O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Luciana Gageiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Andrade, Claudia Braga de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736
Resumo: Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar. Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.  
id UNICAMP-19_83287a9fb3b2d31f355b5a33304984af
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647736
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?Laço social. Educação. Adolescência. Ocupações.AdolescênciaPsicanálise em educaçãoSociedadeEste artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar. Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.  Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864773610.20396/etd.v19i0.8647736ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-62ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-62ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-621676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736/15182https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736/19918Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Luciana GageiroAndrade, Claudia Braga de2018-04-13T15:26:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647736Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.197626ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
title O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
spellingShingle O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
Coutinho, Luciana Gageiro
Laço social. Educação. Adolescência. Ocupações.
Adolescência
Psicanálise em educação
Sociedade
title_short O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
title_full O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
title_fullStr O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
title_full_unstemmed O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
title_sort O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
author Coutinho, Luciana Gageiro
author_facet Coutinho, Luciana Gageiro
Andrade, Claudia Braga de
author_role author
author2 Andrade, Claudia Braga de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Luciana Gageiro
Andrade, Claudia Braga de
dc.subject.por.fl_str_mv Laço social. Educação. Adolescência. Ocupações.
Adolescência
Psicanálise em educação
Sociedade
topic Laço social. Educação. Adolescência. Ocupações.
Adolescência
Psicanálise em educação
Sociedade
description Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar. Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736
10.20396/etd.v19i0.8647736
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i0.8647736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736/15182
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647736/19918
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-62
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-62
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 48-62
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653806436352