A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33158 |
Resumo: | Para conseguir atingir a meta de boas notas no Enem, os estudantes precisam dominar a arte de auto dedicação nos estudos em seu dia a dia. Após uma pré-pesquisa sobre as notas dos alunos no Enem nas escolas públicas e privadas foi notável um desconhecimento a respeito das regras e normas do ENEM e também uma defasagem de conhecimento em conteúdos de química. Observou-se que o problema nas notas dos alunos está relacionado à falta de compromisso de alguns alunos sobre o seu futuro acadêmico e com mais um agravante em 2020, o enfrentamento da pandemia, a COVID-19, fazendo-se necessário a aquisição de métodos diferentes do habitual e recursos tecnológicos para dar continuidade ao ensino. Este trabalho visou esclarecer dúvidas sobre como é obtida a nota do Enem e quanto aos programas nacional e internacional que utilizam esta nota para concorrer vagas, bolsas, financiamentos do ensino superior , assim como, disponibilizar conteúdos específicos de química para o ENEM, proporcionando métodos que possam melhorar o desempenho dos estudantes de escolas públicas, buscando sanar parte das dificuldades enfrentadas por alunos, seja ela física ou psicológica, entre universidade x escola, ensino médio x ensino superior, escola pública x privada e assim conseguir oportunidade de ingressar em uma universidade estadual ou federal no Brasil ou Portugal. De modo geral, os resultados alcançados foram positivos como ampliação de ideias e plataformas digitais e resultados não tão positivos, uma vez que em meio à pandemia do COVID-19 não obtivemos os resultados esperados mediante a baixa participação dos alunos em relação às aulas propostas. |
id |
VERACRUZ-0_f055f8bd5c2249a35ee133280993b475 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33158 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public networkEnemPandemiaEscolas públicasEscolas privadas.Para conseguir atingir a meta de boas notas no Enem, os estudantes precisam dominar a arte de auto dedicação nos estudos em seu dia a dia. Após uma pré-pesquisa sobre as notas dos alunos no Enem nas escolas públicas e privadas foi notável um desconhecimento a respeito das regras e normas do ENEM e também uma defasagem de conhecimento em conteúdos de química. Observou-se que o problema nas notas dos alunos está relacionado à falta de compromisso de alguns alunos sobre o seu futuro acadêmico e com mais um agravante em 2020, o enfrentamento da pandemia, a COVID-19, fazendo-se necessário a aquisição de métodos diferentes do habitual e recursos tecnológicos para dar continuidade ao ensino. Este trabalho visou esclarecer dúvidas sobre como é obtida a nota do Enem e quanto aos programas nacional e internacional que utilizam esta nota para concorrer vagas, bolsas, financiamentos do ensino superior , assim como, disponibilizar conteúdos específicos de química para o ENEM, proporcionando métodos que possam melhorar o desempenho dos estudantes de escolas públicas, buscando sanar parte das dificuldades enfrentadas por alunos, seja ela física ou psicológica, entre universidade x escola, ensino médio x ensino superior, escola pública x privada e assim conseguir oportunidade de ingressar em uma universidade estadual ou federal no Brasil ou Portugal. De modo geral, os resultados alcançados foram positivos como ampliação de ideias e plataformas digitais e resultados não tão positivos, uma vez que em meio à pandemia do COVID-19 não obtivemos os resultados esperados mediante a baixa participação dos alunos em relação às aulas propostas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3315810.34117/bjdv7n7-426Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72409-72422Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72409-72422Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72409-724222525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33158/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Nilva GonçalvesAlves, Kelly Lohany SenhorinhoFreitas, Juliana Marques deChaves, Juciele Maiara BenderOliveira, Luciana Francioli deSilva, Adalberto Alves da2021-09-14T13:00:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33158Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:28.376317Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network |
title |
A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network |
spellingShingle |
A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network Moreira, Nilva Gonçalves Enem Pandemia Escolas públicas Escolas privadas. |
title_short |
A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network |
title_full |
A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network |
title_fullStr |
A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network |
title_full_unstemmed |
A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network |
title_sort |
A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network |
author |
Moreira, Nilva Gonçalves |
author_facet |
Moreira, Nilva Gonçalves Alves, Kelly Lohany Senhorinho Freitas, Juliana Marques de Chaves, Juciele Maiara Bender Oliveira, Luciana Francioli de Silva, Adalberto Alves da |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Kelly Lohany Senhorinho Freitas, Juliana Marques de Chaves, Juciele Maiara Bender Oliveira, Luciana Francioli de Silva, Adalberto Alves da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Nilva Gonçalves Alves, Kelly Lohany Senhorinho Freitas, Juliana Marques de Chaves, Juciele Maiara Bender Oliveira, Luciana Francioli de Silva, Adalberto Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enem Pandemia Escolas públicas Escolas privadas. |
topic |
Enem Pandemia Escolas públicas Escolas privadas. |
description |
Para conseguir atingir a meta de boas notas no Enem, os estudantes precisam dominar a arte de auto dedicação nos estudos em seu dia a dia. Após uma pré-pesquisa sobre as notas dos alunos no Enem nas escolas públicas e privadas foi notável um desconhecimento a respeito das regras e normas do ENEM e também uma defasagem de conhecimento em conteúdos de química. Observou-se que o problema nas notas dos alunos está relacionado à falta de compromisso de alguns alunos sobre o seu futuro acadêmico e com mais um agravante em 2020, o enfrentamento da pandemia, a COVID-19, fazendo-se necessário a aquisição de métodos diferentes do habitual e recursos tecnológicos para dar continuidade ao ensino. Este trabalho visou esclarecer dúvidas sobre como é obtida a nota do Enem e quanto aos programas nacional e internacional que utilizam esta nota para concorrer vagas, bolsas, financiamentos do ensino superior , assim como, disponibilizar conteúdos específicos de química para o ENEM, proporcionando métodos que possam melhorar o desempenho dos estudantes de escolas públicas, buscando sanar parte das dificuldades enfrentadas por alunos, seja ela física ou psicológica, entre universidade x escola, ensino médio x ensino superior, escola pública x privada e assim conseguir oportunidade de ingressar em uma universidade estadual ou federal no Brasil ou Portugal. De modo geral, os resultados alcançados foram positivos como ampliação de ideias e plataformas digitais e resultados não tão positivos, uma vez que em meio à pandemia do COVID-19 não obtivemos os resultados esperados mediante a baixa participação dos alunos em relação às aulas propostas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33158 10.34117/bjdv7n7-426 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33158 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n7-426 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33158/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72409-72422 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72409-72422 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72409-72422 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645547235442688 |