Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Roberta Rayane de Farias
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Coutinho, Ana Emília Victor Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44248
Resumo: A Geometria Fractal possibilita um ensino contextualizado e interdisciplinar por meio da resolução de problemas nas aulas de Matemática. No entanto, na área de Educação Matemática o ensino de fractais ainda é considerado uma novidade. Nesse sentido, uma investigação sobre o estado da arte na área pode auxiliar a compreender como a Geometria Fractal está sendo inserida no ensino de Matemática. Portanto, este trabalho visa apresentar os resultados de um mapeamento sistemático de trabalhos que propõem atividades que explorem a Geometria Fractal identificando os recursos adotados. Os resultados mostram o público-alvo, o conjunto de fractais explorados e recursos adotados nos estudos publicados. Observa-se que aos poucos a Geometria Fractal vem sendo explorada no processo de ensino e aprendizagem de Matemática apoiada pelas tecnologias digitais no Brasil.
id VERACRUZ-0_f7a60f37592ce92db66d9e667fe36458
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44248
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mappingGeometria FractalEnsino de MatemáticaMapeamento Sistemático.A Geometria Fractal possibilita um ensino contextualizado e interdisciplinar por meio da resolução de problemas nas aulas de Matemática. No entanto, na área de Educação Matemática o ensino de fractais ainda é considerado uma novidade. Nesse sentido, uma investigação sobre o estado da arte na área pode auxiliar a compreender como a Geometria Fractal está sendo inserida no ensino de Matemática. Portanto, este trabalho visa apresentar os resultados de um mapeamento sistemático de trabalhos que propõem atividades que explorem a Geometria Fractal identificando os recursos adotados. Os resultados mostram o público-alvo, o conjunto de fractais explorados e recursos adotados nos estudos publicados. Observa-se que aos poucos a Geometria Fractal vem sendo explorada no processo de ensino e aprendizagem de Matemática apoiada pelas tecnologias digitais no Brasil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4424810.34117/bjdv8n2-272Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12559-12570Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12559-12570Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12559-125702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44248/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Roberta Rayane de FariasCoutinho, Ana Emília Victor Barbosa2022-03-25T14:44:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44248Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:38.495784Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping
title Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping
spellingShingle Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping
Santos, Roberta Rayane de Farias
Geometria Fractal
Ensino de Matemática
Mapeamento Sistemático.
title_short Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping
title_full Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping
title_fullStr Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping
title_full_unstemmed Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping
title_sort Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping
author Santos, Roberta Rayane de Farias
author_facet Santos, Roberta Rayane de Farias
Coutinho, Ana Emília Victor Barbosa
author_role author
author2 Coutinho, Ana Emília Victor Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Roberta Rayane de Farias
Coutinho, Ana Emília Victor Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria Fractal
Ensino de Matemática
Mapeamento Sistemático.
topic Geometria Fractal
Ensino de Matemática
Mapeamento Sistemático.
description A Geometria Fractal possibilita um ensino contextualizado e interdisciplinar por meio da resolução de problemas nas aulas de Matemática. No entanto, na área de Educação Matemática o ensino de fractais ainda é considerado uma novidade. Nesse sentido, uma investigação sobre o estado da arte na área pode auxiliar a compreender como a Geometria Fractal está sendo inserida no ensino de Matemática. Portanto, este trabalho visa apresentar os resultados de um mapeamento sistemático de trabalhos que propõem atividades que explorem a Geometria Fractal identificando os recursos adotados. Os resultados mostram o público-alvo, o conjunto de fractais explorados e recursos adotados nos estudos publicados. Observa-se que aos poucos a Geometria Fractal vem sendo explorada no processo de ensino e aprendizagem de Matemática apoiada pelas tecnologias digitais no Brasil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44248
10.34117/bjdv8n2-272
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44248
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44248/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12559-12570
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12559-12570
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12559-12570
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645583368323072