Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7758 |
Resumo: | Objetiva-se revisar na literatura e analisar a organização e desenvolvimento do currículo integrado e a experiência docente nas Escola Estadual de Educação Profissional no Ceara. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados eletrônicas: SCIELO e LILACS com os descritores: currículo integrado, enfermagem, currículo, no período de 2008 a 2018. A revisão aconteceu no período de novembro de 2018. A ligação da escola ao trabalho e à ciência emerge, na contemporaneidade, como necessidade também apontada pelas forças capitalistas, pois o avanço tecnológico impôs à formação profissional o desenvolvimento de saberes que ultrapassassem a instrumentalização do trabalhador e que os qualificassem também para o trabalho intelectual. Com o advento da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, o caráter de reintegração emerge e, nas seções dedicadas ao ensino médio e a educação profissional, a indicação de articulação estará expressa, ora como finalidade de formação do ensino médio, ora como orientação curricular da educação profissional. O currículo das Escolas Profissionais do Ceara, foi definido pela Secretaria de Educação do Estado, por ocasião da implantação das referidas escolas. Currículos integrados são oportunidades riquíssimas para explorar as potencialidades multidimensionais da educação, para tanto, é preciso que a prática pedagógica e as alternativas de ação didática sejam sistematizadas e efetivamente os horizontes de conhecimentos dos alunos sejam ampliados, que estes compreendam os determinantes sociais, econômicos e políticos das situações de suas vidas e de trabalho e que discutam as alternativas que se apresentam. |
id |
VERACRUZ-0_ec386aab2dbb8d6431397915ef7d6d1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7758 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problemsCurrículo integradoEnsino médioEducação profissionalCurso TécnicoInterdisciplinaridade.Objetiva-se revisar na literatura e analisar a organização e desenvolvimento do currículo integrado e a experiência docente nas Escola Estadual de Educação Profissional no Ceara. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados eletrônicas: SCIELO e LILACS com os descritores: currículo integrado, enfermagem, currículo, no período de 2008 a 2018. A revisão aconteceu no período de novembro de 2018. A ligação da escola ao trabalho e à ciência emerge, na contemporaneidade, como necessidade também apontada pelas forças capitalistas, pois o avanço tecnológico impôs à formação profissional o desenvolvimento de saberes que ultrapassassem a instrumentalização do trabalhador e que os qualificassem também para o trabalho intelectual. Com o advento da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, o caráter de reintegração emerge e, nas seções dedicadas ao ensino médio e a educação profissional, a indicação de articulação estará expressa, ora como finalidade de formação do ensino médio, ora como orientação curricular da educação profissional. O currículo das Escolas Profissionais do Ceara, foi definido pela Secretaria de Educação do Estado, por ocasião da implantação das referidas escolas. Currículos integrados são oportunidades riquíssimas para explorar as potencialidades multidimensionais da educação, para tanto, é preciso que a prática pedagógica e as alternativas de ação didática sejam sistematizadas e efetivamente os horizontes de conhecimentos dos alunos sejam ampliados, que estes compreendam os determinantes sociais, econômicos e políticos das situações de suas vidas e de trabalho e que discutam as alternativas que se apresentam. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/775810.34117/bjdv6n3-246Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 13078-13091Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 13078-13091Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 13078-130912525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7758/7581Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeríssimo, Francisco Arlysson da Silva VeríssimoAmorim Júnior, José de Siqueira Amorim JúniorIbiapina, Aline Raquel de Sousa IbiapinaLeitinho, Meirecele Calíope LeitinhoMelo, Francisca Nellie de Paulade Araujo, Maciel do NascimentoHolanda, Deborah Ximenes TorresCunha, Leiliany Magno2020-05-27T17:55:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7758Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:31.858972Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems |
title |
Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems |
spellingShingle |
Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems Veríssimo, Francisco Arlysson da Silva Veríssimo Currículo integrado Ensino médio Educação profissional Curso Técnico Interdisciplinaridade. |
title_short |
Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems |
title_full |
Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems |
title_fullStr |
Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems |
title_full_unstemmed |
Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems |
title_sort |
Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems |
author |
Veríssimo, Francisco Arlysson da Silva Veríssimo |
author_facet |
Veríssimo, Francisco Arlysson da Silva Veríssimo Amorim Júnior, José de Siqueira Amorim Júnior Ibiapina, Aline Raquel de Sousa Ibiapina Leitinho, Meirecele Calíope Leitinho Melo, Francisca Nellie de Paula de Araujo, Maciel do Nascimento Holanda, Deborah Ximenes Torres Cunha, Leiliany Magno |
author_role |
author |
author2 |
Amorim Júnior, José de Siqueira Amorim Júnior Ibiapina, Aline Raquel de Sousa Ibiapina Leitinho, Meirecele Calíope Leitinho Melo, Francisca Nellie de Paula de Araujo, Maciel do Nascimento Holanda, Deborah Ximenes Torres Cunha, Leiliany Magno |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veríssimo, Francisco Arlysson da Silva Veríssimo Amorim Júnior, José de Siqueira Amorim Júnior Ibiapina, Aline Raquel de Sousa Ibiapina Leitinho, Meirecele Calíope Leitinho Melo, Francisca Nellie de Paula de Araujo, Maciel do Nascimento Holanda, Deborah Ximenes Torres Cunha, Leiliany Magno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo integrado Ensino médio Educação profissional Curso Técnico Interdisciplinaridade. |
topic |
Currículo integrado Ensino médio Educação profissional Curso Técnico Interdisciplinaridade. |
description |
Objetiva-se revisar na literatura e analisar a organização e desenvolvimento do currículo integrado e a experiência docente nas Escola Estadual de Educação Profissional no Ceara. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados eletrônicas: SCIELO e LILACS com os descritores: currículo integrado, enfermagem, currículo, no período de 2008 a 2018. A revisão aconteceu no período de novembro de 2018. A ligação da escola ao trabalho e à ciência emerge, na contemporaneidade, como necessidade também apontada pelas forças capitalistas, pois o avanço tecnológico impôs à formação profissional o desenvolvimento de saberes que ultrapassassem a instrumentalização do trabalhador e que os qualificassem também para o trabalho intelectual. Com o advento da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, o caráter de reintegração emerge e, nas seções dedicadas ao ensino médio e a educação profissional, a indicação de articulação estará expressa, ora como finalidade de formação do ensino médio, ora como orientação curricular da educação profissional. O currículo das Escolas Profissionais do Ceara, foi definido pela Secretaria de Educação do Estado, por ocasião da implantação das referidas escolas. Currículos integrados são oportunidades riquíssimas para explorar as potencialidades multidimensionais da educação, para tanto, é preciso que a prática pedagógica e as alternativas de ação didática sejam sistematizadas e efetivamente os horizontes de conhecimentos dos alunos sejam ampliados, que estes compreendam os determinantes sociais, econômicos e políticos das situações de suas vidas e de trabalho e que discutam as alternativas que se apresentam. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7758 10.34117/bjdv6n3-246 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7758 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7758/7581 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 13078-13091 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 13078-13091 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 13078-13091 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645443238723584 |