O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Maria Gleice
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sousa, Ana Cléa Gomes de, Abreu, Mariana Cristina Alves de, Nascimento, Maria Noraneide Rodrigues do, Braga, Adriana Eufrásio, Lima, Marcos Antonio Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8822
Resumo: O presente artigo objetiva discutir a relevância do planejamento pedagógico para a atuação do professor, considerando os elementos contidos em pesquisas sobre o tema no período de 2014 a 2019. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa circunscrito em uma pesquisa bibliográfica e exploratória por meio da qual foram analisadas cinco publicações do corte temporal definido. Foram definidas como categorias teóricas o planejamento e a avaliação enquanto partes indissociáveis da ação docente. Nos resultados constatou-se que a relevância do planejamento pedagógico reside no protagonismo do professor quando este concebe o planejamento e a avaliação como macroelementos que são constituintes e constituídores da ação docente.
id VERACRUZ-0_fe2343912a8c935ccefe7facc2b39881
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8822
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory actsPlanejamento pedagógicoProfessorAvaliação.O presente artigo objetiva discutir a relevância do planejamento pedagógico para a atuação do professor, considerando os elementos contidos em pesquisas sobre o tema no período de 2014 a 2019. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa circunscrito em uma pesquisa bibliográfica e exploratória por meio da qual foram analisadas cinco publicações do corte temporal definido. Foram definidas como categorias teóricas o planejamento e a avaliação enquanto partes indissociáveis da ação docente. Nos resultados constatou-se que a relevância do planejamento pedagógico reside no protagonismo do professor quando este concebe o planejamento e a avaliação como macroelementos que são constituintes e constituídores da ação docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/882210.34117/bjdv6n4-222Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 19713-19724Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 19713-19724Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 19713-197242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8822/7715Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Maria GleiceSousa, Ana Cléa Gomes deAbreu, Mariana Cristina Alves deNascimento, Maria Noraneide Rodrigues doBraga, Adriana EufrásioLima, Marcos Antonio Martins2020-05-27T16:17:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8822Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:02.820987Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts
title O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts
spellingShingle O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts
Rodrigues, Maria Gleice
Planejamento pedagógico
Professor
Avaliação.
title_short O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts
title_full O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts
title_fullStr O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts
title_full_unstemmed O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts
title_sort O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts
author Rodrigues, Maria Gleice
author_facet Rodrigues, Maria Gleice
Sousa, Ana Cléa Gomes de
Abreu, Mariana Cristina Alves de
Nascimento, Maria Noraneide Rodrigues do
Braga, Adriana Eufrásio
Lima, Marcos Antonio Martins
author_role author
author2 Sousa, Ana Cléa Gomes de
Abreu, Mariana Cristina Alves de
Nascimento, Maria Noraneide Rodrigues do
Braga, Adriana Eufrásio
Lima, Marcos Antonio Martins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Maria Gleice
Sousa, Ana Cléa Gomes de
Abreu, Mariana Cristina Alves de
Nascimento, Maria Noraneide Rodrigues do
Braga, Adriana Eufrásio
Lima, Marcos Antonio Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento pedagógico
Professor
Avaliação.
topic Planejamento pedagógico
Professor
Avaliação.
description O presente artigo objetiva discutir a relevância do planejamento pedagógico para a atuação do professor, considerando os elementos contidos em pesquisas sobre o tema no período de 2014 a 2019. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa circunscrito em uma pesquisa bibliográfica e exploratória por meio da qual foram analisadas cinco publicações do corte temporal definido. Foram definidas como categorias teóricas o planejamento e a avaliação enquanto partes indissociáveis da ação docente. Nos resultados constatou-se que a relevância do planejamento pedagógico reside no protagonismo do professor quando este concebe o planejamento e a avaliação como macroelementos que são constituintes e constituídores da ação docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8822
10.34117/bjdv6n4-222
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8822
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n4-222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8822/7715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 19713-19724
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 19713-19724
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 19713-19724
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645447482310656