O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736 |
Resumo: | Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar. Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola. |
id |
UNICAMP-19_83287a9fb3b2d31f355b5a33304984af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647736 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?Laço social. Educação. Adolescência. Ocupações.AdolescênciaPsicanálise em educaçãoSociedadeEste artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar. Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola. Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864773610.20396/etd.v19i0.8647736ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-62ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-62ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-621676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736/15182https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736/19918Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Luciana GageiroAndrade, Claudia Braga de2018-04-13T15:26:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647736Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.197626ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
title |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
spellingShingle |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? Coutinho, Luciana Gageiro Laço social. Educação. Adolescência. Ocupações. Adolescência Psicanálise em educação Sociedade |
title_short |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
title_full |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
title_fullStr |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
title_full_unstemmed |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
title_sort |
O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação? |
author |
Coutinho, Luciana Gageiro |
author_facet |
Coutinho, Luciana Gageiro Andrade, Claudia Braga de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Claudia Braga de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Luciana Gageiro Andrade, Claudia Braga de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laço social. Educação. Adolescência. Ocupações. Adolescência Psicanálise em educação Sociedade |
topic |
Laço social. Educação. Adolescência. Ocupações. Adolescência Psicanálise em educação Sociedade |
description |
Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar. Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736 10.20396/etd.v19i0.8647736 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i0.8647736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736/15182 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736/19918 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-62 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-62 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-62 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653806436352 |