Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching quality
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48568 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo demonstrar como as metodologias ativas são imprescindíveis na inovação do ensino-aprendizagem, principalmente, quando o objeto é o aluno de engenharia na modalidade a distância (EAD). Apoiado no conhecido PBL (Problem Based Learning), uma Escola Superior Politécnica situada no estado do Paraná, objeto deste estudo, inovou na utilização dessa metodologia quando do desenvolvimento de laboratórios individuais portáteis (LIP) e uso de laboratórios virtuais, os quais propiciam aos alunos a experimentação, a busca pela solução dos problemas e a construção da aprendizagem. Assim, ao longo deste breve estudo, será apresentado como se dá essa metodologia ativa de forma prática e direta. Para introduzir o assunto, o artigo baseou-se nos estudos de metodologias inovadoras para a Educação tais como os escritos de Almeida sobre tipos de aprendizagem, assim como os de Bastos sobre metodologias ativas. Além disso, o estudo se baseou nas experiências já demonstradas por meio de artigos científicos já publicados, assim como revistas técnicas e citados ao longo deste trabalho. |
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Metodologias ativas em cursos de engenharia a distância: tecnologias aplicadas na busca da inovação e da qualidade de ensino / Active methodologies in distance engineering courses: applied technologies in the pursuit of innovation and teaching qualityaprendizagem por problematizaçãoengenharia eadlaboratórios virtuais.Este artigo tem por objetivo demonstrar como as metodologias ativas são imprescindíveis na inovação do ensino-aprendizagem, principalmente, quando o objeto é o aluno de engenharia na modalidade a distância (EAD). Apoiado no conhecido PBL (Problem Based Learning), uma Escola Superior Politécnica situada no estado do Paraná, objeto deste estudo, inovou na utilização dessa metodologia quando do desenvolvimento de laboratórios individuais portáteis (LIP) e uso de laboratórios virtuais, os quais propiciam aos alunos a experimentação, a busca pela solução dos problemas e a construção da aprendizagem. Assim, ao longo deste breve estudo, será apresentado como se dá essa metodologia ativa de forma prática e direta. Para introduzir o assunto, o artigo baseou-se nos estudos de metodologias inovadoras para a Educação tais como os escritos de Almeida sobre tipos de aprendizagem, assim como os de Bastos sobre metodologias ativas. Além disso, o estudo se baseou nas experiências já demonstradas por meio de artigos científicos já publicados, assim como revistas técnicas e citados ao longo deste trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4856810.34117/bjdv8n5-534Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 40988-40997Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 40988-40997Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 40988-409972525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48568/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAgostinho, Douglas SoaresAgostinho, Tânia Frugiuele Soares2022-06-01T11:50:38Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48568Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:21.887481Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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