Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12517 |
Resumo: | A leitura é parte integrante da vida social do indivíduo, sendo que a mesma se apresenta de diferentes maneiras e, se modifica de acordo com as mudanças sociais nos ambientes em que a criança está inserida. Neste sentido, este ensaio tem por objetivo verificar a utilização da literatura infantil no ambiente escolar e as metodologias utilizadas pelo docente para instigar a curiosidade e atenção do aluno. A pesquisa parte de observações realizadas durante o estágio no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Araújo na cidade de Codó-MA no período de março a junho de 2018. Como aporte teórico fez-se também um recorte bibliográfico baseado nos seguintes autores Soares (2011); Krug (2015); Paiva, Paulino e Passos (2016); Mendes e Velosa (2016), Micarello e Baptista (2018). Para estes autores, a prática da leitura deve está presente desde os primeiros anos de vida, visto que a escola tem a incumbência de apresentar um amplo campo de experiências, para que a criança viva o imaginário mediante o uso da literatura infantil, uma vez que este hábito de leitura favorece ao educando a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais. Portanto, durante a investigação observou-se que a prática da leitura no ambiente escolar ainda é trabalhada de forma tímida onde não são levados em conta os conhecimentos prévios da criança, reproduzindo assim leitores ouvintes e não leitores ativos e até mesmo participativos. |
id |
VERACRUZ-0_f422b5ba9e7522c193d57ff37c58a9f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12517 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginaryLeituraLiteratura infantilFormação de leitores.A leitura é parte integrante da vida social do indivíduo, sendo que a mesma se apresenta de diferentes maneiras e, se modifica de acordo com as mudanças sociais nos ambientes em que a criança está inserida. Neste sentido, este ensaio tem por objetivo verificar a utilização da literatura infantil no ambiente escolar e as metodologias utilizadas pelo docente para instigar a curiosidade e atenção do aluno. A pesquisa parte de observações realizadas durante o estágio no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Araújo na cidade de Codó-MA no período de março a junho de 2018. Como aporte teórico fez-se também um recorte bibliográfico baseado nos seguintes autores Soares (2011); Krug (2015); Paiva, Paulino e Passos (2016); Mendes e Velosa (2016), Micarello e Baptista (2018). Para estes autores, a prática da leitura deve está presente desde os primeiros anos de vida, visto que a escola tem a incumbência de apresentar um amplo campo de experiências, para que a criança viva o imaginário mediante o uso da literatura infantil, uma vez que este hábito de leitura favorece ao educando a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais. Portanto, durante a investigação observou-se que a prática da leitura no ambiente escolar ainda é trabalhada de forma tímida onde não são levados em conta os conhecimentos prévios da criança, reproduzindo assim leitores ouvintes e não leitores ativos e até mesmo participativos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1251710.34117/bjdv6n7-024Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 42513-42523Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 42513-42523Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 42513-425232525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12517/10524Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Cristiane Dias Martins daArruda, Aziel Alves deTavares, RicarteCarvalho, Gleiciane BrandãoOliveira, Jarlene da SilvaReis, Maria Léia da Silva dos2020-08-11T15:17:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/12517Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:40.786433Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary |
title |
Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary |
spellingShingle |
Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary Costa, Cristiane Dias Martins da Leitura Literatura infantil Formação de leitores. |
title_short |
Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary |
title_full |
Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary |
title_fullStr |
Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary |
title_full_unstemmed |
Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary |
title_sort |
Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary |
author |
Costa, Cristiane Dias Martins da |
author_facet |
Costa, Cristiane Dias Martins da Arruda, Aziel Alves de Tavares, Ricarte Carvalho, Gleiciane Brandão Oliveira, Jarlene da Silva Reis, Maria Léia da Silva dos |
author_role |
author |
author2 |
Arruda, Aziel Alves de Tavares, Ricarte Carvalho, Gleiciane Brandão Oliveira, Jarlene da Silva Reis, Maria Léia da Silva dos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cristiane Dias Martins da Arruda, Aziel Alves de Tavares, Ricarte Carvalho, Gleiciane Brandão Oliveira, Jarlene da Silva Reis, Maria Léia da Silva dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Literatura infantil Formação de leitores. |
topic |
Leitura Literatura infantil Formação de leitores. |
description |
A leitura é parte integrante da vida social do indivíduo, sendo que a mesma se apresenta de diferentes maneiras e, se modifica de acordo com as mudanças sociais nos ambientes em que a criança está inserida. Neste sentido, este ensaio tem por objetivo verificar a utilização da literatura infantil no ambiente escolar e as metodologias utilizadas pelo docente para instigar a curiosidade e atenção do aluno. A pesquisa parte de observações realizadas durante o estágio no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Araújo na cidade de Codó-MA no período de março a junho de 2018. Como aporte teórico fez-se também um recorte bibliográfico baseado nos seguintes autores Soares (2011); Krug (2015); Paiva, Paulino e Passos (2016); Mendes e Velosa (2016), Micarello e Baptista (2018). Para estes autores, a prática da leitura deve está presente desde os primeiros anos de vida, visto que a escola tem a incumbência de apresentar um amplo campo de experiências, para que a criança viva o imaginário mediante o uso da literatura infantil, uma vez que este hábito de leitura favorece ao educando a desenvolver habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais. Portanto, durante a investigação observou-se que a prática da leitura no ambiente escolar ainda é trabalhada de forma tímida onde não são levados em conta os conhecimentos prévios da criança, reproduzindo assim leitores ouvintes e não leitores ativos e até mesmo participativos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12517 10.34117/bjdv6n7-024 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12517 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n7-024 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/12517/10524 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 7 (2020); 42513-42523 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 7 (2020); 42513-42523 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 7 (2020); 42513-42523 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645461620260864 |