A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143596 |
Resumo: | Introdução: O Curso Pré-Vestibular Ideal da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – S.P, está atuando desde 1999. Conta atualmente com 180 alunos distribuídos no período vespertino e noturno, 19 monitores (alunos da FCT-UNESP), 03 monitores que compõem a coordenação de turma e 03 docentes que compõem a coordenação pedagógica Objetivos: Desenvolver um trabalho pedagógico, que vise a preparação dos alunos do ensino médio, preferencialmente com limitações sócio-econômicas, para os exames vestibulares. Além disso, contribuir com a formação acadêmica dos alunos de graduação da UNESP, principalmente no que tange seu desenvolvimento como cidadão crítico e participativo. Métodos: A seleção dos monitores que ministram as aulas no Cursinho Ideal é rigorosa, constituindo de uma prova teórica, seguida de uma avaliação didática relacionada à disciplina pretendida, onde a banca examinadora é composta pela ex-monitor, um coordenador de turma e um docente da FCT – UNESP. Após esse processo, cada monitor recebe acompanhamento pedagógico por um docente especializado na disciplina que irá ministrar. No que tange a didática, temos realizadas palestras por docentes do departamento de educação do próprio campus e pela coordenação pedagógica do material didático que adotamos. Além disso, realizamos reuniões mensais com os monitores, visando promover discussões sobre os principais problemas enfrentados em sala de aula, desta forma, trabalhamos o profissionalismo, o cooperativismo e o espírito solidário. Resultados: Percebemos que o Projeto Cursinho Ideal, tem colaborado na formação dos futuros professores, visto que eles adquiriram maior facilidade para articular e expor melhor suas idéias em público, apresentando melhor rendimento nas disciplinas pedagógicas que fazem parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Os monitores participantes do projeto, tem a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica, uma vez que as aulas teóricas relacionadas ao ensino vista em seus respectivos cursos, estão sendo praticadas na sala de aula do Cursinho Ideal. Outro dado relevante que confirma a competência dos monitores em sala de aula, é o número expressivo de alunos aprovados a cada ano nas Universidades Públicas. |
id |
UNSP_f778c80dd0a19e8a57c5e0d1fc295b0c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143596 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professoresIntrodução: O Curso Pré-Vestibular Ideal da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – S.P, está atuando desde 1999. Conta atualmente com 180 alunos distribuídos no período vespertino e noturno, 19 monitores (alunos da FCT-UNESP), 03 monitores que compõem a coordenação de turma e 03 docentes que compõem a coordenação pedagógica Objetivos: Desenvolver um trabalho pedagógico, que vise a preparação dos alunos do ensino médio, preferencialmente com limitações sócio-econômicas, para os exames vestibulares. Além disso, contribuir com a formação acadêmica dos alunos de graduação da UNESP, principalmente no que tange seu desenvolvimento como cidadão crítico e participativo. Métodos: A seleção dos monitores que ministram as aulas no Cursinho Ideal é rigorosa, constituindo de uma prova teórica, seguida de uma avaliação didática relacionada à disciplina pretendida, onde a banca examinadora é composta pela ex-monitor, um coordenador de turma e um docente da FCT – UNESP. Após esse processo, cada monitor recebe acompanhamento pedagógico por um docente especializado na disciplina que irá ministrar. No que tange a didática, temos realizadas palestras por docentes do departamento de educação do próprio campus e pela coordenação pedagógica do material didático que adotamos. Além disso, realizamos reuniões mensais com os monitores, visando promover discussões sobre os principais problemas enfrentados em sala de aula, desta forma, trabalhamos o profissionalismo, o cooperativismo e o espírito solidário. Resultados: Percebemos que o Projeto Cursinho Ideal, tem colaborado na formação dos futuros professores, visto que eles adquiriram maior facilidade para articular e expor melhor suas idéias em público, apresentando melhor rendimento nas disciplinas pedagógicas que fazem parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Os monitores participantes do projeto, tem a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica, uma vez que as aulas teóricas relacionadas ao ensino vista em seus respectivos cursos, estão sendo praticadas na sala de aula do Cursinho Ideal. Outro dado relevante que confirma a competência dos monitores em sala de aula, é o número expressivo de alunos aprovados a cada ano nas Universidades Públicas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Cartografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]Silva, José Caetano da [UNESP]Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]2016-09-01T13:58:12Z2016-09-01T13:58:12Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject047application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 047http://hdl.handle.net/11449/1435962005-047-granjeiro.pdf6332973406361489PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-26T06:16:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143596Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-26T06:16:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores |
title |
A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores |
spellingShingle |
A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP] |
title_short |
A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores |
title_full |
A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores |
title_fullStr |
A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores |
title_full_unstemmed |
A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores |
title_sort |
A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores |
author |
Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP] |
author_facet |
Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP] Silva, João Fernando Custódio da [UNESP] Silva, José Caetano da [UNESP] Melazzo, Everaldo Santos [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, João Fernando Custódio da [UNESP] Silva, José Caetano da [UNESP] Melazzo, Everaldo Santos [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP] Silva, João Fernando Custódio da [UNESP] Silva, José Caetano da [UNESP] Melazzo, Everaldo Santos [UNESP] |
description |
Introdução: O Curso Pré-Vestibular Ideal da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – S.P, está atuando desde 1999. Conta atualmente com 180 alunos distribuídos no período vespertino e noturno, 19 monitores (alunos da FCT-UNESP), 03 monitores que compõem a coordenação de turma e 03 docentes que compõem a coordenação pedagógica Objetivos: Desenvolver um trabalho pedagógico, que vise a preparação dos alunos do ensino médio, preferencialmente com limitações sócio-econômicas, para os exames vestibulares. Além disso, contribuir com a formação acadêmica dos alunos de graduação da UNESP, principalmente no que tange seu desenvolvimento como cidadão crítico e participativo. Métodos: A seleção dos monitores que ministram as aulas no Cursinho Ideal é rigorosa, constituindo de uma prova teórica, seguida de uma avaliação didática relacionada à disciplina pretendida, onde a banca examinadora é composta pela ex-monitor, um coordenador de turma e um docente da FCT – UNESP. Após esse processo, cada monitor recebe acompanhamento pedagógico por um docente especializado na disciplina que irá ministrar. No que tange a didática, temos realizadas palestras por docentes do departamento de educação do próprio campus e pela coordenação pedagógica do material didático que adotamos. Além disso, realizamos reuniões mensais com os monitores, visando promover discussões sobre os principais problemas enfrentados em sala de aula, desta forma, trabalhamos o profissionalismo, o cooperativismo e o espírito solidário. Resultados: Percebemos que o Projeto Cursinho Ideal, tem colaborado na formação dos futuros professores, visto que eles adquiriram maior facilidade para articular e expor melhor suas idéias em público, apresentando melhor rendimento nas disciplinas pedagógicas que fazem parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Os monitores participantes do projeto, tem a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica, uma vez que as aulas teóricas relacionadas ao ensino vista em seus respectivos cursos, estão sendo praticadas na sala de aula do Cursinho Ideal. Outro dado relevante que confirma a competência dos monitores em sala de aula, é o número expressivo de alunos aprovados a cada ano nas Universidades Públicas. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:12Z 2016-09-01T13:58:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 047 http://hdl.handle.net/11449/143596 2005-047-granjeiro.pdf 6332973406361489 |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143596 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 047 2005-047-granjeiro.pdf 6332973406361489 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
047 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799965411264954368 |