A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Priscila Cristina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174895
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
id UFSC_06fb49d584ddbd1b54f0d7580eb020ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/174895
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicosEducaçãoEducação infantilRelações étnicasRelações raciaisProjeto político-pedagógicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.A presente pesquisa analisa como é abordada a Educação das Relações Étnico-raciais nos documentos normativos em três diferentes instâncias: nos documentos nacionais de Educação Infantil; nos documentos municipais de Educação Infantil de Florianópolis; em projetos políticos pedagógicos das unidades de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Florianópolis localizadas entorno do Maciço do Morro da Cruz. A escolha da localidade deve-se ao fato de tratar-se de uma região constituída majoritariamente por negros. Nessa investigação utilizamos a abordagem metodológica de pesquisa qualitativa, tendo como referência a análise de conteúdo. O desenvolvimento da pesquisa foi realizado da seguinte forma: a) realização do estado do conhecimento do tema; b) análise dos documentos que orientam a política nacional e municipal de Florianópolis para a Educação Infantil e para a educação das relações étnico-raciais; c) análise dos projetos políticos pedagógicos das Instituições de Educação Infantil entorno do Maciço do Morro da Cruz. Verificamos que os documentos reconhecem as questões raciais e a diversidade cultural, portanto, destacam a importância de combater qualquer tipo de discriminação e preconceito. Os documentos municipais alertam a relevância de estarem pautadas as questões da história e cultura africana e afro-brasileira para as crianças. Os PPPs refletem acerca das questões étnico-raciais trazidas nos documentos normativos municipais, no entanto, são poucos os que propõem ações e projetos pedagógicos específicos que contribuam para o combate à discriminação e preconceito nas Instituições de Educação Infantil. A interlocução foi feita com pesquisadores/as que discutem as infâncias e as relações étnico-raciais. A partir dessa proposta pretendemos contribuir com estudos e discussões acerca da Educação Infantil e relações étnico-raciais.<br>Abstract : This research analyzes how is addressed the Education of Ethnic-Racial Relations in normative documents in three different levels: the national documents of Early Childhood Education; in the municipal documents of Early Childhood Education in Florianopolis; in pedagogical political projects of Early Childhood Education units of Florianopolis City Hall located around the massif of Morro da Cruz. The choice of this location is due to the fact that it is a region that is mostly composed of black people. In this research we use the approach methodology of qualitative research, with reference to the content analysis. The Research Development was executed as follows: a) completion of subject state of knowledge; b) analysis of the documents that guide the national and local policy in Florianopolis for Early Childhood Education and the education of ethnic- racial relations; c) analysis of pedagogical political projects of Early Childhood Education Institutions around the massif of Morro da Cruz. We found that the documents recognize racial issues and cultural diversity, therefore, highlight the importance of combating all forms of discrimination and prejudice. The municipal documents warn the importance of being guided by the issues of African history and culture and Afro-Brazilian for children. The PPPs reflect about ethnic and racial issues which are brought in municipal normative documents, however, are few who propose actions and specific educational projects that contribute to combating discrimination and prejudice in Early Childhood Education Institutions. The dialogue was made with researchers / those that discuss the childhoods and ethnic-racial relations. On this basis we intend to contribute to studies and discussions of early childhood education and ethnic-racial relations.Passos, Joana Celia dosUniversidade Federal de Santa CatarinaFreitas, Priscila Cristina2017-04-18T04:14:31Z2017-04-18T04:14:31Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis206 p.| il., tabs.application/pdf344705https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174895porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-18T04:14:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/174895Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-18T04:14:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos
title A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos
spellingShingle A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos
Freitas, Priscila Cristina
Educação
Educação infantil
Relações étnicas
Relações raciais
Projeto político-pedagógico
title_short A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos
title_full A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos
title_fullStr A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos
title_full_unstemmed A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos
title_sort A educação das relações étnico-raciais na educação infantil: entre normativas e projetos políticos pedagógicos
author Freitas, Priscila Cristina
author_facet Freitas, Priscila Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Passos, Joana Celia dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Priscila Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação infantil
Relações étnicas
Relações raciais
Projeto político-pedagógico
topic Educação
Educação infantil
Relações étnicas
Relações raciais
Projeto político-pedagógico
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-18T04:14:31Z
2017-04-18T04:14:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 344705
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174895
identifier_str_mv 344705
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/174895
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652328282095616