Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Tamires Maria Silveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vasconcelos, Maristela Inês Osawa, Farias, Quiteria Larissa Teodoro, Cavalcante, Ana Suelen Pedroza, Viana, Rafaela Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n6-075
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11066
Resumo: Visando analisar os modelos de avaliação de aprendizagem utilizados em um Mestrado Profissional em Saúde do interior do Ceará, foi realizado um estudo de caso de abordagem quanti-qualitativa sobre os modelos de avaliação utilizados por docentes de um Mestrado Profissional da área da saúde do Ceará. Através de um instrumento utilizado por Manuel (2016) e adaptado para atender os critérios da pesquisa, além da utilização de uma entrevista semi estruturada. Os modelos de avaliação da aprendizagem mais utilizados são portfólios, seminários, participação além de fatores inerentes aos discentes como a assiduidade e dedicação. A avaliação escrita foi um modelo antagonista aos discentes, no entanto esta não é utilizada no programa de Mestrado em questão. O ambiente do pós graduando oferece a adoção de métodos avaliativos variados que favorece o desenvolvimento crítico do aluno em sala de aula. 
id VERACRUZ-0_efef35a3f7117fb0784c6001ce3ccdcc
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11066
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in healthAvaliaçãoMetodologias de ensinoPós-graduaçãoVisando analisar os modelos de avaliação de aprendizagem utilizados em um Mestrado Profissional em Saúde do interior do Ceará, foi realizado um estudo de caso de abordagem quanti-qualitativa sobre os modelos de avaliação utilizados por docentes de um Mestrado Profissional da área da saúde do Ceará. Através de um instrumento utilizado por Manuel (2016) e adaptado para atender os critérios da pesquisa, além da utilização de uma entrevista semi estruturada. Os modelos de avaliação da aprendizagem mais utilizados são portfólios, seminários, participação além de fatores inerentes aos discentes como a assiduidade e dedicação. A avaliação escrita foi um modelo antagonista aos discentes, no entanto esta não é utilizada no programa de Mestrado em questão. O ambiente do pós graduando oferece a adoção de métodos avaliativos variados que favorece o desenvolvimento crítico do aluno em sala de aula. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1106610.34117/bjdv6n6-075Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33829-33842Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33829-33842Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33829-338422525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11066/9283Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Tamires Maria SilveiraVasconcelos, Maristela Inês OsawaFarias, Quiteria Larissa TeodoroCavalcante, Ana Suelen PedrozaViana, Rafaela Rodrigues2020-07-21T19:01:09Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11066Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:02.161838Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
title Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
spellingShingle Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
Araújo, Tamires Maria Silveira
Avaliação
Metodologias de ensino
Pós-graduação
Araújo, Tamires Maria Silveira
Avaliação
Metodologias de ensino
Pós-graduação
title_short Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
title_full Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
title_fullStr Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
title_full_unstemmed Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
title_sort Modelos de avaliação da aprendizagem utilizados em um mestrado profissional em saúde / Learning assessment models used in a professional masters in health
author Araújo, Tamires Maria Silveira
author_facet Araújo, Tamires Maria Silveira
Araújo, Tamires Maria Silveira
Vasconcelos, Maristela Inês Osawa
Farias, Quiteria Larissa Teodoro
Cavalcante, Ana Suelen Pedroza
Viana, Rafaela Rodrigues
Vasconcelos, Maristela Inês Osawa
Farias, Quiteria Larissa Teodoro
Cavalcante, Ana Suelen Pedroza
Viana, Rafaela Rodrigues
author_role author
author2 Vasconcelos, Maristela Inês Osawa
Farias, Quiteria Larissa Teodoro
Cavalcante, Ana Suelen Pedroza
Viana, Rafaela Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Tamires Maria Silveira
Vasconcelos, Maristela Inês Osawa
Farias, Quiteria Larissa Teodoro
Cavalcante, Ana Suelen Pedroza
Viana, Rafaela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Metodologias de ensino
Pós-graduação
topic Avaliação
Metodologias de ensino
Pós-graduação
description Visando analisar os modelos de avaliação de aprendizagem utilizados em um Mestrado Profissional em Saúde do interior do Ceará, foi realizado um estudo de caso de abordagem quanti-qualitativa sobre os modelos de avaliação utilizados por docentes de um Mestrado Profissional da área da saúde do Ceará. Através de um instrumento utilizado por Manuel (2016) e adaptado para atender os critérios da pesquisa, além da utilização de uma entrevista semi estruturada. Os modelos de avaliação da aprendizagem mais utilizados são portfólios, seminários, participação além de fatores inerentes aos discentes como a assiduidade e dedicação. A avaliação escrita foi um modelo antagonista aos discentes, no entanto esta não é utilizada no programa de Mestrado em questão. O ambiente do pós graduando oferece a adoção de métodos avaliativos variados que favorece o desenvolvimento crítico do aluno em sala de aula. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11066
10.34117/bjdv6n6-075
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11066
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-075
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11066/9283
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33829-33842
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33829-33842
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33829-33842
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183726309703680
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n6-075