RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Alícia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro, Ananda, Paula, Rafaela, Leite, Vanessa, Mendes, Yolanda
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15077
Resumo: A presente pesquisa abordou o tema das relações étnico-raciais na Educação infantil, destacando seus fundamentos, as representações e ações destas relações no cotidiano escolar. Tendo em vista que é necessário reconhecer o ambiente escolar como um lugar em que as multiplicidades se encontram. É nesse espaço que são construídas as representações significativas e necessárias para conceber e ressignificar as noções conservadas e concretizadas na sociedade, que resultam em preconceito, racismo e xenofobia. Esse trabalho teve como objetivo central apresentar o quanto é necessário reexaminar e reaprender alguns conceitos sobre a questão étnico-racial no Brasil, principalmente o que os integra, bem como se relacionam com os diferentes grupos sociais na atualidade. Definindo os fundamentos e abordando leis que norteiam o tema. Assim como, expondo as representações dos povos indígenas e negros no Brasil. Por fim, identificando as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil que visam a educação antirracista, com a intenção de desnaturalizar preconceitos enraizados em nosso país. O estudo foi de natureza qualitativa, com realização de revisão bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos e o instrumento utilizado para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados da pesquisa, ficou evidente que ainda há na sociedade, uma falha no ensino das relações étnico-raciais, principalmente na educação infantil. Portanto, é importante aprofundar, no currículo escolar esta temática, para trabalhar questões raciais desde a educação infantil até o fim das graduações.
id Ânima_24c2f4f773540f880b78a489c69a3a0c
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15077
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.ETHNIC AND RACIAL RELATIONS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: Foundations, representations and actions.Relações étnico-raciaisEducação InfantilRepresentaçõesFundamentosA presente pesquisa abordou o tema das relações étnico-raciais na Educação infantil, destacando seus fundamentos, as representações e ações destas relações no cotidiano escolar. Tendo em vista que é necessário reconhecer o ambiente escolar como um lugar em que as multiplicidades se encontram. É nesse espaço que são construídas as representações significativas e necessárias para conceber e ressignificar as noções conservadas e concretizadas na sociedade, que resultam em preconceito, racismo e xenofobia. Esse trabalho teve como objetivo central apresentar o quanto é necessário reexaminar e reaprender alguns conceitos sobre a questão étnico-racial no Brasil, principalmente o que os integra, bem como se relacionam com os diferentes grupos sociais na atualidade. Definindo os fundamentos e abordando leis que norteiam o tema. Assim como, expondo as representações dos povos indígenas e negros no Brasil. Por fim, identificando as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil que visam a educação antirracista, com a intenção de desnaturalizar preconceitos enraizados em nosso país. O estudo foi de natureza qualitativa, com realização de revisão bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos e o instrumento utilizado para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados da pesquisa, ficou evidente que ainda há na sociedade, uma falha no ensino das relações étnico-raciais, principalmente na educação infantil. Portanto, é importante aprofundar, no currículo escolar esta temática, para trabalhar questões raciais desde a educação infantil até o fim das graduações.Siqueira, RosaniSouza, AlíciaCastro, AnandaPaula, RafaelaLeite, VanessaMendes, Yolanda2021-08-02T18:01:22Z2021-08-02T18:01:22Z2021-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis46 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15077Belo Horizonte, Minas Gerais - BrasilAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-06T07:30:34Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/15077Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-06T07:30:34Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.
ETHNIC AND RACIAL RELATIONS IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: Foundations, representations and actions.
title RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.
spellingShingle RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.
Souza, Alícia
Relações étnico-raciais
Educação Infantil
Representações
Fundamentos
title_short RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.
title_full RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.
title_fullStr RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.
title_full_unstemmed RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.
title_sort RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Fundamentos, representações e ações.
author Souza, Alícia
author_facet Souza, Alícia
Castro, Ananda
Paula, Rafaela
Leite, Vanessa
Mendes, Yolanda
author_role author
author2 Castro, Ananda
Paula, Rafaela
Leite, Vanessa
Mendes, Yolanda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Rosani
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Alícia
Castro, Ananda
Paula, Rafaela
Leite, Vanessa
Mendes, Yolanda
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico-raciais
Educação Infantil
Representações
Fundamentos
topic Relações étnico-raciais
Educação Infantil
Representações
Fundamentos
description A presente pesquisa abordou o tema das relações étnico-raciais na Educação infantil, destacando seus fundamentos, as representações e ações destas relações no cotidiano escolar. Tendo em vista que é necessário reconhecer o ambiente escolar como um lugar em que as multiplicidades se encontram. É nesse espaço que são construídas as representações significativas e necessárias para conceber e ressignificar as noções conservadas e concretizadas na sociedade, que resultam em preconceito, racismo e xenofobia. Esse trabalho teve como objetivo central apresentar o quanto é necessário reexaminar e reaprender alguns conceitos sobre a questão étnico-racial no Brasil, principalmente o que os integra, bem como se relacionam com os diferentes grupos sociais na atualidade. Definindo os fundamentos e abordando leis que norteiam o tema. Assim como, expondo as representações dos povos indígenas e negros no Brasil. Por fim, identificando as práticas pedagógicas aplicadas na educação infantil que visam a educação antirracista, com a intenção de desnaturalizar preconceitos enraizados em nosso país. O estudo foi de natureza qualitativa, com realização de revisão bibliográfica, baseada em livros e artigos científicos e o instrumento utilizado para coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas. A partir dos resultados da pesquisa, ficou evidente que ainda há na sociedade, uma falha no ensino das relações étnico-raciais, principalmente na educação infantil. Portanto, é importante aprofundar, no currículo escolar esta temática, para trabalhar questões raciais desde a educação infantil até o fim das graduações.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02T18:01:22Z
2021-08-02T18:01:22Z
2021-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15077
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 46 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415815958691840