Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n9-285 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52596 |
Resumo: | Objetivo: Relatar a experiência de atividade de monitoria acadêmica voltada para o processo de ensino-aprendizagem de uma aluna surda em um curso de Odontologia de uma Universidade Federal no Brasil. Relato de Experiência: As ações da monitoria acadêmica foram desenvolvidas no ano de 2019, no curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará, em Belém-PA, voltada para uma aluna do 1º semestre, com surdez, do mesmo curso em questão, cursando algumas disciplinas do ciclo básico e outras do ciclo profissional. Materiais didáticos adaptados foram confeccionados e a comunicação se deu por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Conclusão: Foram encontradas dificuldades na disponibilização de sinais específicos na área da odontologia para o repasse de informações através dos intérpretes e na compreensão de assuntos/conceitos considerados “abstratos” e complicados para a aluna surda. Entende-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido dentro das instituições de ensino superior, visando a permanência e conclusão do curso destes alunos, sempre frisando a necessidade do respeito a identidade e cultura surda. |
id |
VERACRUZ-0_ea121a14d7edd1136ea9247a7555b024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52596 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case reportsurdezuniversidadeensinoeducação especialodontologiaObjetivo: Relatar a experiência de atividade de monitoria acadêmica voltada para o processo de ensino-aprendizagem de uma aluna surda em um curso de Odontologia de uma Universidade Federal no Brasil. Relato de Experiência: As ações da monitoria acadêmica foram desenvolvidas no ano de 2019, no curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará, em Belém-PA, voltada para uma aluna do 1º semestre, com surdez, do mesmo curso em questão, cursando algumas disciplinas do ciclo básico e outras do ciclo profissional. Materiais didáticos adaptados foram confeccionados e a comunicação se deu por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Conclusão: Foram encontradas dificuldades na disponibilização de sinais específicos na área da odontologia para o repasse de informações através dos intérpretes e na compreensão de assuntos/conceitos considerados “abstratos” e complicados para a aluna surda. Entende-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido dentro das instituições de ensino superior, visando a permanência e conclusão do curso destes alunos, sempre frisando a necessidade do respeito a identidade e cultura surda.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5259610.34117/bjdv8n9-285Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 64724-64736Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 64724-64736Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 64724-647362525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52596/39251Copyright (c) 2022 Rafaela Santos dos Santos, Vania Castro Corrêa, Rita Correa dos Santos, Wallace Albuquerque Queiroz, Natália Corrêa Pinheiro, Fabricio Moraes Pereira, Aline Sâmea Paraense Garcia, Erick Nelo Pedreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rafaela SantosCorrêa, Vania Castrodos Santos, Rita CorreaQueiroz, Wallace AlbuquerquePinheiro, Natália CorrêaPereira, Fabricio MoraesGarcia, Aline Sâmea ParaensePedreira, Erick Nelo2022-09-29T14:28:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/52596Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:49.503811Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report |
title |
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report |
spellingShingle |
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report dos Santos, Rafaela Santos surdez universidade ensino educação especial odontologia dos Santos, Rafaela Santos surdez universidade ensino educação especial odontologia |
title_short |
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report |
title_full |
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report |
title_fullStr |
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report |
title_full_unstemmed |
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report |
title_sort |
Atividade de monitoria de aluna surda em um curso de odontologia de uma Universidade Federal no Brasil: relato de experiência: Teaching-learning process between an academic monitor and a dentistry deaf student at a Brazilian Federal University: case report |
author |
dos Santos, Rafaela Santos |
author_facet |
dos Santos, Rafaela Santos dos Santos, Rafaela Santos Corrêa, Vania Castro dos Santos, Rita Correa Queiroz, Wallace Albuquerque Pinheiro, Natália Corrêa Pereira, Fabricio Moraes Garcia, Aline Sâmea Paraense Pedreira, Erick Nelo Corrêa, Vania Castro dos Santos, Rita Correa Queiroz, Wallace Albuquerque Pinheiro, Natália Corrêa Pereira, Fabricio Moraes Garcia, Aline Sâmea Paraense Pedreira, Erick Nelo |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Vania Castro dos Santos, Rita Correa Queiroz, Wallace Albuquerque Pinheiro, Natália Corrêa Pereira, Fabricio Moraes Garcia, Aline Sâmea Paraense Pedreira, Erick Nelo |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Rafaela Santos Corrêa, Vania Castro dos Santos, Rita Correa Queiroz, Wallace Albuquerque Pinheiro, Natália Corrêa Pereira, Fabricio Moraes Garcia, Aline Sâmea Paraense Pedreira, Erick Nelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
surdez universidade ensino educação especial odontologia |
topic |
surdez universidade ensino educação especial odontologia |
description |
Objetivo: Relatar a experiência de atividade de monitoria acadêmica voltada para o processo de ensino-aprendizagem de uma aluna surda em um curso de Odontologia de uma Universidade Federal no Brasil. Relato de Experiência: As ações da monitoria acadêmica foram desenvolvidas no ano de 2019, no curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará, em Belém-PA, voltada para uma aluna do 1º semestre, com surdez, do mesmo curso em questão, cursando algumas disciplinas do ciclo básico e outras do ciclo profissional. Materiais didáticos adaptados foram confeccionados e a comunicação se deu por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Conclusão: Foram encontradas dificuldades na disponibilização de sinais específicos na área da odontologia para o repasse de informações através dos intérpretes e na compreensão de assuntos/conceitos considerados “abstratos” e complicados para a aluna surda. Entende-se que ainda há um longo caminho a ser percorrido dentro das instituições de ensino superior, visando a permanência e conclusão do curso destes alunos, sempre frisando a necessidade do respeito a identidade e cultura surda. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52596 10.34117/bjdv8n9-285 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52596 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-285 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/52596/39251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 9 (2022); 64724-64736 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 9 (2022); 64724-64736 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 9 (2022); 64724-64736 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183697933139968 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n9-285 |