O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
Texto Completo: | http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=839 |
Resumo: | Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
id |
UFC_47e3142888be88f1f2856fff8b337e77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.teses.ufc.br:664 |
network_acronym_str |
UFC |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude.The cultural curriculum of tv series MalhaÃÃo : revealing those pedagogic aspects addressed to the youth.2007-01-26Luiz Botelho Albuquerque00200220187Josà Albio Moreira de Sales11408588315http://lattes.cnpq.br/5175762444724772Paulo Meireles Barguil3829776039190756789591http://lattes.cnpq.br/1261421394780501Ana Carmita Bezerra de SouzaUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRIndÃstria Cultural Interculturalidade ViolÃncia SimbÃlica CurrÃculo cultural Habitus.Cultural Industry Interculturality Cultural Curriculum Habitus Symbolic Violence.CURRICULOConselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicoO estudo do currÃculo cultural evidencia que a formaÃÃo humana nÃo acontece apenas nas tradicionais instituiÃÃes de educaÃÃo. Desde meados do sÃculo XX a indÃstria cultural participa efetivamente na elaboraÃÃo das identidades e subjetividades, e, assim, soma-se a outras instÃncias sociais (famÃlia, igreja, e escola). TelevisÃo, rÃdio, imprensa, indÃstria fonogrÃfica, publicidade e Internet oferecem artefatos culturais que atuam de maneira incisiva na educaÃÃo dos sujeitos contemporÃneos. Nesta pesquisa objetivei analisar a sÃrie MalhaÃÃo, exibida pela Rede Globo de TelevisÃo hà quase 12 anos, considerando-a operadora de um currÃculo cultural, com temÃticas e prÃticas pedagÃgicas que colaboram na constituiÃÃo do habitus juvenil. Verifiquei apresentaÃÃes de sexualidade e gÃnero; demonstraÃÃo de um conceito de beleza humana; caracterizaÃÃo das relaÃÃes Ãtnicas; uso da puniÃÃo como estratÃgia pedagÃgica; e a inserÃÃo do enredo na estrutura social e econÃmica. Adotei um mÃtodo do tipo etnogrÃfico virtual e tomei a praxiologia de Bourdieu como principal referencial â o que implicou fazer emergir da prÃtica dos sujeitos as categorias analÃticas e conceituais. Devido à amplitude das temÃticas, adotei uma postura teÃrica multirreferenciada. Para as anÃlises foram utilizadas imagens, falas e fatos da narrativa que colaborassem no esclarecimento dos temas selecionados. Em sÃntese, a MalhaÃÃo, exibe um projeto pedagÃgico velado, que objetiva a formaÃÃo do jovem consumidor, heterossexual, domesticado e que para ser belo necessita ser branco, novo e esbelto â fatos que caracterizam o currÃculo cultural como um caso tÃpico da semiformaÃÃo, que, para Adorno consiste na alienaÃÃo das consciÃncias, provocada pelas mercadorias da indÃstria cultural.http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=839application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:13:50Zmail@mail.com - |
dc.title.pt.fl_str_mv |
O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude. |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The cultural curriculum of tv series MalhaÃÃo : revealing those pedagogic aspects addressed to the youth. |
title |
O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude. |
spellingShingle |
O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude. Ana Carmita Bezerra de Souza IndÃstria Cultural Interculturalidade ViolÃncia SimbÃlica CurrÃculo cultural Habitus. Cultural Industry Interculturality Cultural Curriculum Habitus Symbolic Violence. CURRICULO |
title_short |
O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude. |
title_full |
O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude. |
title_fullStr |
O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude. |
title_full_unstemmed |
O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude. |
title_sort |
O currÃculo cultural da sÃrie malhaÃÃo: desvelando aspectos pedagÃgicos endereÃados à juventude. |
author |
Ana Carmita Bezerra de Souza |
author_facet |
Ana Carmita Bezerra de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
00200220187 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Josà Albio Moreira de Sales |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
11408588315 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5175762444724772 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Paulo Meireles Barguil |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
38297760391 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
90756789591 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1261421394780501 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ana Carmita Bezerra de Souza |
contributor_str_mv |
Luiz Botelho Albuquerque Josà Albio Moreira de Sales Paulo Meireles Barguil |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IndÃstria Cultural Interculturalidade ViolÃncia SimbÃlica CurrÃculo cultural Habitus. |
topic |
IndÃstria Cultural Interculturalidade ViolÃncia SimbÃlica CurrÃculo cultural Habitus. Cultural Industry Interculturality Cultural Curriculum Habitus Symbolic Violence. CURRICULO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural Industry Interculturality Cultural Curriculum Habitus Symbolic Violence. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CURRICULO |
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv |
O estudo do currÃculo cultural evidencia que a formaÃÃo humana nÃo acontece apenas nas tradicionais instituiÃÃes de educaÃÃo. Desde meados do sÃculo XX a indÃstria cultural participa efetivamente na elaboraÃÃo das identidades e subjetividades, e, assim, soma-se a outras instÃncias sociais (famÃlia, igreja, e escola). TelevisÃo, rÃdio, imprensa, indÃstria fonogrÃfica, publicidade e Internet oferecem artefatos culturais que atuam de maneira incisiva na educaÃÃo dos sujeitos contemporÃneos. Nesta pesquisa objetivei analisar a sÃrie MalhaÃÃo, exibida pela Rede Globo de TelevisÃo hà quase 12 anos, considerando-a operadora de um currÃculo cultural, com temÃticas e prÃticas pedagÃgicas que colaboram na constituiÃÃo do habitus juvenil. Verifiquei apresentaÃÃes de sexualidade e gÃnero; demonstraÃÃo de um conceito de beleza humana; caracterizaÃÃo das relaÃÃes Ãtnicas; uso da puniÃÃo como estratÃgia pedagÃgica; e a inserÃÃo do enredo na estrutura social e econÃmica. Adotei um mÃtodo do tipo etnogrÃfico virtual e tomei a praxiologia de Bourdieu como principal referencial â o que implicou fazer emergir da prÃtica dos sujeitos as categorias analÃticas e conceituais. Devido à amplitude das temÃticas, adotei uma postura teÃrica multirreferenciada. Para as anÃlises foram utilizadas imagens, falas e fatos da narrativa que colaborassem no esclarecimento dos temas selecionados. Em sÃntese, a MalhaÃÃo, exibe um projeto pedagÃgico velado, que objetiva a formaÃÃo do jovem consumidor, heterossexual, domesticado e que para ser belo necessita ser branco, novo e esbelto â fatos que caracterizam o currÃculo cultural como um caso tÃpico da semiformaÃÃo, que, para Adorno consiste na alienaÃÃo das consciÃncias, provocada pelas mercadorias da indÃstria cultural. |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-01-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=839 |
url |
http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=839 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFC |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Cearà |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC instname:Universidade Federal do Ceará instacron:UFC |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1643295116448759808 |