O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perna, José Luiz da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34825
Resumo: Este artigo apresenta uma robusta pesquisa de literatura e um estudo de caso de uma instituição pública de ensino, na qual utilizou-se de maneira organizada e sistemática a informação e meios de comunicação para emergir lideranças com conhecimento efetivo para realização de tarefas e atividades de forma híbrida: presencial e virtual, sem comprometer a estrutura da organização. O conhecimento existente teve seu valor agregado ao conhecimento gerado através de gestão eficiente da informação, comunicação e do conhecimento adquirido com a nova forma de modalidade laboral. A experiência mostrou que os resultados foram satisfatórios e não houve prejuízo a instituição na sua integridade física e administrativa. Contribuindo também para reforçar que a administração pública, após o término da pandemia da Covid-19 pode utilizar as formas híbridas de trabalho em determinados momentos quando for melhor à sua gestão. Vale ressaltar que a instituição estava vazia, sem a atividade educacional fim, com menos circulações de pessoas e atividade dos setores, diminuindo o número de ações que se realizaria em movimento normal de uma organização educacional. Os resultados obtidos nesta pesquisa reforçam a eficiência do trabalho remoto na administração pública.
id VERACRUZ-0_f59e0d43ed887eb6427d3e7f0d462f68
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34825
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case studyInformaçãoComunicaçãoConhecimento e Liderança.Este artigo apresenta uma robusta pesquisa de literatura e um estudo de caso de uma instituição pública de ensino, na qual utilizou-se de maneira organizada e sistemática a informação e meios de comunicação para emergir lideranças com conhecimento efetivo para realização de tarefas e atividades de forma híbrida: presencial e virtual, sem comprometer a estrutura da organização. O conhecimento existente teve seu valor agregado ao conhecimento gerado através de gestão eficiente da informação, comunicação e do conhecimento adquirido com a nova forma de modalidade laboral. A experiência mostrou que os resultados foram satisfatórios e não houve prejuízo a instituição na sua integridade física e administrativa. Contribuindo também para reforçar que a administração pública, após o término da pandemia da Covid-19 pode utilizar as formas híbridas de trabalho em determinados momentos quando for melhor à sua gestão. Vale ressaltar que a instituição estava vazia, sem a atividade educacional fim, com menos circulações de pessoas e atividade dos setores, diminuindo o número de ações que se realizaria em movimento normal de uma organização educacional. Os resultados obtidos nesta pesquisa reforçam a eficiência do trabalho remoto na administração pública.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3482510.34117/bjdv7n8-499Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 83191-83221Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 83191-83221Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 83191-832212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34825/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerna, José Luiz da Silva2021-09-16T20:49:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34825Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:13.757520Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study
title O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study
spellingShingle O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study
Perna, José Luiz da Silva
Informação
Comunicação
Conhecimento e Liderança.
title_short O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study
title_full O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study
title_fullStr O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study
title_full_unstemmed O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study
title_sort O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study
author Perna, José Luiz da Silva
author_facet Perna, José Luiz da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perna, José Luiz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Informação
Comunicação
Conhecimento e Liderança.
topic Informação
Comunicação
Conhecimento e Liderança.
description Este artigo apresenta uma robusta pesquisa de literatura e um estudo de caso de uma instituição pública de ensino, na qual utilizou-se de maneira organizada e sistemática a informação e meios de comunicação para emergir lideranças com conhecimento efetivo para realização de tarefas e atividades de forma híbrida: presencial e virtual, sem comprometer a estrutura da organização. O conhecimento existente teve seu valor agregado ao conhecimento gerado através de gestão eficiente da informação, comunicação e do conhecimento adquirido com a nova forma de modalidade laboral. A experiência mostrou que os resultados foram satisfatórios e não houve prejuízo a instituição na sua integridade física e administrativa. Contribuindo também para reforçar que a administração pública, após o término da pandemia da Covid-19 pode utilizar as formas híbridas de trabalho em determinados momentos quando for melhor à sua gestão. Vale ressaltar que a instituição estava vazia, sem a atividade educacional fim, com menos circulações de pessoas e atividade dos setores, diminuindo o número de ações que se realizaria em movimento normal de uma organização educacional. Os resultados obtidos nesta pesquisa reforçam a eficiência do trabalho remoto na administração pública.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34825
10.34117/bjdv7n8-499
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34825
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n8-499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34825/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 83191-83221
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 83191-83221
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 83191-83221
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645553312989184