Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44248 |
Resumo: | A Geometria Fractal possibilita um ensino contextualizado e interdisciplinar por meio da resolução de problemas nas aulas de Matemática. No entanto, na área de Educação Matemática o ensino de fractais ainda é considerado uma novidade. Nesse sentido, uma investigação sobre o estado da arte na área pode auxiliar a compreender como a Geometria Fractal está sendo inserida no ensino de Matemática. Portanto, este trabalho visa apresentar os resultados de um mapeamento sistemático de trabalhos que propõem atividades que explorem a Geometria Fractal identificando os recursos adotados. Os resultados mostram o público-alvo, o conjunto de fractais explorados e recursos adotados nos estudos publicados. Observa-se que aos poucos a Geometria Fractal vem sendo explorada no processo de ensino e aprendizagem de Matemática apoiada pelas tecnologias digitais no Brasil. |
id |
VERACRUZ-0_f7a60f37592ce92db66d9e667fe36458 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44248 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mappingGeometria FractalEnsino de MatemáticaMapeamento Sistemático.A Geometria Fractal possibilita um ensino contextualizado e interdisciplinar por meio da resolução de problemas nas aulas de Matemática. No entanto, na área de Educação Matemática o ensino de fractais ainda é considerado uma novidade. Nesse sentido, uma investigação sobre o estado da arte na área pode auxiliar a compreender como a Geometria Fractal está sendo inserida no ensino de Matemática. Portanto, este trabalho visa apresentar os resultados de um mapeamento sistemático de trabalhos que propõem atividades que explorem a Geometria Fractal identificando os recursos adotados. Os resultados mostram o público-alvo, o conjunto de fractais explorados e recursos adotados nos estudos publicados. Observa-se que aos poucos a Geometria Fractal vem sendo explorada no processo de ensino e aprendizagem de Matemática apoiada pelas tecnologias digitais no Brasil.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4424810.34117/bjdv8n2-272Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12559-12570Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12559-12570Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12559-125702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44248/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Roberta Rayane de FariasCoutinho, Ana Emília Victor Barbosa2022-03-25T14:44:39Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44248Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:38.495784Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping |
title |
Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping |
spellingShingle |
Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping Santos, Roberta Rayane de Farias Geometria Fractal Ensino de Matemática Mapeamento Sistemático. |
title_short |
Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping |
title_full |
Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping |
title_fullStr |
Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping |
title_full_unstemmed |
Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping |
title_sort |
Geometria fractal no ensino de matemática: um mapeamento sistemático / Fractal geometry in mathematics education: a systematic mapping |
author |
Santos, Roberta Rayane de Farias |
author_facet |
Santos, Roberta Rayane de Farias Coutinho, Ana Emília Victor Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Coutinho, Ana Emília Victor Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Roberta Rayane de Farias Coutinho, Ana Emília Victor Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Geometria Fractal Ensino de Matemática Mapeamento Sistemático. |
topic |
Geometria Fractal Ensino de Matemática Mapeamento Sistemático. |
description |
A Geometria Fractal possibilita um ensino contextualizado e interdisciplinar por meio da resolução de problemas nas aulas de Matemática. No entanto, na área de Educação Matemática o ensino de fractais ainda é considerado uma novidade. Nesse sentido, uma investigação sobre o estado da arte na área pode auxiliar a compreender como a Geometria Fractal está sendo inserida no ensino de Matemática. Portanto, este trabalho visa apresentar os resultados de um mapeamento sistemático de trabalhos que propõem atividades que explorem a Geometria Fractal identificando os recursos adotados. Os resultados mostram o público-alvo, o conjunto de fractais explorados e recursos adotados nos estudos publicados. Observa-se que aos poucos a Geometria Fractal vem sendo explorada no processo de ensino e aprendizagem de Matemática apoiada pelas tecnologias digitais no Brasil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44248 10.34117/bjdv8n2-272 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44248 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44248/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 12559-12570 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 12559-12570 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 12559-12570 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645583368323072 |