Educandos com deficiência intelectual na EJA : contribuições para a desconstrução do mito da incapacidade
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/165941 |
Resumo: | A presente pesquisa explicita uma reflexão sobre a escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual a partir da experiência de estágio docente da própria pesquisadora. Trata desde o momento em que a professora estagiária constrói seus conceitos sobre essas modalidades de Educação (Educação Especial e EJA), permeando a historicidade de ambas e os desafios da própria docência, até estabelecer um método enraizado em Freire que vislumbra o educando participando de desafios mobilizadores, esses que contribuem para que o aluno se emancipe. Trata também das marcas de fracasso e incapacidade que esses educandos carregam por estarem lutando pelo próprio direito à Educação, bem como problematiza o atendimento educacional especializado para esses sujeitos. Por fim, discute a importância de o/a docente compreender a singularidade de cada sujeito, assim como suas possibilidades, reafirmando a importância de uma prática pedagógica adequada em nosso contexto social e educacional. |
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