Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n6-075 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11066 |
Resumo: | Visando analisar os modelos de avaliação de aprendizagem utilizados em um Mestrado Profissional em Saúde do interior do Ceará, foi realizado um estudo de caso de abordagem quanti-qualitativa sobre os modelos de avaliação utilizados por docentes de um Mestrado Profissional da área da saúde do Ceará. Através de um instrumento utilizado por Manuel (2016) e adaptado para atender os critérios da pesquisa, além da utilização de uma entrevista semi estruturada. Os modelos de avaliação da aprendizagem mais utilizados são portfólios, seminários, participação além de fatores inerentes aos discentes como a assiduidade e dedicação. A avaliação escrita foi um modelo antagonista aos discentes, no entanto esta não é utilizada no programa de Mestrado em questão. O ambiente do pós graduando oferece a adoção de métodos avaliativos variados que favorece o desenvolvimento crítico do aluno em sala de aula. |
id |
VERACRUZ-0_efef35a3f7117fb0784c6001ce3ccdcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11066 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in healthAvaliaçãoMetodologias de ensinoPós-graduaçãoVisando analisar os modelos de avaliação de aprendizagem utilizados em um Mestrado Profissional em Saúde do interior do Ceará, foi realizado um estudo de caso de abordagem quanti-qualitativa sobre os modelos de avaliação utilizados por docentes de um Mestrado Profissional da área da saúde do Ceará. Através de um instrumento utilizado por Manuel (2016) e adaptado para atender os critérios da pesquisa, além da utilização de uma entrevista semi estruturada. Os modelos de avaliação da aprendizagem mais utilizados são portfólios, seminários, participação além de fatores inerentes aos discentes como a assiduidade e dedicação. A avaliação escrita foi um modelo antagonista aos discentes, no entanto esta não é utilizada no programa de Mestrado em questão. O ambiente do pós graduando oferece a adoção de métodos avaliativos variados que favorece o desenvolvimento crítico do aluno em sala de aula. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1106610.34117/bjdv6n6-075Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33829-33842Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33829-33842Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33829-338422525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11066/9283Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Tamires Maria SilveiraVasconcelos, Maristela Inês OsawaFarias, Quiteria Larissa TeodoroCavalcante, Ana Suelen PedrozaViana, Rafaela Rodrigues2020-07-21T19:01:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11066Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:02.161838Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health |
title |
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health |
spellingShingle |
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health Araújo, Tamires Maria Silveira Avaliação Metodologias de ensino Pós-graduação Araújo, Tamires Maria Silveira Avaliação Metodologias de ensino Pós-graduação |
title_short |
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health |
title_full |
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health |
title_fullStr |
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health |
title_full_unstemmed |
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health |
title_sort |
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health |
author |
Araújo, Tamires Maria Silveira |
author_facet |
Araújo, Tamires Maria Silveira Araújo, Tamires Maria Silveira Vasconcelos, Maristela Inês Osawa Farias, Quiteria Larissa Teodoro Cavalcante, Ana Suelen Pedroza Viana, Rafaela Rodrigues Vasconcelos, Maristela Inês Osawa Farias, Quiteria Larissa Teodoro Cavalcante, Ana Suelen Pedroza Viana, Rafaela Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Maristela Inês Osawa Farias, Quiteria Larissa Teodoro Cavalcante, Ana Suelen Pedroza Viana, Rafaela Rodrigues |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Tamires Maria Silveira Vasconcelos, Maristela Inês Osawa Farias, Quiteria Larissa Teodoro Cavalcante, Ana Suelen Pedroza Viana, Rafaela Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Metodologias de ensino Pós-graduação |
topic |
Avaliação Metodologias de ensino Pós-graduação |
description |
Visando analisar os modelos de avaliação de aprendizagem utilizados em um Mestrado Profissional em Saúde do interior do Ceará, foi realizado um estudo de caso de abordagem quanti-qualitativa sobre os modelos de avaliação utilizados por docentes de um Mestrado Profissional da área da saúde do Ceará. Através de um instrumento utilizado por Manuel (2016) e adaptado para atender os critérios da pesquisa, além da utilização de uma entrevista semi estruturada. Os modelos de avaliação da aprendizagem mais utilizados são portfólios, seminários, participação além de fatores inerentes aos discentes como a assiduidade e dedicação. A avaliação escrita foi um modelo antagonista aos discentes, no entanto esta não é utilizada no programa de Mestrado em questão. O ambiente do pós graduando oferece a adoção de métodos avaliativos variados que favorece o desenvolvimento crítico do aluno em sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11066 10.34117/bjdv6n6-075 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11066 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-075 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11066/9283 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33829-33842 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33829-33842 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33829-33842 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183726309703680 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-075 |