Cultura Organizacional: um estudo de caso de influência nos objetivos estratégicos de uma empresa de comunicação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frigo, Robinson Tiago Grassi
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28938
Resumo: O mercado brasileiro a cada ano se torna mais competitivo, com surgimento de novas tecnologias, mudanças de hábitos de consumo e o advento do mundo digital, faz com que as empresas tradicionais criem estratégias para se manterem competitivas no mercado. Deste modo, a cultura organizacional tem papel fundamental na transformação interna e o desenvolvimento de estratégias destrutivas e totalmente novas para organização. Diante disso, o objetivo deste estudo é avaliar em uma empresa de comunicação de grande porte, como adaptar uma empresa tradicional a era digital e como a cultura organizacional influencia no processo de execução de novas estratégias, utilizando como base os conceitos das ferramentas da qualidade e planejamento estratégico responsáveis pela identificação, análise e proposta de ações corretivas para solução dos problemas e melhoria dos processos. Esta pesquisa apresenta um estudo de caso quantitativo e qualitativo, uma vez que tem o intuito de gerar conhecimentos para aplicação prática com o intuito de resolução de problemas, este estudo tem natureza de pesquisa aplicada, pois se trata de uma aplicação prática que envolve um caso real com interesses locais e com objetivo específicos. A partir da realização dessa pesquisa, foi possível analisar e avaliar o processo de adaptação de uma empresa de comunicação de grande porte para reestruturar as estratégias e adaptar o negócio para era digital, com a transformação dos processos internos e no trabalho da cultura organizacional. Dentre os ganhos mensurados, podemos citar o aumento de 84% do faturamento do meio digital no período de 2018 a 2021, que mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia durante este período, foi o único meio que manteve crescimento em relação ao ano anterior. Além da superação da meta orçada nos dois últimos anos do período. Também é possível citar ganhos qualitativos como, maior engajamento, adaptação a cultura organizacional, bom relacionamento entre áreas de operação e melhor fluxo nos processos entre as equipes.
id Ânima_0b448a75609acef00f8ef4aec5a847c4
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28938
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Cultura Organizacional: um estudo de caso de influência nos objetivos estratégicos de uma empresa de comunicação.Cultura organizacionalPlanejamento estratégicoTransformação digitalEmpresa de comunicaçãoO mercado brasileiro a cada ano se torna mais competitivo, com surgimento de novas tecnologias, mudanças de hábitos de consumo e o advento do mundo digital, faz com que as empresas tradicionais criem estratégias para se manterem competitivas no mercado. Deste modo, a cultura organizacional tem papel fundamental na transformação interna e o desenvolvimento de estratégias destrutivas e totalmente novas para organização. Diante disso, o objetivo deste estudo é avaliar em uma empresa de comunicação de grande porte, como adaptar uma empresa tradicional a era digital e como a cultura organizacional influencia no processo de execução de novas estratégias, utilizando como base os conceitos das ferramentas da qualidade e planejamento estratégico responsáveis pela identificação, análise e proposta de ações corretivas para solução dos problemas e melhoria dos processos. Esta pesquisa apresenta um estudo de caso quantitativo e qualitativo, uma vez que tem o intuito de gerar conhecimentos para aplicação prática com o intuito de resolução de problemas, este estudo tem natureza de pesquisa aplicada, pois se trata de uma aplicação prática que envolve um caso real com interesses locais e com objetivo específicos. A partir da realização dessa pesquisa, foi possível analisar e avaliar o processo de adaptação de uma empresa de comunicação de grande porte para reestruturar as estratégias e adaptar o negócio para era digital, com a transformação dos processos internos e no trabalho da cultura organizacional. Dentre os ganhos mensurados, podemos citar o aumento de 84% do faturamento do meio digital no período de 2018 a 2021, que mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia durante este período, foi o único meio que manteve crescimento em relação ao ano anterior. Além da superação da meta orçada nos dois últimos anos do período. Também é possível citar ganhos qualitativos como, maior engajamento, adaptação a cultura organizacional, bom relacionamento entre áreas de operação e melhor fluxo nos processos entre as equipes.The Brazilian market becomes more competitive every year, with the emergence of new technologies, changes in consumption habits and the advent of the digital world, makes traditional companies create strategies to remain competitive in the market. In this way, the organizational culture plays a fundamental role in the internal transformation and the development of destructive and totally new strategies for the organization. In view of this, the objective of this study is to evaluate, in a large communication company, how to adapt a traditional company to the digital age and how the organizational culture influences the process of executing new strategies, using as a basis the concepts of quality tools and strategic planning responsible for identifying, analyzing and proposing corrective actions to solve problems and improve processes. This research presents a quantitative and qualitative case study, since it aims to generate knowledge for practical application in order to solve problems, this study has the nature of applied research, since it is a practical application that involves a case with local interests and specific objectives. From the realization of this research, it was possible to analyze and evaluate the adaptation process of a large communication company to restructure the strategies and adapt the business to the digital age, with the transformation of the internal processes and the work of the organizational culture. Among the gains measured, we can mention the 84% increase in revenue from the digital medium in the period from 2018 to 2021, which, even with the difficulties caused by the pandemic during this period, was the only medium that maintained growth compared to the previous year. In addition to exceeding the budgeted target in the last two years of the period. It is also possible to cite qualitative gains such as greater engagement, adaptation to the organizational culture, good relationship between operating areas and better flow in processes between teams.Ackermann, Andres Eberhard FriedlFrigo, Robinson Tiago Grassi2022-12-14T17:00:39Z2022-12-14T17:00:39Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis70 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28938CanoasAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-14T17:00:47Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28938Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-14T17:00:47Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cultura Organizacional: um estudo de caso de influência nos objetivos estratégicos de uma empresa de comunicação.
title Cultura Organizacional: um estudo de caso de influência nos objetivos estratégicos de uma empresa de comunicação.
spellingShingle Cultura Organizacional: um estudo de caso de influência nos objetivos estratégicos de uma empresa de comunicação.
Frigo, Robinson Tiago Grassi
Cultura organizacional
Planejamento estratégico
Transformação digital
Empresa de comunicação
title_short Cultura Organizacional: um estudo de caso de influência nos objetivos estratégicos de uma empresa de comunicação.
title_full Cultura Organizacional: um estudo de caso de influência nos objetivos estratégicos de uma empresa de comunicação.
title_fullStr Cultura Organizacional: um estudo de caso de influência nos objetivos estratégicos de uma empresa de comunicação.
title_full_unstemmed Cultura Organizacional: um estudo de caso de influência nos objetivos estratégicos de uma empresa de comunicação.
title_sort Cultura Organizacional: um estudo de caso de influência nos objetivos estratégicos de uma empresa de comunicação.
author Frigo, Robinson Tiago Grassi
author_facet Frigo, Robinson Tiago Grassi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ackermann, Andres Eberhard Friedl
dc.contributor.author.fl_str_mv Frigo, Robinson Tiago Grassi
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Planejamento estratégico
Transformação digital
Empresa de comunicação
topic Cultura organizacional
Planejamento estratégico
Transformação digital
Empresa de comunicação
description O mercado brasileiro a cada ano se torna mais competitivo, com surgimento de novas tecnologias, mudanças de hábitos de consumo e o advento do mundo digital, faz com que as empresas tradicionais criem estratégias para se manterem competitivas no mercado. Deste modo, a cultura organizacional tem papel fundamental na transformação interna e o desenvolvimento de estratégias destrutivas e totalmente novas para organização. Diante disso, o objetivo deste estudo é avaliar em uma empresa de comunicação de grande porte, como adaptar uma empresa tradicional a era digital e como a cultura organizacional influencia no processo de execução de novas estratégias, utilizando como base os conceitos das ferramentas da qualidade e planejamento estratégico responsáveis pela identificação, análise e proposta de ações corretivas para solução dos problemas e melhoria dos processos. Esta pesquisa apresenta um estudo de caso quantitativo e qualitativo, uma vez que tem o intuito de gerar conhecimentos para aplicação prática com o intuito de resolução de problemas, este estudo tem natureza de pesquisa aplicada, pois se trata de uma aplicação prática que envolve um caso real com interesses locais e com objetivo específicos. A partir da realização dessa pesquisa, foi possível analisar e avaliar o processo de adaptação de uma empresa de comunicação de grande porte para reestruturar as estratégias e adaptar o negócio para era digital, com a transformação dos processos internos e no trabalho da cultura organizacional. Dentre os ganhos mensurados, podemos citar o aumento de 84% do faturamento do meio digital no período de 2018 a 2021, que mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia durante este período, foi o único meio que manteve crescimento em relação ao ano anterior. Além da superação da meta orçada nos dois últimos anos do período. Também é possível citar ganhos qualitativos como, maior engajamento, adaptação a cultura organizacional, bom relacionamento entre áreas de operação e melhor fluxo nos processos entre as equipes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T17:00:39Z
2022-12-14T17:00:39Z
2022-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28938
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Canoas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415853382369280