Influencia das mídias sociais na automedicação no cenário da pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREIRES, Gabriella Vieira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62714
Resumo: A automedicação é problema que vem crescendo cada vez mais, e ganhou força com a pandemia de COVID-19 e com campanhas midiáticas que promoveram o uso de medicamentos sem eficácia ou automedicação como forma de prevenir ou tratar a doença. Este trabalho, por meio de uma revisão da literatura, teve como objetivo descrever os principais fatores associados à automedicação em detrimento do papel da mídia nesse processo. Por meio das informações obtidas observou-se que a automedicação está presente em todas as idades, onde a população faz um uso extensivo de analgésicos, antibióticos e psicofármacos. A mídia tem uma influência direta sobre esse consumo excessivo, vendendo a imagem de que determinados medicamentos estão associados à uma melhor qualidade de vida. Com a pandemia de COVID-19, isso tornou-se mais acentuado, passando a ser considerado um problema de saúde pública. Nessa linha, o papel do farmacêutico é informar e esclarecer à população sobre os efeitos negativos da automedicação. Seu contato com a população permite que ações educativas e esclarecedoras possam ser adotadas para que haja um consumo consciente de medicamentos sem prescrição médica.
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