Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Marcos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza, Eduarda Sorato de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16271
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma sequência didática para o ensino de vocabulário de cores em Libras para ouvintes. Para tanto, criamos uma história infantil escrita e ilustrada, intitulada “A Teia da Aranha”, na qual uma aranha consegue colorir suas teias, antes exclusivamente brancas, a partir da ajuda de Lucas, um menino surdo. A sequência didática consistiu em contação da história, apresentação de vocabulário de cores em Libras, utilizando como base a narrativa, exercício de fixação de vocabulário por meio de ditado e aplicação de jogo de perguntas e respostas na plataforma Kahoot. Do ponto de vista teórico, conforme Rauen (2013), os procedimentos foram concebidos como um plano de ação intencional em direção à conciliação da meta Q de ensinar esse vocabulário. A sequência foi aplicada pela plataforma Zoom a uma turma de oitavo semestre do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade do Sul de Santa Catarina. Os resultados sugerem que as atividades foram capazes de desenvolver de forma atrativa e lúdica o vocabulário das cores em Libras entre os participantes.
id Ânima_2293dd5d9f9acde35a7c20a0f04fb5c0
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16271
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.Sequência didáticaEnsino de LibrasTeoria de Conciliação de MetasPlano de ação intencionalO objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma sequência didática para o ensino de vocabulário de cores em Libras para ouvintes. Para tanto, criamos uma história infantil escrita e ilustrada, intitulada “A Teia da Aranha”, na qual uma aranha consegue colorir suas teias, antes exclusivamente brancas, a partir da ajuda de Lucas, um menino surdo. A sequência didática consistiu em contação da história, apresentação de vocabulário de cores em Libras, utilizando como base a narrativa, exercício de fixação de vocabulário por meio de ditado e aplicação de jogo de perguntas e respostas na plataforma Kahoot. Do ponto de vista teórico, conforme Rauen (2013), os procedimentos foram concebidos como um plano de ação intencional em direção à conciliação da meta Q de ensinar esse vocabulário. A sequência foi aplicada pela plataforma Zoom a uma turma de oitavo semestre do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade do Sul de Santa Catarina. Os resultados sugerem que as atividades foram capazes de desenvolver de forma atrativa e lúdica o vocabulário das cores em Libras entre os participantes.Luciano, Suelen Francez MachadoMendonça, MarcosSouza, Eduarda Sorato de2020-12-15T14:35:43Z2021-08-04T18:01:27Z2020-12-15T14:35:43Z2021-08-04T18:01:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16271Letras Língua Portuguesa - TubarãoTubarão - Santa CatarinaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T09:39:20Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16271Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T09:39:20Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.
title Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.
spellingShingle Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.
Mendonça, Marcos
Sequência didática
Ensino de Libras
Teoria de Conciliação de Metas
Plano de ação intencional
title_short Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.
title_full Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.
title_fullStr Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.
title_full_unstemmed Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.
title_sort Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.
author Mendonça, Marcos
author_facet Mendonça, Marcos
Souza, Eduarda Sorato de
author_role author
author2 Souza, Eduarda Sorato de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luciano, Suelen Francez Machado
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendonça, Marcos
Souza, Eduarda Sorato de
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Ensino de Libras
Teoria de Conciliação de Metas
Plano de ação intencional
topic Sequência didática
Ensino de Libras
Teoria de Conciliação de Metas
Plano de ação intencional
description O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma sequência didática para o ensino de vocabulário de cores em Libras para ouvintes. Para tanto, criamos uma história infantil escrita e ilustrada, intitulada “A Teia da Aranha”, na qual uma aranha consegue colorir suas teias, antes exclusivamente brancas, a partir da ajuda de Lucas, um menino surdo. A sequência didática consistiu em contação da história, apresentação de vocabulário de cores em Libras, utilizando como base a narrativa, exercício de fixação de vocabulário por meio de ditado e aplicação de jogo de perguntas e respostas na plataforma Kahoot. Do ponto de vista teórico, conforme Rauen (2013), os procedimentos foram concebidos como um plano de ação intencional em direção à conciliação da meta Q de ensinar esse vocabulário. A sequência foi aplicada pela plataforma Zoom a uma turma de oitavo semestre do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade do Sul de Santa Catarina. Os resultados sugerem que as atividades foram capazes de desenvolver de forma atrativa e lúdica o vocabulário das cores em Libras entre os participantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-15T14:35:43Z
2020-12-15T14:35:43Z
2020
2021-08-04T18:01:27Z
2021-08-04T18:01:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16271
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16271
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Letras Língua Portuguesa - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão - Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415853798653952