Aplicação das tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de estudantes com deficiências cognitivas e outras necessidades especiais: uma revisão sistemática / Application of information and communication technologies in the learning of students with cognitive impairments and other special needs: a systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nata da Costa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Barbosa, Tiago da Costa Silva, Costa, Nayara Magda Gomes Barbosa da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47240
Resumo: O avanço tecnológico nos dias atuais atualidade é indiscutível. Assim como em todos as áreas da sociedade, a educação tem feito uso dessas novas tecnologias no processo ensino aprendizagem. Várias ferramentas tecnológicas e plataformas digitais já fazem parte do contexto educacional, porém na educação especial, especificamente na educação de alunos com deficiências cognitivas, o acompanhamento desse desenvolvimento tecnológico é mais lento. Diante do exposto esse artigo é uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar nas publicações científicas como as TICs estão sendo utilizadas para melhorar o processo ensino aprendizagem de alunos com deficiências cognitivas. Para essa análise do estado da arte foram escolhidas como bases de dados os portais Science Direct, Periódicos CAPES e Scopus. Por ser um tema relativamente novo, foram analisados artigos publicados entre os anos de 2016 a 2020. Observou-se que, mesmo com desafios a serem vencidos a utilização das TICs estão ajudando na educação de crianças com deficiências cognitivas ou necessidades especiais em todas as partes do mundo o que desafia ainda mais à comunidade científica a promover pesquisas sobre esse tema.
id VERACRUZ-0_ecd36c7401a7a7c288994b612cc18d7a
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47240
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aplicação das tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de estudantes com deficiências cognitivas e outras necessidades especiais: uma revisão sistemática / Application of information and communication technologies in the learning of students with cognitive impairments and other special needs: a systematic reviewTICeducação especialdeficiência cognitiva.O avanço tecnológico nos dias atuais atualidade é indiscutível. Assim como em todos as áreas da sociedade, a educação tem feito uso dessas novas tecnologias no processo ensino aprendizagem. Várias ferramentas tecnológicas e plataformas digitais já fazem parte do contexto educacional, porém na educação especial, especificamente na educação de alunos com deficiências cognitivas, o acompanhamento desse desenvolvimento tecnológico é mais lento. Diante do exposto esse artigo é uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar nas publicações científicas como as TICs estão sendo utilizadas para melhorar o processo ensino aprendizagem de alunos com deficiências cognitivas. Para essa análise do estado da arte foram escolhidas como bases de dados os portais Science Direct, Periódicos CAPES e Scopus. Por ser um tema relativamente novo, foram analisados artigos publicados entre os anos de 2016 a 2020. Observou-se que, mesmo com desafios a serem vencidos a utilização das TICs estão ajudando na educação de crianças com deficiências cognitivas ou necessidades especiais em todas as partes do mundo o que desafia ainda mais à comunidade científica a promover pesquisas sobre esse tema.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4724010.34117/bjdv8n4-609Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022)Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022)Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022)2525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47240/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Nata da CostaBarbosa, Tiago da Costa SilvaCosta, Nayara Magda Gomes Barbosa da2022-06-22T19:36:56Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47240Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:49.724821Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação das tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de estudantes com deficiências cognitivas e outras necessidades especiais: uma revisão sistemática / Application of information and communication technologies in the learning of students with cognitive impairments and other special needs: a systematic review
title Aplicação das tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de estudantes com deficiências cognitivas e outras necessidades especiais: uma revisão sistemática / Application of information and communication technologies in the learning of students with cognitive impairments and other special needs: a systematic review
spellingShingle Aplicação das tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de estudantes com deficiências cognitivas e outras necessidades especiais: uma revisão sistemática / Application of information and communication technologies in the learning of students with cognitive impairments and other special needs: a systematic review
Silva, Nata da Costa
TIC
educação especial
deficiência cognitiva.
title_short Aplicação das tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de estudantes com deficiências cognitivas e outras necessidades especiais: uma revisão sistemática / Application of information and communication technologies in the learning of students with cognitive impairments and other special needs: a systematic review
title_full Aplicação das tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de estudantes com deficiências cognitivas e outras necessidades especiais: uma revisão sistemática / Application of information and communication technologies in the learning of students with cognitive impairments and other special needs: a systematic review
title_fullStr Aplicação das tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de estudantes com deficiências cognitivas e outras necessidades especiais: uma revisão sistemática / Application of information and communication technologies in the learning of students with cognitive impairments and other special needs: a systematic review
title_full_unstemmed Aplicação das tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de estudantes com deficiências cognitivas e outras necessidades especiais: uma revisão sistemática / Application of information and communication technologies in the learning of students with cognitive impairments and other special needs: a systematic review
title_sort Aplicação das tecnologias de informação e comunicação no aprendizado de estudantes com deficiências cognitivas e outras necessidades especiais: uma revisão sistemática / Application of information and communication technologies in the learning of students with cognitive impairments and other special needs: a systematic review
author Silva, Nata da Costa
author_facet Silva, Nata da Costa
Barbosa, Tiago da Costa Silva
Costa, Nayara Magda Gomes Barbosa da
author_role author
author2 Barbosa, Tiago da Costa Silva
Costa, Nayara Magda Gomes Barbosa da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nata da Costa
Barbosa, Tiago da Costa Silva
Costa, Nayara Magda Gomes Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
educação especial
deficiência cognitiva.
topic TIC
educação especial
deficiência cognitiva.
description O avanço tecnológico nos dias atuais atualidade é indiscutível. Assim como em todos as áreas da sociedade, a educação tem feito uso dessas novas tecnologias no processo ensino aprendizagem. Várias ferramentas tecnológicas e plataformas digitais já fazem parte do contexto educacional, porém na educação especial, especificamente na educação de alunos com deficiências cognitivas, o acompanhamento desse desenvolvimento tecnológico é mais lento. Diante do exposto esse artigo é uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar nas publicações científicas como as TICs estão sendo utilizadas para melhorar o processo ensino aprendizagem de alunos com deficiências cognitivas. Para essa análise do estado da arte foram escolhidas como bases de dados os portais Science Direct, Periódicos CAPES e Scopus. Por ser um tema relativamente novo, foram analisados artigos publicados entre os anos de 2016 a 2020. Observou-se que, mesmo com desafios a serem vencidos a utilização das TICs estão ajudando na educação de crianças com deficiências cognitivas ou necessidades especiais em todas as partes do mundo o que desafia ainda mais à comunidade científica a promover pesquisas sobre esse tema.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47240
10.34117/bjdv8n4-609
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47240
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47240/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022)
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022)
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022)
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645594612203520