Gestão da educação em sistemas municipais de ensino no Tocantins: tensionamento entre princípio e método democráticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lagares, Rosilene
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brito, Katia Cristina Ferreira Custódio, Silva, Meire Lúcia Andrade da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/96280
Resumo: O artigo apresenta exame do quadro normativo e de condições político-institucionais em sistemas municipais de ensino no Tocantins para a gestão democrática no campo da educação pública e características das dinâmicas de participação em suas comunidades escolares. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, documental e de campo. Os resultados mostram a presença de princípios/espaços/mecanismos essenciais à gestão democrática nos sistemas. Todavia, desnuda o tensionamento entre o princípio e o método democráticos. Evidencia a necessidade de aprofundamentos conceituais.
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