Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George Polya

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Gabriel Andrade
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9175
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo a ser alcançado, analisar as questões relacionadas a função nas provas do Enem de 2016 e 2017 através do método de resolução de problemas proposto por George Polya. Buscando alcançar o objetivo proposto, fizemos um breve estudo histórico de Polya, as principais características e o funcionamento do método a ser utilizado, a presença da resolução de problemas nos documentos oficiais que regem a educação no país, características das provas do Enem e suas competências e habilidades, além da análise das cinco questões chave obtidas. Dessa forma, através do tratamento dos dados da pesquisa, verificamos que o método contribui de forma significativa para a resolução de problemas de função, e que pode ser tratado como um método de ensino, embora algumas dificuldades dos professores possam fazer desse processo um caminho mais difícil, o engrandecimento a personalidade e ao conhecimento dos alunos será notório.
id Ânima_2c03371bc794955b2cea8b8a3a025232
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9175
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George PolyaResolução de problemasGeorge PolyaENEMEste estudo teve como principal objetivo a ser alcançado, analisar as questões relacionadas a função nas provas do Enem de 2016 e 2017 através do método de resolução de problemas proposto por George Polya. Buscando alcançar o objetivo proposto, fizemos um breve estudo histórico de Polya, as principais características e o funcionamento do método a ser utilizado, a presença da resolução de problemas nos documentos oficiais que regem a educação no país, características das provas do Enem e suas competências e habilidades, além da análise das cinco questões chave obtidas. Dessa forma, através do tratamento dos dados da pesquisa, verificamos que o método contribui de forma significativa para a resolução de problemas de função, e que pode ser tratado como um método de ensino, embora algumas dificuldades dos professores possam fazer desse processo um caminho mais difícil, o engrandecimento a personalidade e ao conhecimento dos alunos será notório.Carvalho, Dalmo Gomes deMoreira, Gabriel Andrade2018-07-13T16:13:54Z2020-11-29T01:53:51Z2018-07-13T16:13:54Z2020-11-29T01:53:51Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9175Matemática - TubarãoTubarãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-02T03:50:51Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/9175Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-02T03:50:51Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George Polya
title Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George Polya
spellingShingle Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George Polya
Moreira, Gabriel Andrade
Resolução de problemas
George Polya
ENEM
title_short Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George Polya
title_full Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George Polya
title_fullStr Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George Polya
title_full_unstemmed Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George Polya
title_sort Resolução de problemas: resolução das questões da prova do ENEM de 2016 e 2017 aplicando o método proposto por George Polya
author Moreira, Gabriel Andrade
author_facet Moreira, Gabriel Andrade
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Dalmo Gomes de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Gabriel Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Resolução de problemas
George Polya
ENEM
topic Resolução de problemas
George Polya
ENEM
description Este estudo teve como principal objetivo a ser alcançado, analisar as questões relacionadas a função nas provas do Enem de 2016 e 2017 através do método de resolução de problemas proposto por George Polya. Buscando alcançar o objetivo proposto, fizemos um breve estudo histórico de Polya, as principais características e o funcionamento do método a ser utilizado, a presença da resolução de problemas nos documentos oficiais que regem a educação no país, características das provas do Enem e suas competências e habilidades, além da análise das cinco questões chave obtidas. Dessa forma, através do tratamento dos dados da pesquisa, verificamos que o método contribui de forma significativa para a resolução de problemas de função, e que pode ser tratado como um método de ensino, embora algumas dificuldades dos professores possam fazer desse processo um caminho mais difícil, o engrandecimento a personalidade e ao conhecimento dos alunos será notório.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-13T16:13:54Z
2018-07-13T16:13:54Z
2018
2020-11-29T01:53:51Z
2020-11-29T01:53:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9175
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9175
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Matemática - Tubarão
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Tubarão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415859608813568