes
Garcia, Aline Sâmea Paraense
Pedreira, Erick Nelo
author_role author
author2 Corrêa, Vania Castro
dos Santos, Rita Correa
Queiroz, Wallace Albuquerque
Pinheiro, Natália Corrêa
Pereira, Fabricio Moraes
Garcia, Aline Sâmea Paraense
Pedreira, Erick Nelo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Rafaela Santos
Corrêa, Vania Castro
dos Santos, Rita Correa
Queiroz, Wallace Albuquerque
Pinheiro, Natália Corrêa
Pereira, Fabricio Moraes
Garcia, Aline Sâmea Paraense
Pedreira, Erick Nelo
dc.subject.por.fl_str_mv surdez
universidade
ensino
educação especial
odontologia
topic surdez
universidade
ensino
educação especial
odontologia
description Objetivo: Relatar a experiência de atividade de monitoria acadêmica voltada para o processo de ensino-aprendizagem de uma aluna surda em um curso de Odontologia de uma Universidade Federal no Brasil. Relato de Experiência: As ações da monitoria acadêmica foram desenvolvidas no ano de 2019, no curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará, em Belém-PA, voltada para uma aluna do 1º semestre, com surdez, do mesmo curso em questão, cursando algumas disciplinas do ciclo básico e outras do ciclo profissional. Materiais didáticos adaptados foram confeccionados e a comunicação se deu por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Conclusão: Foram encontradas dificuldades na disponibilização de sinais específicos na área da odontologia para o repasse de informações através dos intérpretes e na compreensão de assuntos/conceitos considerados “abstratos” e complicados para a aluna surda. Entende-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido dentro das instituições de ensino superior, visando a permanência e conclusão do curso destes alunos, sempre frisando a necessidade do respeito a identidade e cultura surda.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52596
10.34117/bjdv8n9-285
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52596
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n9-285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52596/39251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 64724-64736
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 64724-64736
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 64724-64736
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183697933139968
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n9-285