Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28712 |
Resumo: | O artigo refere-se à pesquisa de mestrado em Educação, que teve como objetivo investigar as possíveis relações entre o mal-estar na adolescência contemporânea e o laço social. Diante do aumento do sofrimento dos adolescentes e das dificuldades referidas por pais e professores, em acessá-los, buscamos elucidar essa realidade sob a ótica Psicanalítica. Trata-se de uma Revisão Bibliográfica que, por meio do método do Materialismo Histórico Dialético, abordará os temas: adolescência, mal-estar, laço social, educação e psicanálise. A contemporaneidade produz novas formas de subjetivação e de mal estar no adolescente. O atual discurso capitalista, não favorece o estabelecimento do laço social; ao contrário, reforça o individualismo e empobrece as referências que outrora ordenavam a sociedade. Como consequência, os adolescentes encontram-se “desmapeados” e desamparados, situação que se reflete no ambiente escolar. A psicanálise defende que a escuta do educador, enquanto um “outro” do aluno, favorece a desafiadora travessia da adolescência, em direção ao laço social. |
id |
VERACRUZ-0_ef97b10d5c3a817f77789651f34a4725 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28712 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for educationadolescênciapsicanáliseeducaçãomal-estarlaço social.O artigo refere-se à pesquisa de mestrado em Educação, que teve como objetivo investigar as possíveis relações entre o mal-estar na adolescência contemporânea e o laço social. Diante do aumento do sofrimento dos adolescentes e das dificuldades referidas por pais e professores, em acessá-los, buscamos elucidar essa realidade sob a ótica Psicanalítica. Trata-se de uma Revisão Bibliográfica que, por meio do método do Materialismo Histórico Dialético, abordará os temas: adolescência, mal-estar, laço social, educação e psicanálise. A contemporaneidade produz novas formas de subjetivação e de mal estar no adolescente. O atual discurso capitalista, não favorece o estabelecimento do laço social; ao contrário, reforça o individualismo e empobrece as referências que outrora ordenavam a sociedade. Como consequência, os adolescentes encontram-se “desmapeados” e desamparados, situação que se reflete no ambiente escolar. A psicanálise defende que a escuta do educador, enquanto um “outro” do aluno, favorece a desafiadora travessia da adolescência, em direção ao laço social. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2871210.34117/bjdv7n4-559Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41535-41553Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41535-41553Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41535-415532525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28712/22683Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaio, CláudiaGagliotto, Giseli Monteiro2021-07-28T18:56:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28712Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:22.012422Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education |
title |
Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education |
spellingShingle |
Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education Maio, Cláudia adolescência psicanálise educação mal-estar laço social. |
title_short |
Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education |
title_full |
Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education |
title_fullStr |
Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education |
title_full_unstemmed |
Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education |
title_sort |
Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education |
author |
Maio, Cláudia |
author_facet |
Maio, Cláudia Gagliotto, Giseli Monteiro |
author_role |
author |
author2 |
Gagliotto, Giseli Monteiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maio, Cláudia Gagliotto, Giseli Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
adolescência psicanálise educação mal-estar laço social. |
topic |
adolescência psicanálise educação mal-estar laço social. |
description |
O artigo refere-se à pesquisa de mestrado em Educação, que teve como objetivo investigar as possíveis relações entre o mal-estar na adolescência contemporânea e o laço social. Diante do aumento do sofrimento dos adolescentes e das dificuldades referidas por pais e professores, em acessá-los, buscamos elucidar essa realidade sob a ótica Psicanalítica. Trata-se de uma Revisão Bibliográfica que, por meio do método do Materialismo Histórico Dialético, abordará os temas: adolescência, mal-estar, laço social, educação e psicanálise. A contemporaneidade produz novas formas de subjetivação e de mal estar no adolescente. O atual discurso capitalista, não favorece o estabelecimento do laço social; ao contrário, reforça o individualismo e empobrece as referências que outrora ordenavam a sociedade. Como consequência, os adolescentes encontram-se “desmapeados” e desamparados, situação que se reflete no ambiente escolar. A psicanálise defende que a escuta do educador, enquanto um “outro” do aluno, favorece a desafiadora travessia da adolescência, em direção ao laço social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28712 10.34117/bjdv7n4-559 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28712 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n4-559 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28712/22683 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41535-41553 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41535-41553 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41535-41553 2525-8761 10.34117/bjd.v7i4 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645527792746496 |