O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34825 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma robusta pesquisa de literatura e um estudo de caso de uma instituição pública de ensino, na qual utilizou-se de maneira organizada e sistemática a informação e meios de comunicação para emergir lideranças com conhecimento efetivo para realização de tarefas e atividades de forma híbrida: presencial e virtual, sem comprometer a estrutura da organização. O conhecimento existente teve seu valor agregado ao conhecimento gerado através de gestão eficiente da informação, comunicação e do conhecimento adquirido com a nova forma de modalidade laboral. A experiência mostrou que os resultados foram satisfatórios e não houve prejuízo a instituição na sua integridade física e administrativa. Contribuindo também para reforçar que a administração pública, após o término da pandemia da Covid-19 pode utilizar as formas híbridas de trabalho em determinados momentos quando for melhor à sua gestão. Vale ressaltar que a instituição estava vazia, sem a atividade educacional fim, com menos circulações de pessoas e atividade dos setores, diminuindo o número de ações que se realizaria em movimento normal de uma organização educacional. Os resultados obtidos nesta pesquisa reforçam a eficiência do trabalho remoto na administração pública. |
id |
VERACRUZ-0_f59e0d43ed887eb6427d3e7f0d462f68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34825 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case studyInformaçãoComunicaçãoConhecimento e Liderança.Este artigo apresenta uma robusta pesquisa de literatura e um estudo de caso de uma instituição pública de ensino, na qual utilizou-se de maneira organizada e sistemática a informação e meios de comunicação para emergir lideranças com conhecimento efetivo para realização de tarefas e atividades de forma híbrida: presencial e virtual, sem comprometer a estrutura da organização. O conhecimento existente teve seu valor agregado ao conhecimento gerado através de gestão eficiente da informação, comunicação e do conhecimento adquirido com a nova forma de modalidade laboral. A experiência mostrou que os resultados foram satisfatórios e não houve prejuízo a instituição na sua integridade física e administrativa. Contribuindo também para reforçar que a administração pública, após o término da pandemia da Covid-19 pode utilizar as formas híbridas de trabalho em determinados momentos quando for melhor à sua gestão. Vale ressaltar que a instituição estava vazia, sem a atividade educacional fim, com menos circulações de pessoas e atividade dos setores, diminuindo o número de ações que se realizaria em movimento normal de uma organização educacional. Os resultados obtidos nesta pesquisa reforçam a eficiência do trabalho remoto na administração pública.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3482510.34117/bjdv7n8-499Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 83191-83221Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 83191-83221Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 83191-832212525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34825/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPerna, José Luiz da Silva2021-09-16T20:49:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/34825Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:13.757520Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study |
title |
O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study |
spellingShingle |
O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study Perna, José Luiz da Silva Informação Comunicação Conhecimento e Liderança. |
title_short |
O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study |
title_full |
O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study |
title_fullStr |
O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study |
title_full_unstemmed |
O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study |
title_sort |
O trabalho híbrido: remoto e presencial, em uma instituição pública de ensino durante a pandemia da Covid-19 - um estudo de caso / Hybrid work: remote and in-person, in a public educational institution during the Covid-19 pandemic - a case study |
author |
Perna, José Luiz da Silva |
author_facet |
Perna, José Luiz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Perna, José Luiz da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Informação Comunicação Conhecimento e Liderança. |
topic |
Informação Comunicação Conhecimento e Liderança. |
description |
Este artigo apresenta uma robusta pesquisa de literatura e um estudo de caso de uma instituição pública de ensino, na qual utilizou-se de maneira organizada e sistemática a informação e meios de comunicação para emergir lideranças com conhecimento efetivo para realização de tarefas e atividades de forma híbrida: presencial e virtual, sem comprometer a estrutura da organização. O conhecimento existente teve seu valor agregado ao conhecimento gerado através de gestão eficiente da informação, comunicação e do conhecimento adquirido com a nova forma de modalidade laboral. A experiência mostrou que os resultados foram satisfatórios e não houve prejuízo a instituição na sua integridade física e administrativa. Contribuindo também para reforçar que a administração pública, após o término da pandemia da Covid-19 pode utilizar as formas híbridas de trabalho em determinados momentos quando for melhor à sua gestão. Vale ressaltar que a instituição estava vazia, sem a atividade educacional fim, com menos circulações de pessoas e atividade dos setores, diminuindo o número de ações que se realizaria em movimento normal de uma organização educacional. Os resultados obtidos nesta pesquisa reforçam a eficiência do trabalho remoto na administração pública. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34825 10.34117/bjdv7n8-499 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34825 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n8-499 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/34825/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 8 (2021); 83191-83221 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 8 (2021); 83191-83221 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 8 (2021); 83191-83221 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645553312989184 |