O CUIDADO FARMACÊUTICO COM A AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: Uma revisão da literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Bianca
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23778
Resumo: O vírus Sars Cov2, causador da COVID-19 surgiu na China, precisamente na cidade de Wuhan, onde apareceram os primeiros sintomas em pessoas com pneumonia. Ressalta-se que devido a contaminação que se alastrou por diversos países, ocasionando uma pandemia, a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar maneiras para que as pessoas pudessem se proteger. Por conta de ser uma doença nova e desconhecida da maioria da população mundial, o medo fez com que as pessoas se automedicassem, por terem fácil acesso à compra de medicamentos, não sabendo dos riscos que pode vir a causar à saúde. Dessa maneira, os farmacêuticos desenvolveram atividades importantes no tocante aos medicamentos e pacientes que tiveram, ou não, contanto com o vírus Ante o exposto, esta pesquisa tem como objetivo realizar uma síntese da literatura sobre o cuidado farmacêutico frente a automedicação na COVID 19. Metodologia: A busca pelos artigos aconteceu entre os anos de 2020 a 2022, nas seguintes bases de dados: Google acadêmico, Scielo e PubMed/Medline; foram utilizados os seguintes descritores: “cuidado farmacêutico”, “covid-19”, “SARS COV2”, “automedicação”, “pharmaceutica care”, “self-medication”. Resultados Foram selecionados 20 artigos, para compor esta pesquisa. No que diz respeito aos delineamentos dos estudos a maior parte dos artigos 50% (n=10) foram revisão integrativa, no tocante às bases de dados 80% (n=16) correspondem ao Google acadêmico e 20% (n=4) ao PubMed/MedLine. Com relação ao consumo foram descritos a hidroxicloroquina (n=12), cloroquina (n=10) a azitromicina (n=6), eritromicina(n=1), ciprofloxacina (n=1), amoxilina (n=1), penicilina (n=1) o clonazepam (n=1). Os serviços farmacêuticos mais citado estavam relacionados a educação em saúde 32,14% (n=9), Conclusão: Por fim, conclui-se que os farmacêuticos foram importantes durante a pandemia, pois adotavam estratégias para informar os pacientes sobre os possíveis tratamentos e ações de monitoramento dos pacientes com a COVID-19 e/ou meios que pudessem prevenir o contágio.
id Ânima_2249169411453cbb67bd248ff1bd7781
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23778
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling O CUIDADO FARMACÊUTICO COM A AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: Uma revisão da literaturaFarmacêuticoPandemiaCOVID-19AutomedicaçãoO vírus Sars Cov2, causador da COVID-19 surgiu na China, precisamente na cidade de Wuhan, onde apareceram os primeiros sintomas em pessoas com pneumonia. Ressalta-se que devido a contaminação que se alastrou por diversos países, ocasionando uma pandemia, a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar maneiras para que as pessoas pudessem se proteger. Por conta de ser uma doença nova e desconhecida da maioria da população mundial, o medo fez com que as pessoas se automedicassem, por terem fácil acesso à compra de medicamentos, não sabendo dos riscos que pode vir a causar à saúde. Dessa maneira, os farmacêuticos desenvolveram atividades importantes no tocante aos medicamentos e pacientes que tiveram, ou não, contanto com o vírus Ante o exposto, esta pesquisa tem como objetivo realizar uma síntese da literatura sobre o cuidado farmacêutico frente a automedicação na COVID 19. Metodologia: A busca pelos artigos aconteceu entre os anos de 2020 a 2022, nas seguintes bases de dados: Google acadêmico, Scielo e PubMed/Medline; foram utilizados os seguintes descritores: “cuidado farmacêutico”, “covid-19”, “SARS COV2”, “automedicação”, “pharmaceutica care”, “self-medication”. Resultados Foram selecionados 20 artigos, para compor esta pesquisa. No que diz respeito aos delineamentos dos estudos a maior parte dos artigos 50% (n=10) foram revisão integrativa, no tocante às bases de dados 80% (n=16) correspondem ao Google acadêmico e 20% (n=4) ao PubMed/MedLine. Com relação ao consumo foram descritos a hidroxicloroquina (n=12), cloroquina (n=10) a azitromicina (n=6), eritromicina(n=1), ciprofloxacina (n=1), amoxilina (n=1), penicilina (n=1) o clonazepam (n=1). Os serviços farmacêuticos mais citado estavam relacionados a educação em saúde 32,14% (n=9), Conclusão: Por fim, conclui-se que os farmacêuticos foram importantes durante a pandemia, pois adotavam estratégias para informar os pacientes sobre os possíveis tratamentos e ações de monitoramento dos pacientes com a COVID-19 e/ou meios que pudessem prevenir o contágio.PACHECO, FabioSILVA, Bianca2022-06-30T14:25:11Z2022-06-30T14:25:11Z2022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23778AGES/ ParipirangaAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-30T14:25:12Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/23778Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-30T14:25:12Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O CUIDADO FARMACÊUTICO COM A AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: Uma revisão da literatura
title O CUIDADO FARMACÊUTICO COM A AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: Uma revisão da literatura
spellingShingle O CUIDADO FARMACÊUTICO COM A AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: Uma revisão da literatura
SILVA, Bianca
Farmacêutico
Pandemia
COVID-19
Automedicação
title_short O CUIDADO FARMACÊUTICO COM A AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: Uma revisão da literatura
title_full O CUIDADO FARMACÊUTICO COM A AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: Uma revisão da literatura
title_fullStr O CUIDADO FARMACÊUTICO COM A AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: Uma revisão da literatura
title_full_unstemmed O CUIDADO FARMACÊUTICO COM A AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: Uma revisão da literatura
title_sort O CUIDADO FARMACÊUTICO COM A AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A PANDEMIA: Uma revisão da literatura
author SILVA, Bianca
author_facet SILVA, Bianca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PACHECO, Fabio
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Bianca
dc.subject.por.fl_str_mv Farmacêutico
Pandemia
COVID-19
Automedicação
topic Farmacêutico
Pandemia
COVID-19
Automedicação
description O vírus Sars Cov2, causador da COVID-19 surgiu na China, precisamente na cidade de Wuhan, onde apareceram os primeiros sintomas em pessoas com pneumonia. Ressalta-se que devido a contaminação que se alastrou por diversos países, ocasionando uma pandemia, a Organização Mundial da Saúde passou a recomendar maneiras para que as pessoas pudessem se proteger. Por conta de ser uma doença nova e desconhecida da maioria da população mundial, o medo fez com que as pessoas se automedicassem, por terem fácil acesso à compra de medicamentos, não sabendo dos riscos que pode vir a causar à saúde. Dessa maneira, os farmacêuticos desenvolveram atividades importantes no tocante aos medicamentos e pacientes que tiveram, ou não, contanto com o vírus Ante o exposto, esta pesquisa tem como objetivo realizar uma síntese da literatura sobre o cuidado farmacêutico frente a automedicação na COVID 19. Metodologia: A busca pelos artigos aconteceu entre os anos de 2020 a 2022, nas seguintes bases de dados: Google acadêmico, Scielo e PubMed/Medline; foram utilizados os seguintes descritores: “cuidado farmacêutico”, “covid-19”, “SARS COV2”, “automedicação”, “pharmaceutica care”, “self-medication”. Resultados Foram selecionados 20 artigos, para compor esta pesquisa. No que diz respeito aos delineamentos dos estudos a maior parte dos artigos 50% (n=10) foram revisão integrativa, no tocante às bases de dados 80% (n=16) correspondem ao Google acadêmico e 20% (n=4) ao PubMed/MedLine. Com relação ao consumo foram descritos a hidroxicloroquina (n=12), cloroquina (n=10) a azitromicina (n=6), eritromicina(n=1), ciprofloxacina (n=1), amoxilina (n=1), penicilina (n=1) o clonazepam (n=1). Os serviços farmacêuticos mais citado estavam relacionados a educação em saúde 32,14% (n=9), Conclusão: Por fim, conclui-se que os farmacêuticos foram importantes durante a pandemia, pois adotavam estratégias para informar os pacientes sobre os possíveis tratamentos e ações de monitoramento dos pacientes com a COVID-19 e/ou meios que pudessem prevenir o contágio.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30T14:25:11Z
2022-06-30T14:25:11Z
2022-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23778
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 43 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv AGES/ Paripiranga
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415831735566336