O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/001300000h1xm |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9505 https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647736 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar.Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola. |
id |
UFOP_d868495f20c20e61c61913b982df879f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/9505 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?Laço socialOcupaçõesEducaçãoAdolescênciaEste artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar.Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.2018-02-08T10:24:27Z2018-02-08T10:24:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOUTINHO, L. G.; ANDRADE, C. B. de. O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, n. Especial, p. 48-63, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736>. Acesso em: 16 jan. 2018.1676-2592http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9505https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647736ark:/61566/001300000h1xmO periódico ETD - Educação Temática Digital permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/76>. Acesso em: 11 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Luciana GageiroAndrade, Cláudia Braga deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T05:56:36Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9505Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T05:56:36Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
title |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
spellingShingle |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? Coutinho, Luciana Gageiro Laço social Ocupações Educação Adolescência |
title_short |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
title_full |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
title_fullStr |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
title_full_unstemmed |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
title_sort |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
author |
Coutinho, Luciana Gageiro |
author_facet |
Coutinho, Luciana Gageiro Andrade, Cláudia Braga de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Cláudia Braga de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Luciana Gageiro Andrade, Cláudia Braga de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laço social Ocupações Educação Adolescência |
topic |
Laço social Ocupações Educação Adolescência |
description |
Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar.Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-02-08T10:24:27Z 2018-02-08T10:24:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COUTINHO, L. G.; ANDRADE, C. B. de. O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, n. Especial, p. 48-63, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736>. Acesso em: 16 jan. 2018. 1676-2592 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9505 https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647736 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/001300000h1xm |
identifier_str_mv |
COUTINHO, L. G.; ANDRADE, C. B. de. O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, n. Especial, p. 48-63, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736>. Acesso em: 16 jan. 2018. 1676-2592 ark:/61566/001300000h1xm |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9505 https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705805930037248 |