Educandos com deficiência intelectual na EJA : contribuições para a desconstrução do mito da incapacidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bitencourt, Jennifer Aguiar
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165941
Resumo: A presente pesquisa explicita uma reflexão sobre a escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual a partir da experiência de estágio docente da própria pesquisadora. Trata desde o momento em que a professora estagiária constrói seus conceitos sobre essas modalidades de Educação (Educação Especial e EJA), permeando a historicidade de ambas e os desafios da própria docência, até estabelecer um método enraizado em Freire que vislumbra o educando participando de desafios mobilizadores, esses que contribuem para que o aluno se emancipe. Trata também das marcas de fracasso e incapacidade que esses educandos carregam por estarem lutando pelo próprio direito à Educação, bem como problematiza o atendimento educacional especializado para esses sujeitos. Por fim, discute a importância de o/a docente compreender a singularidade de cada sujeito, assim como suas possibilidades, reafirmando a importância de uma prática pedagógica adequada em nosso contexto social e educacional.
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