A exploração dos recursos minerais e a garantia de sustentabilidade ambiental no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruzeiro, Sophia Carvalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28844
Resumo: No mundo, o Brasil se destaca por suas riquezas naturais. Desde o período colonial, a atividade minerária foi uma força motriz da ocupação territorial, além de ter sido um dos principais pilares do desenvolvimento nacional. Entretanto, dos pontos de vista econômico, social e ambiental, a atividade minerária foi caracterizada pela exploração excessiva e insustentável dos recursos naturais. Na contemporaneidade, o consumo sustentável desses recursos é considerado fundamental para a manutenção da vida na Terra. O método de abordagem é o dedutivo, a partir de proposições genéricas para alcançar a específica, amparando-se na legislação, doutrina e jurisprudência. Nesse sentido, a presente monografia se propõe a demonstrar se é possível explorar os recursos minerais e garantir a sustentabilidade ambiental no Brasil. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico para verificar como as legislações minerária e ambiental brasileiras a cerca da temática. Especificamente, são investigadas as imposições e orientações das duas áreas do Direito para que sejam cumpridos os objetivos nacionais de desenvolvimento sustentável. A partir da pesquisa identificou-se que o desenvolvimento sustentável da mineração no Brasil depende da implementação de projetos que considerem os impactos da atividade minerária nas dimensões ambientais, sociais, econômicas e culturais. Dessa forma, é possível que a exploração dos recursos minerais ocorra de maneira sustentável. Destaca-se, como resultado da presente pesquisa, que a efetivação da exploração minerária com respeito à agenda sustentável e aos anseios sociais depende de consciência das empresas mineradoras, para que desenvolvam políticas sustentáveis baseadas não somente no cumprimento das normas, mas na responsabilidade para com a conservação dos recursos naturais.
id Ânima_3a279da024fbaf64c84578b91ca11ac0
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28844
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A exploração dos recursos minerais e a garantia de sustentabilidade ambiental no BrasilDireito AmbientalDireito MinerárioMineraçãoSustentabilidadeMeio AmbienteNo mundo, o Brasil se destaca por suas riquezas naturais. Desde o período colonial, a atividade minerária foi uma força motriz da ocupação territorial, além de ter sido um dos principais pilares do desenvolvimento nacional. Entretanto, dos pontos de vista econômico, social e ambiental, a atividade minerária foi caracterizada pela exploração excessiva e insustentável dos recursos naturais. Na contemporaneidade, o consumo sustentável desses recursos é considerado fundamental para a manutenção da vida na Terra. O método de abordagem é o dedutivo, a partir de proposições genéricas para alcançar a específica, amparando-se na legislação, doutrina e jurisprudência. Nesse sentido, a presente monografia se propõe a demonstrar se é possível explorar os recursos minerais e garantir a sustentabilidade ambiental no Brasil. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico para verificar como as legislações minerária e ambiental brasileiras a cerca da temática. Especificamente, são investigadas as imposições e orientações das duas áreas do Direito para que sejam cumpridos os objetivos nacionais de desenvolvimento sustentável. A partir da pesquisa identificou-se que o desenvolvimento sustentável da mineração no Brasil depende da implementação de projetos que considerem os impactos da atividade minerária nas dimensões ambientais, sociais, econômicas e culturais. Dessa forma, é possível que a exploração dos recursos minerais ocorra de maneira sustentável. Destaca-se, como resultado da presente pesquisa, que a efetivação da exploração minerária com respeito à agenda sustentável e aos anseios sociais depende de consciência das empresas mineradoras, para que desenvolvam políticas sustentáveis baseadas não somente no cumprimento das normas, mas na responsabilidade para com a conservação dos recursos naturais.Puel, JefersonCruzeiro, Sophia Carvalho2022-12-14T14:13:40Z2022-12-14T14:13:40Z2022-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28844FlorianópolisAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-12-14T14:13:42Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/28844Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-12-14T14:13:42Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exploração dos recursos minerais e a garantia de sustentabilidade ambiental no Brasil
title A exploração dos recursos minerais e a garantia de sustentabilidade ambiental no Brasil
spellingShingle A exploração dos recursos minerais e a garantia de sustentabilidade ambiental no Brasil
Cruzeiro, Sophia Carvalho
Direito Ambiental
Direito Minerário
Mineração
Sustentabilidade
Meio Ambiente
title_short A exploração dos recursos minerais e a garantia de sustentabilidade ambiental no Brasil
title_full A exploração dos recursos minerais e a garantia de sustentabilidade ambiental no Brasil
title_fullStr A exploração dos recursos minerais e a garantia de sustentabilidade ambiental no Brasil
title_full_unstemmed A exploração dos recursos minerais e a garantia de sustentabilidade ambiental no Brasil
title_sort A exploração dos recursos minerais e a garantia de sustentabilidade ambiental no Brasil
author Cruzeiro, Sophia Carvalho
author_facet Cruzeiro, Sophia Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Puel, Jeferson
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruzeiro, Sophia Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Direito Ambiental
Direito Minerário
Mineração
Sustentabilidade
Meio Ambiente
topic Direito Ambiental
Direito Minerário
Mineração
Sustentabilidade
Meio Ambiente
description No mundo, o Brasil se destaca por suas riquezas naturais. Desde o período colonial, a atividade minerária foi uma força motriz da ocupação territorial, além de ter sido um dos principais pilares do desenvolvimento nacional. Entretanto, dos pontos de vista econômico, social e ambiental, a atividade minerária foi caracterizada pela exploração excessiva e insustentável dos recursos naturais. Na contemporaneidade, o consumo sustentável desses recursos é considerado fundamental para a manutenção da vida na Terra. O método de abordagem é o dedutivo, a partir de proposições genéricas para alcançar a específica, amparando-se na legislação, doutrina e jurisprudência. Nesse sentido, a presente monografia se propõe a demonstrar se é possível explorar os recursos minerais e garantir a sustentabilidade ambiental no Brasil. Para isso, foi realizado um levantamento bibliográfico para verificar como as legislações minerária e ambiental brasileiras a cerca da temática. Especificamente, são investigadas as imposições e orientações das duas áreas do Direito para que sejam cumpridos os objetivos nacionais de desenvolvimento sustentável. A partir da pesquisa identificou-se que o desenvolvimento sustentável da mineração no Brasil depende da implementação de projetos que considerem os impactos da atividade minerária nas dimensões ambientais, sociais, econômicas e culturais. Dessa forma, é possível que a exploração dos recursos minerais ocorra de maneira sustentável. Destaca-se, como resultado da presente pesquisa, que a efetivação da exploração minerária com respeito à agenda sustentável e aos anseios sociais depende de consciência das empresas mineradoras, para que desenvolvam políticas sustentáveis baseadas não somente no cumprimento das normas, mas na responsabilidade para com a conservação dos recursos naturais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14T14:13:40Z
2022-12-14T14:13:40Z
2022-12-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28844
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28844
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415797411479552