Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristiane Dias Martins da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Arruda, Aziel Alves de, Tavares, Ricarte, Carvalho, Gleiciane Brandão, Oliveira, Jarlene da Silva, Reis, Maria Léia da Silva dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12517
Resumo: A leitura é parte integrante da vida social do indivíduo, sendo que a mesma se apresenta de diferentes maneiras e, se modifica de acordo com as mudanças sociais nos ambientes em que a criança está inserida. Neste sentido, este ensaio tem por objetivo verificar a utilização da literatura infantil no ambiente escolar e as metodologias utilizadas pelo docente para instigar a curiosidade e atenção do aluno. A pesquisa parte de observações realizadas durante o estágio no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Araújo na cidade de Codó-MA no período de março a junho de 2018. Como aporte teórico fez-se também um recorte bibliográfico baseado nos seguintes autores Soares (2011); Krug (2015); Paiva, Paulino e Passos (2016); Mendes e Velosa (2016), Micarello e Baptista (2018). Para estes autores, a prática da leitura deve está presente desde os primeiros anos de vida, visto que a escola tem a incumbência  de  apresentar um  amplo  campo  de  experiências, para que a criança viva o imaginário mediante o uso da literatura infantil, uma vez que este hábito de leitura favorece ao educando a desenvolver  habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais. Portanto, durante a investigação observou-se que a prática da leitura no ambiente escolar ainda é trabalhada de forma tímida onde não são levados em conta os conhecimentos prévios da criança, reproduzindo assim leitores ouvintes e não leitores ativos e até mesmo participativos. 
id VERACRUZ-0_f422b5ba9e7522c193d57ff37c58a9f5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12517
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginaryLeituraLiteratura infantilFormação de leitores.A leitura é parte integrante da vida social do indivíduo, sendo que a mesma se apresenta de diferentes maneiras e, se modifica de acordo com as mudanças sociais nos ambientes em que a criança está inserida. Neste sentido, este ensaio tem por objetivo verificar a utilização da literatura infantil no ambiente escolar e as metodologias utilizadas pelo docente para instigar a curiosidade e atenção do aluno. A pesquisa parte de observações realizadas durante o estágio no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Araújo na cidade de Codó-MA no período de março a junho de 2018. Como aporte teórico fez-se também um recorte bibliográfico baseado nos seguintes autores Soares (2011); Krug (2015); Paiva, Paulino e Passos (2016); Mendes e Velosa (2016), Micarello e Baptista (2018). Para estes autores, a prática da leitura deve está presente desde os primeiros anos de vida, visto que a escola tem a incumbência  de  apresentar um  amplo  campo  de  experiências, para que a criança viva o imaginário mediante o uso da literatura infantil, uma vez que este hábito de leitura favorece ao educando a desenvolver  habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais. Portanto, durante a investigação observou-se que a prática da leitura no ambiente escolar ainda é trabalhada de forma tímida onde não são levados em conta os conhecimentos prévios da criança, reproduzindo assim leitores ouvintes e não leitores ativos e até mesmo participativos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1251710.34117/bjdv6n7-024Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 42513-42523Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 42513-42523Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 42513-425232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12517/10524Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Cristiane Dias Martins daArruda, Aziel Alves deTavares, RicarteCarvalho, Gleiciane BrandãoOliveira, Jarlene da SilvaReis, Maria Léia da Silva dos2020-08-11T15:17:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12517Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:40.786433Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary
title Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary
spellingShingle Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary
Costa, Cristiane Dias Martins da
Leitura
Literatura infantil
Formação de leitores.
title_short Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary
title_full Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary
title_fullStr Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary
title_full_unstemmed Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary
title_sort Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary
author Costa, Cristiane Dias Martins da
author_facet Costa, Cristiane Dias Martins da
Arruda, Aziel Alves de
Tavares, Ricarte
Carvalho, Gleiciane Brandão
Oliveira, Jarlene da Silva
Reis, Maria Léia da Silva dos
author_role author
author2 Arruda, Aziel Alves de
Tavares, Ricarte
Carvalho, Gleiciane Brandão
Oliveira, Jarlene da Silva
Reis, Maria Léia da Silva dos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cristiane Dias Martins da
Arruda, Aziel Alves de
Tavares, Ricarte
Carvalho, Gleiciane Brandão
Oliveira, Jarlene da Silva
Reis, Maria Léia da Silva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Literatura infantil
Formação de leitores.
topic Leitura
Literatura infantil
Formação de leitores.
description A leitura é parte integrante da vida social do indivíduo, sendo que a mesma se apresenta de diferentes maneiras e, se modifica de acordo com as mudanças sociais nos ambientes em que a criança está inserida. Neste sentido, este ensaio tem por objetivo verificar a utilização da literatura infantil no ambiente escolar e as metodologias utilizadas pelo docente para instigar a curiosidade e atenção do aluno. A pesquisa parte de observações realizadas durante o estágio no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Araújo na cidade de Codó-MA no período de março a junho de 2018. Como aporte teórico fez-se também um recorte bibliográfico baseado nos seguintes autores Soares (2011); Krug (2015); Paiva, Paulino e Passos (2016); Mendes e Velosa (2016), Micarello e Baptista (2018). Para estes autores, a prática da leitura deve está presente desde os primeiros anos de vida, visto que a escola tem a incumbência  de  apresentar um  amplo  campo  de  experiências, para que a criança viva o imaginário mediante o uso da literatura infantil, uma vez que este hábito de leitura favorece ao educando a desenvolver  habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais. Portanto, durante a investigação observou-se que a prática da leitura no ambiente escolar ainda é trabalhada de forma tímida onde não são levados em conta os conhecimentos prévios da criança, reproduzindo assim leitores ouvintes e não leitores ativos e até mesmo participativos. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12517
10.34117/bjdv6n7-024
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12517
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n7-024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12517/10524
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 42513-42523
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 42513-42523
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 42513-42523
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645461620260864