Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maio, Cláudia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gagliotto, Giseli Monteiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28712
Resumo: O artigo refere-se à pesquisa de mestrado em Educação, que teve como objetivo investigar as possíveis relações entre o mal-estar na adolescência contemporânea e o laço social.  Diante do aumento do sofrimento dos adolescentes e das dificuldades referidas por pais e professores, em acessá-los, buscamos elucidar essa realidade sob a ótica Psicanalítica. Trata-se de uma Revisão Bibliográfica que, por meio do método do Materialismo Histórico Dialético, abordará os temas: adolescência, mal-estar, laço social, educação e psicanálise. A contemporaneidade produz novas formas de subjetivação e de mal estar no adolescente. O atual discurso capitalista, não favorece o estabelecimento do laço social; ao contrário, reforça o individualismo e empobrece as referências que outrora ordenavam a sociedade. Como consequência, os adolescentes encontram-se “desmapeados” e desamparados, situação que se reflete no ambiente escolar. A psicanálise defende que a escuta do educador, enquanto um “outro” do aluno, favorece a desafiadora travessia da adolescência, em direção ao laço social. 
id VERACRUZ-0_ef97b10d5c3a817f77789651f34a4725
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28712
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for educationadolescênciapsicanáliseeducaçãomal-estarlaço social.O artigo refere-se à pesquisa de mestrado em Educação, que teve como objetivo investigar as possíveis relações entre o mal-estar na adolescência contemporânea e o laço social.  Diante do aumento do sofrimento dos adolescentes e das dificuldades referidas por pais e professores, em acessá-los, buscamos elucidar essa realidade sob a ótica Psicanalítica. Trata-se de uma Revisão Bibliográfica que, por meio do método do Materialismo Histórico Dialético, abordará os temas: adolescência, mal-estar, laço social, educação e psicanálise. A contemporaneidade produz novas formas de subjetivação e de mal estar no adolescente. O atual discurso capitalista, não favorece o estabelecimento do laço social; ao contrário, reforça o individualismo e empobrece as referências que outrora ordenavam a sociedade. Como consequência, os adolescentes encontram-se “desmapeados” e desamparados, situação que se reflete no ambiente escolar. A psicanálise defende que a escuta do educador, enquanto um “outro” do aluno, favorece a desafiadora travessia da adolescência, em direção ao laço social. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2871210.34117/bjdv7n4-559Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41535-41553Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41535-41553Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41535-415532525-876110.34117/bjd.v7i4reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28712/22683Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaio, CláudiaGagliotto, Giseli Monteiro2021-07-28T18:56:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/28712Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:15:22.012422Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education
title Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education
spellingShingle Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education
Maio, Cláudia
adolescência
psicanálise
educação
mal-estar
laço social.
title_short Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education
title_full Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education
title_fullStr Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education
title_full_unstemmed Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education
title_sort Mal Estar, laço social e adolescência contemporânea: uma perspectiva psicanálitica para a educação/ Uneasiness, social bonds and contemporary adolescence: a psychoanalytic perspective for education
author Maio, Cláudia
author_facet Maio, Cláudia
Gagliotto, Giseli Monteiro
author_role author
author2 Gagliotto, Giseli Monteiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maio, Cláudia
Gagliotto, Giseli Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv adolescência
psicanálise
educação
mal-estar
laço social.
topic adolescência
psicanálise
educação
mal-estar
laço social.
description O artigo refere-se à pesquisa de mestrado em Educação, que teve como objetivo investigar as possíveis relações entre o mal-estar na adolescência contemporânea e o laço social.  Diante do aumento do sofrimento dos adolescentes e das dificuldades referidas por pais e professores, em acessá-los, buscamos elucidar essa realidade sob a ótica Psicanalítica. Trata-se de uma Revisão Bibliográfica que, por meio do método do Materialismo Histórico Dialético, abordará os temas: adolescência, mal-estar, laço social, educação e psicanálise. A contemporaneidade produz novas formas de subjetivação e de mal estar no adolescente. O atual discurso capitalista, não favorece o estabelecimento do laço social; ao contrário, reforça o individualismo e empobrece as referências que outrora ordenavam a sociedade. Como consequência, os adolescentes encontram-se “desmapeados” e desamparados, situação que se reflete no ambiente escolar. A psicanálise defende que a escuta do educador, enquanto um “outro” do aluno, favorece a desafiadora travessia da adolescência, em direção ao laço social. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28712
10.34117/bjdv7n4-559
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28712
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n4-559
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28712/22683
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 4 (2021); 41535-41553
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 4 (2021); 41535-41553
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 4 (2021); 41535-41553
2525-8761
10.34117/bjd.v7i4
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645527792746496