Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arana, Rodrigo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
Texto Completo: https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13557
Resumo: Este trabalho teve como objetivo demonstrar de que maneira a ausência de ferramentas de parametrização para julgamento das habilidades não-técnicas, no ambiente de treinamento em simulador de empresas aéreas, prejudica a instrução dos pilotos. Adotou-se a metodologia exploratória, buscando levantamento bibliográfico amplo, concentrando-se na busca literária específica que envolve a relação do comportamento humano com o treinamento em simulador, trabalhos acadêmicos por meio de tabelas estatísticas, documentos oficiais, relatórios científicos e legislações que envolvam a aviação civil e os assuntos relacionados a treinamento, tais como publicações das entidades reguladoras de aviação civil ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), FAA (Federal Aviation Administration) e EASA (European Union Aviation Safety Agency); normas e recomendações oficiais da ICAO (International Civil Aviation Organization) e IATA (International Air Transport Association); leis e decretos, nacionais e internacionais. Observou-se dificuldade na observação e nas devidas correções e treinamento dessas habilidades não-técnicas por parte dos instrutores. O trabalho mostrou como uma parametrização bem elaborada ajuda os instrutores na avaliação mais coerente dessas habilidades. Notou-se que existe a necessidade de que sejam desenvolvidos parâmetros claros e evidentes para serem usados pelos instrutores e avaliadores de empresas aéreas que desejem instituir o treinamento de seus pilotos baseado em indicadores de comportamento conjuntamente com a avaliação técnica tradicional.
id Ânima_5f0ea7ac94be2e0b65d978894c9e03cd
oai_identifier_str oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13557
network_acronym_str Ânima
network_name_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository_id_str
spelling Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simuladorHabilidades não-técnicasComportamento humanoParametrizaçãoTreinamentoEste trabalho teve como objetivo demonstrar de que maneira a ausência de ferramentas de parametrização para julgamento das habilidades não-técnicas, no ambiente de treinamento em simulador de empresas aéreas, prejudica a instrução dos pilotos. Adotou-se a metodologia exploratória, buscando levantamento bibliográfico amplo, concentrando-se na busca literária específica que envolve a relação do comportamento humano com o treinamento em simulador, trabalhos acadêmicos por meio de tabelas estatísticas, documentos oficiais, relatórios científicos e legislações que envolvam a aviação civil e os assuntos relacionados a treinamento, tais como publicações das entidades reguladoras de aviação civil ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), FAA (Federal Aviation Administration) e EASA (European Union Aviation Safety Agency); normas e recomendações oficiais da ICAO (International Civil Aviation Organization) e IATA (International Air Transport Association); leis e decretos, nacionais e internacionais. Observou-se dificuldade na observação e nas devidas correções e treinamento dessas habilidades não-técnicas por parte dos instrutores. O trabalho mostrou como uma parametrização bem elaborada ajuda os instrutores na avaliação mais coerente dessas habilidades. Notou-se que existe a necessidade de que sejam desenvolvidos parâmetros claros e evidentes para serem usados pelos instrutores e avaliadores de empresas aéreas que desejem instituir o treinamento de seus pilotos baseado em indicadores de comportamento conjuntamente com a avaliação técnica tradicional.Tavares, Angelo DamigoArana, Rodrigo2021-06-25T16:43:55Z2021-06-25T16:43:55Z2021-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13557ItuAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-02T21:11:18Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13557Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-02T21:11:18Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador
title Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador
spellingShingle Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador
Arana, Rodrigo
Habilidades não-técnicas
Comportamento humano
Parametrização
Treinamento
title_short Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador
title_full Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador
title_fullStr Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador
title_full_unstemmed Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador
title_sort Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador
author Arana, Rodrigo
author_facet Arana, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Angelo Damigo
dc.contributor.author.fl_str_mv Arana, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades não-técnicas
Comportamento humano
Parametrização
Treinamento
topic Habilidades não-técnicas
Comportamento humano
Parametrização
Treinamento
description Este trabalho teve como objetivo demonstrar de que maneira a ausência de ferramentas de parametrização para julgamento das habilidades não-técnicas, no ambiente de treinamento em simulador de empresas aéreas, prejudica a instrução dos pilotos. Adotou-se a metodologia exploratória, buscando levantamento bibliográfico amplo, concentrando-se na busca literária específica que envolve a relação do comportamento humano com o treinamento em simulador, trabalhos acadêmicos por meio de tabelas estatísticas, documentos oficiais, relatórios científicos e legislações que envolvam a aviação civil e os assuntos relacionados a treinamento, tais como publicações das entidades reguladoras de aviação civil ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), FAA (Federal Aviation Administration) e EASA (European Union Aviation Safety Agency); normas e recomendações oficiais da ICAO (International Civil Aviation Organization) e IATA (International Air Transport Association); leis e decretos, nacionais e internacionais. Observou-se dificuldade na observação e nas devidas correções e treinamento dessas habilidades não-técnicas por parte dos instrutores. O trabalho mostrou como uma parametrização bem elaborada ajuda os instrutores na avaliação mais coerente dessas habilidades. Notou-se que existe a necessidade de que sejam desenvolvidos parâmetros claros e evidentes para serem usados pelos instrutores e avaliadores de empresas aéreas que desejem instituir o treinamento de seus pilotos baseado em indicadores de comportamento conjuntamente com a avaliação técnica tradicional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-25T16:43:55Z
2021-06-25T16:43:55Z
2021-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13557
url https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Itu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
instname:Ânima Educação
instacron:Ânima
instname_str Ânima Educação
instacron_str Ânima
institution Ânima
reponame_str Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
collection Repositório Universitário da Ânima (RUNA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação
repository.mail.fl_str_mv contato@animaeducacao.com.br
_version_ 1767415854311407616