Pedagogia Waldorf e sua expansão em solo Brasileiro / Waldorf Pedagogy and its expansion on Brazilian soil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Joyce Lucerna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Amaral, Clara Tatiana Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36604
Resumo: Criada na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial, a Pedagogia Waldorf completa neste ano 102 anos de história e está presente nos cinco continentes. No Brasil esta proposta pedagógica completou 65 anos e apresenta-se em grande expansão no país. O filósofo austríaco Rudolf Steiner, seu fundador, concebeu a Antroposofia que influenciou não só a educação, mas também a Agricultura, a Medicina, a Psicologia entre outros, com uma cosmovisão própria de desenvolvimento humano e social. O objetivo deste estudo é apresentar a Pedagogia Waldorf, suas características, sua origem em terras brasileiras e a sua expansão no Brasil. Argumenta-se que, por um lado, a Pedagogia Waldorf ainda é pouco conhecida no meio acadêmico e, por outro lado, há um crescimento de escolas pautadas por seus ideais em solo brasileiro. Há em torno de oitenta escolas Waldorf brasileiras que primam por uma visão integral do ser humano contemplada nas aulas pelo sentir, pensar e agir dos/as estudantes, a priorização da experimentação do conteúdo, a vasta vivência artística, o contato com a natureza, a avaliação diferenciada além da auto gestão da escola. Tem-se dezenas de escolas em processo de certificação, uma Faculdade Waldorf de Pedagogia criada em 2018, e o desejo de ampliar essa abrangência. Por meio de uma análise documental e bibliográfica mostra-se que há um expressivo crescimento desta pedagogia no Brasil e afirmamos que o cenário é promissor para esta ampliação não só como uma alternativa de ensino, mas como uma forma de analisar o ser humano como um todo, respeitando a sua individualidade e preparando-o para atuar no meio social com liberdade, criatividade e responsabilidade.
id VERACRUZ-0_fd29e5b5f04f5ddb83dd0d2ea47829c3
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36604
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Pedagogia Waldorf e sua expansão em solo Brasileiro / Waldorf Pedagogy and its expansion on Brazilian soilPedagogia WaldorfRudolf SteinerAntroposofia.Criada na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial, a Pedagogia Waldorf completa neste ano 102 anos de história e está presente nos cinco continentes. No Brasil esta proposta pedagógica completou 65 anos e apresenta-se em grande expansão no país. O filósofo austríaco Rudolf Steiner, seu fundador, concebeu a Antroposofia que influenciou não só a educação, mas também a Agricultura, a Medicina, a Psicologia entre outros, com uma cosmovisão própria de desenvolvimento humano e social. O objetivo deste estudo é apresentar a Pedagogia Waldorf, suas características, sua origem em terras brasileiras e a sua expansão no Brasil. Argumenta-se que, por um lado, a Pedagogia Waldorf ainda é pouco conhecida no meio acadêmico e, por outro lado, há um crescimento de escolas pautadas por seus ideais em solo brasileiro. Há em torno de oitenta escolas Waldorf brasileiras que primam por uma visão integral do ser humano contemplada nas aulas pelo sentir, pensar e agir dos/as estudantes, a priorização da experimentação do conteúdo, a vasta vivência artística, o contato com a natureza, a avaliação diferenciada além da auto gestão da escola. Tem-se dezenas de escolas em processo de certificação, uma Faculdade Waldorf de Pedagogia criada em 2018, e o desejo de ampliar essa abrangência. Por meio de uma análise documental e bibliográfica mostra-se que há um expressivo crescimento desta pedagogia no Brasil e afirmamos que o cenário é promissor para esta ampliação não só como uma alternativa de ensino, mas como uma forma de analisar o ser humano como um todo, respeitando a sua individualidade e preparando-o para atuar no meio social com liberdade, criatividade e responsabilidade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3660410.34117/bjdv7n9-501Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 93636-93651Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 93636-93651Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 93636-936512525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36604/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAmaral, Joyce LucernaAmaral, Clara Tatiana Dias2022-06-02T12:31:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/36604Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:56.399634Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia Waldorf e sua expansão em solo Brasileiro / Waldorf Pedagogy and its expansion on Brazilian soil
title Pedagogia Waldorf e sua expansão em solo Brasileiro / Waldorf Pedagogy and its expansion on Brazilian soil
spellingShingle Pedagogia Waldorf e sua expansão em solo Brasileiro / Waldorf Pedagogy and its expansion on Brazilian soil
Amaral, Joyce Lucerna
Pedagogia Waldorf
Rudolf Steiner
Antroposofia.
title_short Pedagogia Waldorf e sua expansão em solo Brasileiro / Waldorf Pedagogy and its expansion on Brazilian soil
title_full Pedagogia Waldorf e sua expansão em solo Brasileiro / Waldorf Pedagogy and its expansion on Brazilian soil
title_fullStr Pedagogia Waldorf e sua expansão em solo Brasileiro / Waldorf Pedagogy and its expansion on Brazilian soil
title_full_unstemmed Pedagogia Waldorf e sua expansão em solo Brasileiro / Waldorf Pedagogy and its expansion on Brazilian soil
title_sort Pedagogia Waldorf e sua expansão em solo Brasileiro / Waldorf Pedagogy and its expansion on Brazilian soil
author Amaral, Joyce Lucerna
author_facet Amaral, Joyce Lucerna
Amaral, Clara Tatiana Dias
author_role author
author2 Amaral, Clara Tatiana Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Joyce Lucerna
Amaral, Clara Tatiana Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Waldorf
Rudolf Steiner
Antroposofia.
topic Pedagogia Waldorf
Rudolf Steiner
Antroposofia.
description Criada na Alemanha logo após a Primeira Guerra Mundial, a Pedagogia Waldorf completa neste ano 102 anos de história e está presente nos cinco continentes. No Brasil esta proposta pedagógica completou 65 anos e apresenta-se em grande expansão no país. O filósofo austríaco Rudolf Steiner, seu fundador, concebeu a Antroposofia que influenciou não só a educação, mas também a Agricultura, a Medicina, a Psicologia entre outros, com uma cosmovisão própria de desenvolvimento humano e social. O objetivo deste estudo é apresentar a Pedagogia Waldorf, suas características, sua origem em terras brasileiras e a sua expansão no Brasil. Argumenta-se que, por um lado, a Pedagogia Waldorf ainda é pouco conhecida no meio acadêmico e, por outro lado, há um crescimento de escolas pautadas por seus ideais em solo brasileiro. Há em torno de oitenta escolas Waldorf brasileiras que primam por uma visão integral do ser humano contemplada nas aulas pelo sentir, pensar e agir dos/as estudantes, a priorização da experimentação do conteúdo, a vasta vivência artística, o contato com a natureza, a avaliação diferenciada além da auto gestão da escola. Tem-se dezenas de escolas em processo de certificação, uma Faculdade Waldorf de Pedagogia criada em 2018, e o desejo de ampliar essa abrangência. Por meio de uma análise documental e bibliográfica mostra-se que há um expressivo crescimento desta pedagogia no Brasil e afirmamos que o cenário é promissor para esta ampliação não só como uma alternativa de ensino, mas como uma forma de analisar o ser humano como um todo, respeitando a sua individualidade e preparando-o para atuar no meio social com liberdade, criatividade e responsabilidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36604
10.34117/bjdv7n9-501
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36604
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/36604/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 93636-93651
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 93636-93651
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 93636-93651
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645559415701504