Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching quality

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostinho, Douglas Soares
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Agostinho, Tânia Frugiuele Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48568
Resumo: Este artigo tem por objetivo demonstrar como as metodologias ativas são imprescindíveis na inovação do ensino-aprendizagem, principalmente, quando o objeto é o aluno de engenharia na modalidade a distância (EAD). Apoiado no conhecido PBL (Problem Based Learning), uma Escola Superior Politécnica situada no estado do Paraná, objeto deste estudo, inovou na utilização dessa metodologia quando do desenvolvimento de laboratórios individuais portáteis (LIP) e uso de laboratórios virtuais, os quais propiciam aos alunos a experimentação, a busca pela solução dos problemas e a construção da aprendizagem. Assim, ao longo deste breve estudo, será apresentado como se dá essa metodologia ativa de forma prática e direta. Para introduzir o assunto, o artigo baseou-se nos estudos de metodologias inovadoras para a Educação tais como os escritos de Almeida sobre tipos de aprendizagem, assim como os de Bastos sobre metodologias ativas. Além disso, o estudo se baseou nas experiências já demonstradas por meio de artigos científicos já publicados, assim como revistas técnicas e citados ao longo deste trabalho.
id VERACRUZ-0_f0f74edbb4f1ebc611c3a3061ee4e82f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48568
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching qualityaprendizagem por problematizaçãoengenharia eadlaboratórios virtuais.Este artigo tem por objetivo demonstrar como as metodologias ativas são imprescindíveis na inovação do ensino-aprendizagem, principalmente, quando o objeto é o aluno de engenharia na modalidade a distância (EAD). Apoiado no conhecido PBL (Problem Based Learning), uma Escola Superior Politécnica situada no estado do Paraná, objeto deste estudo, inovou na utilização dessa metodologia quando do desenvolvimento de laboratórios individuais portáteis (LIP) e uso de laboratórios virtuais, os quais propiciam aos alunos a experimentação, a busca pela solução dos problemas e a construção da aprendizagem. Assim, ao longo deste breve estudo, será apresentado como se dá essa metodologia ativa de forma prática e direta. Para introduzir o assunto, o artigo baseou-se nos estudos de metodologias inovadoras para a Educação tais como os escritos de Almeida sobre tipos de aprendizagem, assim como os de Bastos sobre metodologias ativas. Além disso, o estudo se baseou nas experiências já demonstradas por meio de artigos científicos já publicados, assim como revistas técnicas e citados ao longo deste trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4856810.34117/bjdv8n5-534Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 40988-40997Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 40988-40997Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 40988-409972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48568/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAgostinho, Douglas SoaresAgostinho, Tânia Frugiuele Soares2022-06-01T11:50:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48568Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:21.887481Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching quality
title Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching quality
spellingShingle Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching quality
Agostinho, Douglas Soares
aprendizagem por problematização
engenharia ead
laboratórios virtuais.
title_short Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching quality
title_full Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching quality
title_fullStr Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching quality
title_full_unstemmed Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching quality
title_sort Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching quality
author Agostinho, Douglas Soares
author_facet Agostinho, Douglas Soares
Agostinho, Tânia Frugiuele Soares
author_role author
author2 Agostinho, Tânia Frugiuele Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Agostinho, Douglas Soares
Agostinho, Tânia Frugiuele Soares
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem por problematização
engenharia ead
laboratórios virtuais.
topic aprendizagem por problematização
engenharia ead
laboratórios virtuais.
description Este artigo tem por objetivo demonstrar como as metodologias ativas são imprescindíveis na inovação do ensino-aprendizagem, principalmente, quando o objeto é o aluno de engenharia na modalidade a distância (EAD). Apoiado no conhecido PBL (Problem Based Learning), uma Escola Superior Politécnica situada no estado do Paraná, objeto deste estudo, inovou na utilização dessa metodologia quando do desenvolvimento de laboratórios individuais portáteis (LIP) e uso de laboratórios virtuais, os quais propiciam aos alunos a experimentação, a busca pela solução dos problemas e a construção da aprendizagem. Assim, ao longo deste breve estudo, será apresentado como se dá essa metodologia ativa de forma prática e direta. Para introduzir o assunto, o artigo baseou-se nos estudos de metodologias inovadoras para a Educação tais como os escritos de Almeida sobre tipos de aprendizagem, assim como os de Bastos sobre metodologias ativas. Além disso, o estudo se baseou nas experiências já demonstradas por meio de artigos científicos já publicados, assim como revistas técnicas e citados ao longo deste trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48568
10.34117/bjdv8n5-534
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48568
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48568/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 40988-40997
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 40988-40997
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 40988-40997
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645598918705152