Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16271 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma sequência didática para o ensino de vocabulário de cores em Libras para ouvintes. Para tanto, criamos uma história infantil escrita e ilustrada, intitulada “A Teia da Aranha”, na qual uma aranha consegue colorir suas teias, antes exclusivamente brancas, a partir da ajuda de Lucas, um menino surdo. A sequência didática consistiu em contação da história, apresentação de vocabulário de cores em Libras, utilizando como base a narrativa, exercício de fixação de vocabulário por meio de ditado e aplicação de jogo de perguntas e respostas na plataforma Kahoot. Do ponto de vista teórico, conforme Rauen (2013), os procedimentos foram concebidos como um plano de ação intencional em direção à conciliação da meta Q de ensinar esse vocabulário. A sequência foi aplicada pela plataforma Zoom a uma turma de oitavo semestre do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade do Sul de Santa Catarina. Os resultados sugerem que as atividades foram capazes de desenvolver de forma atrativa e lúdica o vocabulário das cores em Libras entre os participantes. |
id |
Ânima_2293dd5d9f9acde35a7c20a0f04fb5c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16271 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas.Sequência didáticaEnsino de LibrasTeoria de Conciliação de MetasPlano de ação intencionalO objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma sequência didática para o ensino de vocabulário de cores em Libras para ouvintes. Para tanto, criamos uma história infantil escrita e ilustrada, intitulada “A Teia da Aranha”, na qual uma aranha consegue colorir suas teias, antes exclusivamente brancas, a partir da ajuda de Lucas, um menino surdo. A sequência didática consistiu em contação da história, apresentação de vocabulário de cores em Libras, utilizando como base a narrativa, exercício de fixação de vocabulário por meio de ditado e aplicação de jogo de perguntas e respostas na plataforma Kahoot. Do ponto de vista teórico, conforme Rauen (2013), os procedimentos foram concebidos como um plano de ação intencional em direção à conciliação da meta Q de ensinar esse vocabulário. A sequência foi aplicada pela plataforma Zoom a uma turma de oitavo semestre do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade do Sul de Santa Catarina. Os resultados sugerem que as atividades foram capazes de desenvolver de forma atrativa e lúdica o vocabulário das cores em Libras entre os participantes.Luciano, Suelen Francez MachadoMendonça, MarcosSouza, Eduarda Sorato de2020-12-15T14:35:43Z2021-08-04T18:01:27Z2020-12-15T14:35:43Z2021-08-04T18:01:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis41 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16271Letras Língua Portuguesa - TubarãoTubarão - Santa CatarinaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T09:39:20Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16271Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T09:39:20Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas. |
title |
Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas. |
spellingShingle |
Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas. Mendonça, Marcos Sequência didática Ensino de Libras Teoria de Conciliação de Metas Plano de ação intencional |
title_short |
Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas. |
title_full |
Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas. |
title_fullStr |
Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas. |
title_full_unstemmed |
Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas. |
title_sort |
Sequência didática para o ensino de Libras: desenvolvimento com base na teoria de conciliação de metas. |
author |
Mendonça, Marcos |
author_facet |
Mendonça, Marcos Souza, Eduarda Sorato de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Eduarda Sorato de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Luciano, Suelen Francez Machado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendonça, Marcos Souza, Eduarda Sorato de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência didática Ensino de Libras Teoria de Conciliação de Metas Plano de ação intencional |
topic |
Sequência didática Ensino de Libras Teoria de Conciliação de Metas Plano de ação intencional |
description |
O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma sequência didática para o ensino de vocabulário de cores em Libras para ouvintes. Para tanto, criamos uma história infantil escrita e ilustrada, intitulada “A Teia da Aranha”, na qual uma aranha consegue colorir suas teias, antes exclusivamente brancas, a partir da ajuda de Lucas, um menino surdo. A sequência didática consistiu em contação da história, apresentação de vocabulário de cores em Libras, utilizando como base a narrativa, exercício de fixação de vocabulário por meio de ditado e aplicação de jogo de perguntas e respostas na plataforma Kahoot. Do ponto de vista teórico, conforme Rauen (2013), os procedimentos foram concebidos como um plano de ação intencional em direção à conciliação da meta Q de ensinar esse vocabulário. A sequência foi aplicada pela plataforma Zoom a uma turma de oitavo semestre do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade do Sul de Santa Catarina. Os resultados sugerem que as atividades foram capazes de desenvolver de forma atrativa e lúdica o vocabulário das cores em Libras entre os participantes. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-15T14:35:43Z 2020-12-15T14:35:43Z 2020 2021-08-04T18:01:27Z 2021-08-04T18:01:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16271 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16271 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Letras Língua Portuguesa - Tubarão |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
41 f. application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Tubarão - Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415853798653952 |