A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Silva, João Fernando Custódio da [UNESP], Silva, José Caetano da [UNESP], Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143596
Resumo: Introdução: O Curso Pré-Vestibular Ideal da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – S.P, está atuando desde 1999. Conta atualmente com 180 alunos distribuídos no período vespertino e noturno, 19 monitores (alunos da FCT-UNESP), 03 monitores que compõem a coordenação de turma e 03 docentes que compõem a coordenação pedagógica Objetivos: Desenvolver um trabalho pedagógico, que vise a preparação dos alunos do ensino médio, preferencialmente com limitações sócio-econômicas, para os exames vestibulares. Além disso, contribuir com a formação acadêmica dos alunos de graduação da UNESP, principalmente no que tange seu desenvolvimento como cidadão crítico e participativo. Métodos: A seleção dos monitores que ministram as aulas no Cursinho Ideal é rigorosa, constituindo de uma prova teórica, seguida de uma avaliação didática relacionada à disciplina pretendida, onde a banca examinadora é composta pela ex-monitor, um coordenador de turma e um docente da FCT – UNESP. Após esse processo, cada monitor recebe acompanhamento pedagógico por um docente especializado na disciplina que irá ministrar. No que tange a didática, temos realizadas palestras por docentes do departamento de educação do próprio campus e pela coordenação pedagógica do material didático que adotamos. Além disso, realizamos reuniões mensais com os monitores, visando promover discussões sobre os principais problemas enfrentados em sala de aula, desta forma, trabalhamos o profissionalismo, o cooperativismo e o espírito solidário. Resultados: Percebemos que o Projeto Cursinho Ideal, tem colaborado na formação dos futuros professores, visto que eles adquiriram maior facilidade para articular e expor melhor suas idéias em público, apresentando melhor rendimento nas disciplinas pedagógicas que fazem parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Os monitores participantes do projeto, tem a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica, uma vez que as aulas teóricas relacionadas ao ensino vista em seus respectivos cursos, estão sendo praticadas na sala de aula do Cursinho Ideal. Outro dado relevante que confirma a competência dos monitores em sala de aula, é o número expressivo de alunos aprovados a cada ano nas Universidades Públicas.
id UNSP_f778c80dd0a19e8a57c5e0d1fc295b0c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143596
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professoresIntrodução: O Curso Pré-Vestibular Ideal da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – S.P, está atuando desde 1999. Conta atualmente com 180 alunos distribuídos no período vespertino e noturno, 19 monitores (alunos da FCT-UNESP), 03 monitores que compõem a coordenação de turma e 03 docentes que compõem a coordenação pedagógica Objetivos: Desenvolver um trabalho pedagógico, que vise a preparação dos alunos do ensino médio, preferencialmente com limitações sócio-econômicas, para os exames vestibulares. Além disso, contribuir com a formação acadêmica dos alunos de graduação da UNESP, principalmente no que tange seu desenvolvimento como cidadão crítico e participativo. Métodos: A seleção dos monitores que ministram as aulas no Cursinho Ideal é rigorosa, constituindo de uma prova teórica, seguida de uma avaliação didática relacionada à disciplina pretendida, onde a banca examinadora é composta pela ex-monitor, um coordenador de turma e um docente da FCT – UNESP. Após esse processo, cada monitor recebe acompanhamento pedagógico por um docente especializado na disciplina que irá ministrar. No que tange a didática, temos realizadas palestras por docentes do departamento de educação do próprio campus e pela coordenação pedagógica do material didático que adotamos. Além disso, realizamos reuniões mensais com os monitores, visando promover discussões sobre os principais problemas enfrentados em sala de aula, desta forma, trabalhamos o profissionalismo, o cooperativismo e o espírito solidário. Resultados: Percebemos que o Projeto Cursinho Ideal, tem colaborado na formação dos futuros professores, visto que eles adquiriram maior facilidade para articular e expor melhor suas idéias em público, apresentando melhor rendimento nas disciplinas pedagógicas que fazem parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Os monitores participantes do projeto, tem a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica, uma vez que as aulas teóricas relacionadas ao ensino vista em seus respectivos cursos, estão sendo praticadas na sala de aula do Cursinho Ideal. Outro dado relevante que confirma a competência dos monitores em sala de aula, é o número expressivo de alunos aprovados a cada ano nas Universidades Públicas.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Cartografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente PrudenteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]Silva, José Caetano da [UNESP]Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]2016-09-01T13:58:12Z2016-09-01T13:58:12Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject047application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 047http://hdl.handle.net/11449/1435962005-047-granjeiro.pdf6332973406361489PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-26T06:16:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143596Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-26T06:16:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores
title A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores
spellingShingle A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores
Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]
title_short A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores
title_full A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores
title_fullStr A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores
title_full_unstemmed A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores
title_sort A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores
author Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]
author_facet Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]
Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]
Silva, José Caetano da [UNESP]
Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]
author_role author
author2 Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]
Silva, José Caetano da [UNESP]
Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]
Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]
Silva, José Caetano da [UNESP]
Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]
description Introdução: O Curso Pré-Vestibular Ideal da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – S.P, está atuando desde 1999. Conta atualmente com 180 alunos distribuídos no período vespertino e noturno, 19 monitores (alunos da FCT-UNESP), 03 monitores que compõem a coordenação de turma e 03 docentes que compõem a coordenação pedagógica Objetivos: Desenvolver um trabalho pedagógico, que vise a preparação dos alunos do ensino médio, preferencialmente com limitações sócio-econômicas, para os exames vestibulares. Além disso, contribuir com a formação acadêmica dos alunos de graduação da UNESP, principalmente no que tange seu desenvolvimento como cidadão crítico e participativo. Métodos: A seleção dos monitores que ministram as aulas no Cursinho Ideal é rigorosa, constituindo de uma prova teórica, seguida de uma avaliação didática relacionada à disciplina pretendida, onde a banca examinadora é composta pela ex-monitor, um coordenador de turma e um docente da FCT – UNESP. Após esse processo, cada monitor recebe acompanhamento pedagógico por um docente especializado na disciplina que irá ministrar. No que tange a didática, temos realizadas palestras por docentes do departamento de educação do próprio campus e pela coordenação pedagógica do material didático que adotamos. Além disso, realizamos reuniões mensais com os monitores, visando promover discussões sobre os principais problemas enfrentados em sala de aula, desta forma, trabalhamos o profissionalismo, o cooperativismo e o espírito solidário. Resultados: Percebemos que o Projeto Cursinho Ideal, tem colaborado na formação dos futuros professores, visto que eles adquiriram maior facilidade para articular e expor melhor suas idéias em público, apresentando melhor rendimento nas disciplinas pedagógicas que fazem parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Os monitores participantes do projeto, tem a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica, uma vez que as aulas teóricas relacionadas ao ensino vista em seus respectivos cursos, estão sendo praticadas na sala de aula do Cursinho Ideal. Outro dado relevante que confirma a competência dos monitores em sala de aula, é o número expressivo de alunos aprovados a cada ano nas Universidades Públicas.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2016-09-01T13:58:12Z
2016-09-01T13:58:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 047
http://hdl.handle.net/11449/143596
2005-047-granjeiro.pdf
6332973406361489
url http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
http://hdl.handle.net/11449/143596
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 047
2005-047-granjeiro.pdf
6332973406361489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 047
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965411264954368