O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8822 |
Resumo: | O presente artigo objetiva discutir a relevância do planejamento pedagógico para a atuação do professor, considerando os elementos contidos em pesquisas sobre o tema no período de 2014 a 2019. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa circunscrito em uma pesquisa bibliográfica e exploratória por meio da qual foram analisadas cinco publicações do corte temporal definido. Foram definidas como categorias teóricas o planejamento e a avaliação enquanto partes indissociáveis da ação docente. Nos resultados constatou-se que a relevância do planejamento pedagógico reside no protagonismo do professor quando este concebe o planejamento e a avaliação como macroelementos que são constituintes e constituídores da ação docente. |
id |
VERACRUZ-0_fe2343912a8c935ccefe7facc2b39881 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8822 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory actsPlanejamento pedagógicoProfessorAvaliação.O presente artigo objetiva discutir a relevância do planejamento pedagógico para a atuação do professor, considerando os elementos contidos em pesquisas sobre o tema no período de 2014 a 2019. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa circunscrito em uma pesquisa bibliográfica e exploratória por meio da qual foram analisadas cinco publicações do corte temporal definido. Foram definidas como categorias teóricas o planejamento e a avaliação enquanto partes indissociáveis da ação docente. Nos resultados constatou-se que a relevância do planejamento pedagógico reside no protagonismo do professor quando este concebe o planejamento e a avaliação como macroelementos que são constituintes e constituídores da ação docente.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/882210.34117/bjdv6n4-222Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 19713-19724Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 19713-19724Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 19713-197242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8822/7715Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Maria GleiceSousa, Ana Cléa Gomes deAbreu, Mariana Cristina Alves deNascimento, Maria Noraneide Rodrigues doBraga, Adriana EufrásioLima, Marcos Antonio Martins2020-05-27T16:17:36Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/8822Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:02.820987Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts |
title |
O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts |
spellingShingle |
O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts Rodrigues, Maria Gleice Planejamento pedagógico Professor Avaliação. |
title_short |
O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts |
title_full |
O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts |
title_fullStr |
O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts |
title_full_unstemmed |
O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts |
title_sort |
O professor frente ao planejamento pedagógigo: entre os atos consciente e compulsório / The teacher in the pedagogical planning: between the conscious and compulsory acts |
author |
Rodrigues, Maria Gleice |
author_facet |
Rodrigues, Maria Gleice Sousa, Ana Cléa Gomes de Abreu, Mariana Cristina Alves de Nascimento, Maria Noraneide Rodrigues do Braga, Adriana Eufrásio Lima, Marcos Antonio Martins |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Ana Cléa Gomes de Abreu, Mariana Cristina Alves de Nascimento, Maria Noraneide Rodrigues do Braga, Adriana Eufrásio Lima, Marcos Antonio Martins |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Maria Gleice Sousa, Ana Cléa Gomes de Abreu, Mariana Cristina Alves de Nascimento, Maria Noraneide Rodrigues do Braga, Adriana Eufrásio Lima, Marcos Antonio Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento pedagógico Professor Avaliação. |
topic |
Planejamento pedagógico Professor Avaliação. |
description |
O presente artigo objetiva discutir a relevância do planejamento pedagógico para a atuação do professor, considerando os elementos contidos em pesquisas sobre o tema no período de 2014 a 2019. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa circunscrito em uma pesquisa bibliográfica e exploratória por meio da qual foram analisadas cinco publicações do corte temporal definido. Foram definidas como categorias teóricas o planejamento e a avaliação enquanto partes indissociáveis da ação docente. Nos resultados constatou-se que a relevância do planejamento pedagógico reside no protagonismo do professor quando este concebe o planejamento e a avaliação como macroelementos que são constituintes e constituídores da ação docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8822 10.34117/bjdv6n4-222 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8822 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n4-222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/8822/7715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 4 (2020); 19713-19724 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 4 (2020); 19713-19724 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 4 (2020); 19713-19724 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645447482310656 |