A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Nilva Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Kelly Lohany Senhorinho, Freitas, Juliana Marques de, Chaves, Juciele Maiara Bender, Oliveira, Luciana Francioli de, Silva, Adalberto Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33158
Resumo: Para conseguir atingir a meta de boas notas no Enem, os estudantes precisam dominar a arte de auto dedicação nos estudos em seu dia a dia. Após uma pré-pesquisa sobre as notas dos alunos no Enem nas escolas públicas e privadas foi notável um desconhecimento a respeito das regras e normas do ENEM e também uma defasagem de conhecimento em conteúdos de química. Observou-se que o problema nas notas dos alunos está relacionado à falta de compromisso de alguns alunos sobre o seu futuro acadêmico e com mais um agravante em 2020, o enfrentamento da pandemia, a COVID-19, fazendo-se necessário a aquisição de métodos diferentes do habitual e recursos tecnológicos para dar continuidade ao ensino. Este trabalho visou esclarecer dúvidas sobre como é obtida a nota do Enem e quanto aos programas nacional e internacional que utilizam esta nota para concorrer vagas, bolsas, financiamentos do ensino superior , assim como, disponibilizar conteúdos específicos de química para o ENEM, proporcionando métodos que possam melhorar o desempenho dos estudantes de escolas públicas, buscando sanar parte das dificuldades enfrentadas por alunos, seja ela física ou psicológica, entre universidade x escola, ensino médio x ensino superior, escola pública x privada e assim conseguir oportunidade de ingressar em uma universidade estadual ou federal no Brasil ou Portugal. De modo geral, os resultados alcançados foram positivos como ampliação de ideias e plataformas digitais e resultados não tão positivos, uma vez que em meio à pandemia do COVID-19 não obtivemos os resultados esperados mediante a baixa participação dos alunos em relação às aulas propostas.
id VERACRUZ-0_f055f8bd5c2249a35ee133280993b475
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33158
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public networkEnemPandemiaEscolas públicasEscolas privadas.Para conseguir atingir a meta de boas notas no Enem, os estudantes precisam dominar a arte de auto dedicação nos estudos em seu dia a dia. Após uma pré-pesquisa sobre as notas dos alunos no Enem nas escolas públicas e privadas foi notável um desconhecimento a respeito das regras e normas do ENEM e também uma defasagem de conhecimento em conteúdos de química. Observou-se que o problema nas notas dos alunos está relacionado à falta de compromisso de alguns alunos sobre o seu futuro acadêmico e com mais um agravante em 2020, o enfrentamento da pandemia, a COVID-19, fazendo-se necessário a aquisição de métodos diferentes do habitual e recursos tecnológicos para dar continuidade ao ensino. Este trabalho visou esclarecer dúvidas sobre como é obtida a nota do Enem e quanto aos programas nacional e internacional que utilizam esta nota para concorrer vagas, bolsas, financiamentos do ensino superior , assim como, disponibilizar conteúdos específicos de química para o ENEM, proporcionando métodos que possam melhorar o desempenho dos estudantes de escolas públicas, buscando sanar parte das dificuldades enfrentadas por alunos, seja ela física ou psicológica, entre universidade x escola, ensino médio x ensino superior, escola pública x privada e assim conseguir oportunidade de ingressar em uma universidade estadual ou federal no Brasil ou Portugal. De modo geral, os resultados alcançados foram positivos como ampliação de ideias e plataformas digitais e resultados não tão positivos, uma vez que em meio à pandemia do COVID-19 não obtivemos os resultados esperados mediante a baixa participação dos alunos em relação às aulas propostas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3315810.34117/bjdv7n7-426Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72409-72422Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72409-72422Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72409-724222525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33158/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Nilva GonçalvesAlves, Kelly Lohany SenhorinhoFreitas, Juliana Marques deChaves, Juciele Maiara BenderOliveira, Luciana Francioli deSilva, Adalberto Alves da2021-09-14T13:00:43Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33158Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:28.376317Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network
title A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network
spellingShingle A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network
Moreira, Nilva Gonçalves
Enem
Pandemia
Escolas públicas
Escolas privadas.
title_short A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network
title_full A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network
title_fullStr A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network
title_full_unstemmed A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network
title_sort A expansão dos conhecimentos sobre o Enem aos alunos do terceiro ano da rede pública/ The expansion of knowledge about Enem to students in the third year of the public network
author Moreira, Nilva Gonçalves
author_facet Moreira, Nilva Gonçalves
Alves, Kelly Lohany Senhorinho
Freitas, Juliana Marques de
Chaves, Juciele Maiara Bender
Oliveira, Luciana Francioli de
Silva, Adalberto Alves da
author_role author
author2 Alves, Kelly Lohany Senhorinho
Freitas, Juliana Marques de
Chaves, Juciele Maiara Bender
Oliveira, Luciana Francioli de
Silva, Adalberto Alves da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Nilva Gonçalves
Alves, Kelly Lohany Senhorinho
Freitas, Juliana Marques de
Chaves, Juciele Maiara Bender
Oliveira, Luciana Francioli de
Silva, Adalberto Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Enem
Pandemia
Escolas públicas
Escolas privadas.
topic Enem
Pandemia
Escolas públicas
Escolas privadas.
description Para conseguir atingir a meta de boas notas no Enem, os estudantes precisam dominar a arte de auto dedicação nos estudos em seu dia a dia. Após uma pré-pesquisa sobre as notas dos alunos no Enem nas escolas públicas e privadas foi notável um desconhecimento a respeito das regras e normas do ENEM e também uma defasagem de conhecimento em conteúdos de química. Observou-se que o problema nas notas dos alunos está relacionado à falta de compromisso de alguns alunos sobre o seu futuro acadêmico e com mais um agravante em 2020, o enfrentamento da pandemia, a COVID-19, fazendo-se necessário a aquisição de métodos diferentes do habitual e recursos tecnológicos para dar continuidade ao ensino. Este trabalho visou esclarecer dúvidas sobre como é obtida a nota do Enem e quanto aos programas nacional e internacional que utilizam esta nota para concorrer vagas, bolsas, financiamentos do ensino superior , assim como, disponibilizar conteúdos específicos de química para o ENEM, proporcionando métodos que possam melhorar o desempenho dos estudantes de escolas públicas, buscando sanar parte das dificuldades enfrentadas por alunos, seja ela física ou psicológica, entre universidade x escola, ensino médio x ensino superior, escola pública x privada e assim conseguir oportunidade de ingressar em uma universidade estadual ou federal no Brasil ou Portugal. De modo geral, os resultados alcançados foram positivos como ampliação de ideias e plataformas digitais e resultados não tão positivos, uma vez que em meio à pandemia do COVID-19 não obtivemos os resultados esperados mediante a baixa participação dos alunos em relação às aulas propostas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33158
10.34117/bjdv7n7-426
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33158
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-426
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33158/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 72409-72422
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 72409-72422
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 72409-72422
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645547235442688