A (im)possibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toldo, Felipe Barth
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16874
Resumo: O presente trabalho dispõe acerca da possibilidade de percepção cumulativa dos adicionais de insalubridade e periculosidade em oposição à vedação expressa na Consolidação das Leis do Trabalho acatada pela jurisprudência dominante. Desta forma, o objetivo geral é abordar as posições divergentes acerca do tema e demonstrar a injustiça social cometida com o trabalhador submetido a ambos os agentes de forma simultânea. Assim, a monografia inicialmente contextualiza a origem histórica nacional e internacional que justificou a criação dos referidos dispositivos. Segue o estudo demonstrando o conceito dos respectivos adicionais, seus fatos geradores e bases de cálculo. Na sequência, aborda o conflito existente entre a norma celetista, a Constituição Federal e as Convenções Internacionais da OIT traçando um paralelo dos princípios do direito do trabalho com o respectivo arcabouço jurídico. O ponto culminante do trabalho demonstra que os adicionais têm fatos geradores distintos e que a exemplo de outros adicionais, como o noturno e horas-extras, devem ser pagos de forma cumulativa. Além disso, o enfoque social dado pela Constituição Federal, que ampliou substancialmente os direitos fundamentais do trabalhador; a ratificação pelo Brasil dos tratados internacionais e; a aplicação do princípio da norma mais favorável; legitimam a manifestação nesse sentido. Por fim, conclui a pesquisa que o § 2°, art. 193, da CLT, que veda a cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade, não se sustenta no atual ordenamento jurídico e que sua utilização contribui para a precarização da relação e trabalho suprimindo um direito fundamental.
id Ânima_4663070fc128b68a512c585516d139c8
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16874
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling A (im)possibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade.Adicional de insalubridadeAdicional de periculosidadePercepção cumulativaPossibilidade de cumulaçãoO presente trabalho dispõe acerca da possibilidade de percepção cumulativa dos adicionais de insalubridade e periculosidade em oposição à vedação expressa na Consolidação das Leis do Trabalho acatada pela jurisprudência dominante. Desta forma, o objetivo geral é abordar as posições divergentes acerca do tema e demonstrar a injustiça social cometida com o trabalhador submetido a ambos os agentes de forma simultânea. Assim, a monografia inicialmente contextualiza a origem histórica nacional e internacional que justificou a criação dos referidos dispositivos. Segue o estudo demonstrando o conceito dos respectivos adicionais, seus fatos geradores e bases de cálculo. Na sequência, aborda o conflito existente entre a norma celetista, a Constituição Federal e as Convenções Internacionais da OIT traçando um paralelo dos princípios do direito do trabalho com o respectivo arcabouço jurídico. O ponto culminante do trabalho demonstra que os adicionais têm fatos geradores distintos e que a exemplo de outros adicionais, como o noturno e horas-extras, devem ser pagos de forma cumulativa. Além disso, o enfoque social dado pela Constituição Federal, que ampliou substancialmente os direitos fundamentais do trabalhador; a ratificação pelo Brasil dos tratados internacionais e; a aplicação do princípio da norma mais favorável; legitimam a manifestação nesse sentido. Por fim, conclui a pesquisa que o § 2°, art. 193, da CLT, que veda a cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade, não se sustenta no atual ordenamento jurídico e que sua utilização contribui para a precarização da relação e trabalho suprimindo um direito fundamental.Lima, Jorge Luiz deToldo, Felipe Barth2021-01-08T15:25:33Z2021-08-04T19:08:31Z2021-01-08T15:25:33Z2021-08-04T19:08:31Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis74 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16874Direito - Unisul VirtualPalhoça, SCAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2021-08-04T21:26:01Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/16874Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2021-08-04T21:26:01Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A (im)possibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade.
title A (im)possibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade.
spellingShingle A (im)possibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade.
Toldo, Felipe Barth
Adicional de insalubridade
Adicional de periculosidade
Percepção cumulativa
Possibilidade de cumulação
title_short A (im)possibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade.
title_full A (im)possibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade.
title_fullStr A (im)possibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade.
title_full_unstemmed A (im)possibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade.
title_sort A (im)possibilidade de cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade.
author Toldo, Felipe Barth
author_facet Toldo, Felipe Barth
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Jorge Luiz de
dc.contributor.author.fl_str_mv Toldo, Felipe Barth
dc.subject.por.fl_str_mv Adicional de insalubridade
Adicional de periculosidade
Percepção cumulativa
Possibilidade de cumulação
topic Adicional de insalubridade
Adicional de periculosidade
Percepção cumulativa
Possibilidade de cumulação
description O presente trabalho dispõe acerca da possibilidade de percepção cumulativa dos adicionais de insalubridade e periculosidade em oposição à vedação expressa na Consolidação das Leis do Trabalho acatada pela jurisprudência dominante. Desta forma, o objetivo geral é abordar as posições divergentes acerca do tema e demonstrar a injustiça social cometida com o trabalhador submetido a ambos os agentes de forma simultânea. Assim, a monografia inicialmente contextualiza a origem histórica nacional e internacional que justificou a criação dos referidos dispositivos. Segue o estudo demonstrando o conceito dos respectivos adicionais, seus fatos geradores e bases de cálculo. Na sequência, aborda o conflito existente entre a norma celetista, a Constituição Federal e as Convenções Internacionais da OIT traçando um paralelo dos princípios do direito do trabalho com o respectivo arcabouço jurídico. O ponto culminante do trabalho demonstra que os adicionais têm fatos geradores distintos e que a exemplo de outros adicionais, como o noturno e horas-extras, devem ser pagos de forma cumulativa. Além disso, o enfoque social dado pela Constituição Federal, que ampliou substancialmente os direitos fundamentais do trabalhador; a ratificação pelo Brasil dos tratados internacionais e; a aplicação do princípio da norma mais favorável; legitimam a manifestação nesse sentido. Por fim, conclui a pesquisa que o § 2°, art. 193, da CLT, que veda a cumulação dos adicionais de insalubridade e periculosidade, não se sustenta no atual ordenamento jurídico e que sua utilização contribui para a precarização da relação e trabalho suprimindo um direito fundamental.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-01-08T15:25:33Z
2021-08-04T19:08:31Z
2021-01-08T15:25:33Z
2021-08-04T19:08:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16874
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16874
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Direito - Unisul Virtual
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 74 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Palhoça, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415824231956480