Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Francisco Arlysson da Silva Veríssimo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Amorim Júnior, José de Siqueira Amorim Júnior, Ibiapina, Aline Raquel de Sousa Ibiapina, Leitinho, Meirecele Calíope Leitinho, Melo, Francisca Nellie de Paula, de Araujo, Maciel do Nascimento, Holanda, Deborah Ximenes Torres, Cunha, Leiliany Magno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7758
Resumo: Objetiva-se revisar na literatura e analisar a organização e desenvolvimento do currículo integrado e a experiência docente nas Escola Estadual de Educação Profissional no Ceara. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados eletrônicas: SCIELO e LILACS com os descritores: currículo integrado, enfermagem, currículo, no período de 2008 a 2018. A revisão aconteceu no período de novembro de 2018. A ligação da escola ao trabalho e à ciência emerge, na contemporaneidade, como necessidade também apontada pelas forças capitalistas, pois o avanço tecnológico impôs à formação profissional o desenvolvimento de saberes que ultrapassassem a instrumentalização do trabalhador e que os qualificassem também para o trabalho intelectual. Com o advento da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, o caráter de reintegração emerge e, nas seções dedicadas ao ensino médio e a educação profissional, a indicação de articulação estará expressa, ora como finalidade de formação do ensino médio, ora como orientação curricular da educação profissional. O currículo das Escolas Profissionais do Ceara, foi definido pela Secretaria de Educação do Estado, por ocasião da implantação das referidas escolas. Currículos integrados são oportunidades riquíssimas para explorar as potencialidades multidimensionais da educação, para tanto, é preciso que a prática pedagógica e as alternativas de ação didática sejam sistematizadas e efetivamente os horizontes de conhecimentos dos alunos sejam ampliados, que estes compreendam os determinantes sociais, econômicos e políticos das situações de suas vidas e de trabalho e que discutam as alternativas que se apresentam. 
id VERACRUZ-0_ec386aab2dbb8d6431397915ef7d6d1c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7758
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problemsCurrículo integradoEnsino médioEducação profissionalCurso TécnicoInterdisciplinaridade.Objetiva-se revisar na literatura e analisar a organização e desenvolvimento do currículo integrado e a experiência docente nas Escola Estadual de Educação Profissional no Ceara. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados eletrônicas: SCIELO e LILACS com os descritores: currículo integrado, enfermagem, currículo, no período de 2008 a 2018. A revisão aconteceu no período de novembro de 2018. A ligação da escola ao trabalho e à ciência emerge, na contemporaneidade, como necessidade também apontada pelas forças capitalistas, pois o avanço tecnológico impôs à formação profissional o desenvolvimento de saberes que ultrapassassem a instrumentalização do trabalhador e que os qualificassem também para o trabalho intelectual. Com o advento da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, o caráter de reintegração emerge e, nas seções dedicadas ao ensino médio e a educação profissional, a indicação de articulação estará expressa, ora como finalidade de formação do ensino médio, ora como orientação curricular da educação profissional. O currículo das Escolas Profissionais do Ceara, foi definido pela Secretaria de Educação do Estado, por ocasião da implantação das referidas escolas. Currículos integrados são oportunidades riquíssimas para explorar as potencialidades multidimensionais da educação, para tanto, é preciso que a prática pedagógica e as alternativas de ação didática sejam sistematizadas e efetivamente os horizontes de conhecimentos dos alunos sejam ampliados, que estes compreendam os determinantes sociais, econômicos e políticos das situações de suas vidas e de trabalho e que discutam as alternativas que se apresentam. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/775810.34117/bjdv6n3-246Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 13078-13091Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 13078-13091Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 13078-130912525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7758/7581Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeríssimo, Francisco Arlysson da Silva VeríssimoAmorim Júnior, José de Siqueira Amorim JúniorIbiapina, Aline Raquel de Sousa IbiapinaLeitinho, Meirecele Calíope LeitinhoMelo, Francisca Nellie de Paulade Araujo, Maciel do NascimentoHolanda, Deborah Ximenes TorresCunha, Leiliany Magno2020-05-27T17:55:18Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7758Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:31.858972Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems
title Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems
spellingShingle Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems
Veríssimo, Francisco Arlysson da Silva Veríssimo
Currículo integrado
Ensino médio
Educação profissional
Curso Técnico
Interdisciplinaridade.
title_short Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems
title_full Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems
title_fullStr Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems
title_full_unstemmed Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems
title_sort Currículo integrado: enredo, concepções, propostas e problemas / Integrated curriculum: plot, conceptions, proposals and problems
author Veríssimo, Francisco Arlysson da Silva Veríssimo
author_facet Veríssimo, Francisco Arlysson da Silva Veríssimo
Amorim Júnior, José de Siqueira Amorim Júnior
Ibiapina, Aline Raquel de Sousa Ibiapina
Leitinho, Meirecele Calíope Leitinho
Melo, Francisca Nellie de Paula
de Araujo, Maciel do Nascimento
Holanda, Deborah Ximenes Torres
Cunha, Leiliany Magno
author_role author
author2 Amorim Júnior, José de Siqueira Amorim Júnior
Ibiapina, Aline Raquel de Sousa Ibiapina
Leitinho, Meirecele Calíope Leitinho
Melo, Francisca Nellie de Paula
de Araujo, Maciel do Nascimento
Holanda, Deborah Ximenes Torres
Cunha, Leiliany Magno
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Francisco Arlysson da Silva Veríssimo
Amorim Júnior, José de Siqueira Amorim Júnior
Ibiapina, Aline Raquel de Sousa Ibiapina
Leitinho, Meirecele Calíope Leitinho
Melo, Francisca Nellie de Paula
de Araujo, Maciel do Nascimento
Holanda, Deborah Ximenes Torres
Cunha, Leiliany Magno
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo integrado
Ensino médio
Educação profissional
Curso Técnico
Interdisciplinaridade.
topic Currículo integrado
Ensino médio
Educação profissional
Curso Técnico
Interdisciplinaridade.
description Objetiva-se revisar na literatura e analisar a organização e desenvolvimento do currículo integrado e a experiência docente nas Escola Estadual de Educação Profissional no Ceara. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados eletrônicas: SCIELO e LILACS com os descritores: currículo integrado, enfermagem, currículo, no período de 2008 a 2018. A revisão aconteceu no período de novembro de 2018. A ligação da escola ao trabalho e à ciência emerge, na contemporaneidade, como necessidade também apontada pelas forças capitalistas, pois o avanço tecnológico impôs à formação profissional o desenvolvimento de saberes que ultrapassassem a instrumentalização do trabalhador e que os qualificassem também para o trabalho intelectual. Com o advento da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/1996, o caráter de reintegração emerge e, nas seções dedicadas ao ensino médio e a educação profissional, a indicação de articulação estará expressa, ora como finalidade de formação do ensino médio, ora como orientação curricular da educação profissional. O currículo das Escolas Profissionais do Ceara, foi definido pela Secretaria de Educação do Estado, por ocasião da implantação das referidas escolas. Currículos integrados são oportunidades riquíssimas para explorar as potencialidades multidimensionais da educação, para tanto, é preciso que a prática pedagógica e as alternativas de ação didática sejam sistematizadas e efetivamente os horizontes de conhecimentos dos alunos sejam ampliados, que estes compreendam os determinantes sociais, econômicos e políticos das situações de suas vidas e de trabalho e que discutam as alternativas que se apresentam. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7758
10.34117/bjdv6n3-246
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7758
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7758/7581
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 13078-13091
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 13078-13091
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 13078-13091
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645443238723584