A (im)possibilidade da prisão civil avoenga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ketlyn
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6237
Resumo: O presente trabalho contempla o instituto da prisão civil avoenga e tem como objetivo verificar a possibilidade, ou não, da prisão dos avós enquanto devedores de alimentos, uma vez que geralmente são pessoas com idade avançada e diante disso, possuem garantias em estatuto próprio. Quanto a metodologia empregada, o método de abordagem utilizado é dedutivo, parte-se dos alimentos em sentido amplo, passando pela especificação da obrigação alimentar avoenga para então verificar o objetivo específico. Quanto ao método de procedimento foi utilizado o monográfico e a técnica de pesquisa é a bibliográfica e a documental. Os conceitos principais da pesquisa versam sobre alimentos, relação de parentesco, obrigação alimentar, alimentos avoengos e prisão avoenga. Averiguou-se que os avós podem ser presos enquanto devedores de alimentos, todavia, diante de cada caso concreto, os magistrados analisam as condições do avô e o motivo da sua inadimplência para então decidir por um modo de constrição menos gravoso, com o intuito de assegurar a aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana.
id Ânima_41f333e1c1184af282d6b24d1aadea05
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6237
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A (im)possibilidade da prisão civil avoengaAlimentosObrigação alimentarPrisão civil avoengaO presente trabalho contempla o instituto da prisão civil avoenga e tem como objetivo verificar a possibilidade, ou não, da prisão dos avós enquanto devedores de alimentos, uma vez que geralmente são pessoas com idade avançada e diante disso, possuem garantias em estatuto próprio. Quanto a metodologia empregada, o método de abordagem utilizado é dedutivo, parte-se dos alimentos em sentido amplo, passando pela especificação da obrigação alimentar avoenga para então verificar o objetivo específico. Quanto ao método de procedimento foi utilizado o monográfico e a técnica de pesquisa é a bibliográfica e a documental. Os conceitos principais da pesquisa versam sobre alimentos, relação de parentesco, obrigação alimentar, alimentos avoengos e prisão avoenga. Averiguou-se que os avós podem ser presos enquanto devedores de alimentos, todavia, diante de cada caso concreto, os magistrados analisam as condições do avô e o motivo da sua inadimplência para então decidir por um modo de constrição menos gravoso, com o intuito de assegurar a aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana.Luiz, Denis de SouzaSantos, Ketlyn2017-12-12T15:54:08Z2020-11-27T03:52:47Z2017-12-12T15:54:08Z2020-11-27T03:52:47Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis62 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6237Direito - Pedra BrancaPalhoçaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2020-12-01T21:14:57Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/6237Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2020-12-01T21:14:57Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (im)possibilidade da prisão civil avoenga
title A (im)possibilidade da prisão civil avoenga
spellingShingle A (im)possibilidade da prisão civil avoenga
Santos, Ketlyn
Alimentos
Obrigação alimentar
Prisão civil avoenga
title_short A (im)possibilidade da prisão civil avoenga
title_full A (im)possibilidade da prisão civil avoenga
title_fullStr A (im)possibilidade da prisão civil avoenga
title_full_unstemmed A (im)possibilidade da prisão civil avoenga
title_sort A (im)possibilidade da prisão civil avoenga
author Santos, Ketlyn
author_facet Santos, Ketlyn
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Luiz, Denis de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ketlyn
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentos
Obrigação alimentar
Prisão civil avoenga
topic Alimentos
Obrigação alimentar
Prisão civil avoenga
description O presente trabalho contempla o instituto da prisão civil avoenga e tem como objetivo verificar a possibilidade, ou não, da prisão dos avós enquanto devedores de alimentos, uma vez que geralmente são pessoas com idade avançada e diante disso, possuem garantias em estatuto próprio. Quanto a metodologia empregada, o método de abordagem utilizado é dedutivo, parte-se dos alimentos em sentido amplo, passando pela especificação da obrigação alimentar avoenga para então verificar o objetivo específico. Quanto ao método de procedimento foi utilizado o monográfico e a técnica de pesquisa é a bibliográfica e a documental. Os conceitos principais da pesquisa versam sobre alimentos, relação de parentesco, obrigação alimentar, alimentos avoengos e prisão avoenga. Averiguou-se que os avós podem ser presos enquanto devedores de alimentos, todavia, diante de cada caso concreto, os magistrados analisam as condições do avô e o motivo da sua inadimplência para então decidir por um modo de constrição menos gravoso, com o intuito de assegurar a aplicabilidade do princípio da dignidade da pessoa humana.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-12T15:54:08Z
2017-12-12T15:54:08Z
2017
2020-11-27T03:52:47Z
2020-11-27T03:52:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6237
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/6237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Pedra Branca
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 62 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415831244832768