O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Luciana Gageiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, Cláudia Braga de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/001300000h1xm
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9505
https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647736
Resumo: Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar.Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.
id UFOP_d868495f20c20e61c61913b982df879f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9505
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?Laço socialOcupaçõesEducaçãoAdolescênciaEste artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar.Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.2018-02-08T10:24:27Z2018-02-08T10:24:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOUTINHO, L. G.; ANDRADE, C. B. de. O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, n. Especial, p. 48-63, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736>. Acesso em: 16 jan. 2018.1676-2592http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9505https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647736ark:/61566/001300000h1xmO periódico ETD - Educação Temática Digital permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/76>. Acesso em: 11 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Luciana GageiroAndrade, Cláudia Braga deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T05:56:36Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9505Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T05:56:36Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
title O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
spellingShingle O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
Coutinho, Luciana Gageiro
Laço social
Ocupações
Educação
Adolescência
title_short O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
title_full O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
title_fullStr O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
title_full_unstemmed O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
title_sort O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
author Coutinho, Luciana Gageiro
author_facet Coutinho, Luciana Gageiro
Andrade, Cláudia Braga de
author_role author
author2 Andrade, Cláudia Braga de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Luciana Gageiro
Andrade, Cláudia Braga de
dc.subject.por.fl_str_mv Laço social
Ocupações
Educação
Adolescência
topic Laço social
Ocupações
Educação
Adolescência
description Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar.Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-02-08T10:24:27Z
2018-02-08T10:24:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTINHO, L. G.; ANDRADE, C. B. de. O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, n. Especial, p. 48-63, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736>. Acesso em: 16 jan. 2018.
1676-2592
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9505
https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647736
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/001300000h1xm
identifier_str_mv COUTINHO, L. G.; ANDRADE, C. B. de. O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?. ETD: Educação Temática Digital, v. 19, n. Especial, p. 48-63, 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736>. Acesso em: 16 jan. 2018.
1676-2592
ark:/61566/001300000h1xm
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9505
https://doi.org/10.20396/etd.v19i0.8647736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705805930037248