Imunidade material dos parlamentares: uma análise sobre os limites do instituto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, André Nascimento do
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15650
Resumo: O objetivo da presente pesquisa é apresentar os limites da imunidade material dos parlamentares no Brasil. Quanto ao procedimento, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental, e, como metodologia, o método de abordagem dedutivo. Assim, inicialmente são apresentadas teorias filosóficas justificadoras da liberdade de expressão, para, em seguida, verificar que o entendimento constitucional e jurisprudencial brasileiro é mais alinhado com a teoria da liberdade de expressão como um instrumento para a realização da democracia. Em um segundo momento, o estudo tem enfoque na imunidade material dos parlamentares em específico, quando é apresentado um histórico do instituto no Brasil e estudado seu sentido e abrangência, de modo que é verificada a necessidade de vinculação das declarações proferidas com a atividade parlamentar. São examinados casos concretos relevantes a fim de demonstrar o posicionamento jurisprudencial brasileiro sobre a imunidade material dos parlamentares. Nesse sentido, é verificado que não há um entendimento pacífico quanto aos limites da prerrogativa, em especial quanto à tese do caráter absoluto da imunidade material dentro dos recintos da Casa Legislativa. Ainda, são analisados temas contemporâneos, com grande potencial danoso à democracia e considerados desafiadores para a continuidade da imunidade material, como as fake news e o discurso de ódio. Por fim, também é estudada a responsabilização política dos parlamentares pelos seus pares como ferramenta que inviabiliza a proteção conferida pela imunidade material. Tem-se que a prerrogativa constitucional da imunidade material já não atende mais ao seu propósito inicial de garantia do livre exercício do mandato parlamentar e consolidação da democracia. Em especial, a noção de imunidade material absoluta parece ser incompatível com outros direitos fundamentais ao regime democrático.
id Ânima_09ee1ad7349293ed34f773090fc759ca
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15650
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Imunidade material dos parlamentares: uma análise sobre os limites do institutoLiberdade de expressãoParlamentaresImunidade materialLimiteDemocraciaO objetivo da presente pesquisa é apresentar os limites da imunidade material dos parlamentares no Brasil. Quanto ao procedimento, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental, e, como metodologia, o método de abordagem dedutivo. Assim, inicialmente são apresentadas teorias filosóficas justificadoras da liberdade de expressão, para, em seguida, verificar que o entendimento constitucional e jurisprudencial brasileiro é mais alinhado com a teoria da liberdade de expressão como um instrumento para a realização da democracia. Em um segundo momento, o estudo tem enfoque na imunidade material dos parlamentares em específico, quando é apresentado um histórico do instituto no Brasil e estudado seu sentido e abrangência, de modo que é verificada a necessidade de vinculação das declarações proferidas com a atividade parlamentar. São examinados casos concretos relevantes a fim de demonstrar o posicionamento jurisprudencial brasileiro sobre a imunidade material dos parlamentares. Nesse sentido, é verificado que não há um entendimento pacífico quanto aos limites da prerrogativa, em especial quanto à tese do caráter absoluto da imunidade material dentro dos recintos da Casa Legislativa. Ainda, são analisados temas contemporâneos, com grande potencial danoso à democracia e considerados desafiadores para a continuidade da imunidade material, como as fake news e o discurso de ódio. Por fim, também é estudada a responsabilização política dos parlamentares pelos seus pares como ferramenta que inviabiliza a proteção conferida pela imunidade material. Tem-se que a prerrogativa constitucional da imunidade material já não atende mais ao seu propósito inicial de garantia do livre exercício do mandato parlamentar e consolidação da democracia. Em especial, a noção de imunidade material absoluta parece ser incompatível com outros direitos fundamentais ao regime democrático.Santos, Danielle Maria Espezim dosAmaral, André Nascimento do2020-12-16T02:54:45Z2021-08-04T16:43:36Z2020-12-16T02:54:45Z2021-08-04T16:43:36Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis68 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15650Direito - FlorianópolisFlorianópolisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T07:42:32Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15650Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T07:42:32Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imunidade material dos parlamentares: uma análise sobre os limites do instituto
title Imunidade material dos parlamentares: uma análise sobre os limites do instituto
spellingShingle Imunidade material dos parlamentares: uma análise sobre os limites do instituto
Amaral, André Nascimento do
Liberdade de expressão
Parlamentares
Imunidade material
Limite
Democracia
title_short Imunidade material dos parlamentares: uma análise sobre os limites do instituto
title_full Imunidade material dos parlamentares: uma análise sobre os limites do instituto
title_fullStr Imunidade material dos parlamentares: uma análise sobre os limites do instituto
title_full_unstemmed Imunidade material dos parlamentares: uma análise sobre os limites do instituto
title_sort Imunidade material dos parlamentares: uma análise sobre os limites do instituto
author Amaral, André Nascimento do
author_facet Amaral, André Nascimento do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Danielle Maria Espezim dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, André Nascimento do
dc.subject.por.fl_str_mv Liberdade de expressão
Parlamentares
Imunidade material
Limite
Democracia
topic Liberdade de expressão
Parlamentares
Imunidade material
Limite
Democracia
description O objetivo da presente pesquisa é apresentar os limites da imunidade material dos parlamentares no Brasil. Quanto ao procedimento, utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental, e, como metodologia, o método de abordagem dedutivo. Assim, inicialmente são apresentadas teorias filosóficas justificadoras da liberdade de expressão, para, em seguida, verificar que o entendimento constitucional e jurisprudencial brasileiro é mais alinhado com a teoria da liberdade de expressão como um instrumento para a realização da democracia. Em um segundo momento, o estudo tem enfoque na imunidade material dos parlamentares em específico, quando é apresentado um histórico do instituto no Brasil e estudado seu sentido e abrangência, de modo que é verificada a necessidade de vinculação das declarações proferidas com a atividade parlamentar. São examinados casos concretos relevantes a fim de demonstrar o posicionamento jurisprudencial brasileiro sobre a imunidade material dos parlamentares. Nesse sentido, é verificado que não há um entendimento pacífico quanto aos limites da prerrogativa, em especial quanto à tese do caráter absoluto da imunidade material dentro dos recintos da Casa Legislativa. Ainda, são analisados temas contemporâneos, com grande potencial danoso à democracia e considerados desafiadores para a continuidade da imunidade material, como as fake news e o discurso de ódio. Por fim, também é estudada a responsabilização política dos parlamentares pelos seus pares como ferramenta que inviabiliza a proteção conferida pela imunidade material. Tem-se que a prerrogativa constitucional da imunidade material já não atende mais ao seu propósito inicial de garantia do livre exercício do mandato parlamentar e consolidação da democracia. Em especial, a noção de imunidade material absoluta parece ser incompatível com outros direitos fundamentais ao regime democrático.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-16T02:54:45Z
2020-12-16T02:54:45Z
2020
2021-08-04T16:43:36Z
2021-08-04T16:43:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15650
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Florianópolis
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 68 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415830787653632