Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13557 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo demonstrar de que maneira a ausência de ferramentas de parametrização para julgamento das habilidades não-técnicas, no ambiente de treinamento em simulador de empresas aéreas, prejudica a instrução dos pilotos. Adotou-se a metodologia exploratória, buscando levantamento bibliográfico amplo, concentrando-se na busca literária específica que envolve a relação do comportamento humano com o treinamento em simulador, trabalhos acadêmicos por meio de tabelas estatísticas, documentos oficiais, relatórios científicos e legislações que envolvam a aviação civil e os assuntos relacionados a treinamento, tais como publicações das entidades reguladoras de aviação civil ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), FAA (Federal Aviation Administration) e EASA (European Union Aviation Safety Agency); normas e recomendações oficiais da ICAO (International Civil Aviation Organization) e IATA (International Air Transport Association); leis e decretos, nacionais e internacionais. Observou-se dificuldade na observação e nas devidas correções e treinamento dessas habilidades não-técnicas por parte dos instrutores. O trabalho mostrou como uma parametrização bem elaborada ajuda os instrutores na avaliação mais coerente dessas habilidades. Notou-se que existe a necessidade de que sejam desenvolvidos parâmetros claros e evidentes para serem usados pelos instrutores e avaliadores de empresas aéreas que desejem instituir o treinamento de seus pilotos baseado em indicadores de comportamento conjuntamente com a avaliação técnica tradicional. |
id |
Ânima_5f0ea7ac94be2e0b65d978894c9e03cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13557 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simuladorHabilidades não-técnicasComportamento humanoParametrizaçãoTreinamentoEste trabalho teve como objetivo demonstrar de que maneira a ausência de ferramentas de parametrização para julgamento das habilidades não-técnicas, no ambiente de treinamento em simulador de empresas aéreas, prejudica a instrução dos pilotos. Adotou-se a metodologia exploratória, buscando levantamento bibliográfico amplo, concentrando-se na busca literária específica que envolve a relação do comportamento humano com o treinamento em simulador, trabalhos acadêmicos por meio de tabelas estatísticas, documentos oficiais, relatórios científicos e legislações que envolvam a aviação civil e os assuntos relacionados a treinamento, tais como publicações das entidades reguladoras de aviação civil ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), FAA (Federal Aviation Administration) e EASA (European Union Aviation Safety Agency); normas e recomendações oficiais da ICAO (International Civil Aviation Organization) e IATA (International Air Transport Association); leis e decretos, nacionais e internacionais. Observou-se dificuldade na observação e nas devidas correções e treinamento dessas habilidades não-técnicas por parte dos instrutores. O trabalho mostrou como uma parametrização bem elaborada ajuda os instrutores na avaliação mais coerente dessas habilidades. Notou-se que existe a necessidade de que sejam desenvolvidos parâmetros claros e evidentes para serem usados pelos instrutores e avaliadores de empresas aéreas que desejem instituir o treinamento de seus pilotos baseado em indicadores de comportamento conjuntamente com a avaliação técnica tradicional.Tavares, Angelo DamigoArana, Rodrigo2021-06-25T16:43:55Z2021-06-25T16:43:55Z2021-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32 f.application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13557ItuAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-06-02T21:11:18Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/13557Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-06-02T21:11:18Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador |
title |
Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador |
spellingShingle |
Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador Arana, Rodrigo Habilidades não-técnicas Comportamento humano Parametrização Treinamento |
title_short |
Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador |
title_full |
Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador |
title_fullStr |
Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador |
title_full_unstemmed |
Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador |
title_sort |
Horizontalização na observação de habilidades não-técnicas nos treinamentos em simulador |
author |
Arana, Rodrigo |
author_facet |
Arana, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Angelo Damigo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arana, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades não-técnicas Comportamento humano Parametrização Treinamento |
topic |
Habilidades não-técnicas Comportamento humano Parametrização Treinamento |
description |
Este trabalho teve como objetivo demonstrar de que maneira a ausência de ferramentas de parametrização para julgamento das habilidades não-técnicas, no ambiente de treinamento em simulador de empresas aéreas, prejudica a instrução dos pilotos. Adotou-se a metodologia exploratória, buscando levantamento bibliográfico amplo, concentrando-se na busca literária específica que envolve a relação do comportamento humano com o treinamento em simulador, trabalhos acadêmicos por meio de tabelas estatísticas, documentos oficiais, relatórios científicos e legislações que envolvam a aviação civil e os assuntos relacionados a treinamento, tais como publicações das entidades reguladoras de aviação civil ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), FAA (Federal Aviation Administration) e EASA (European Union Aviation Safety Agency); normas e recomendações oficiais da ICAO (International Civil Aviation Organization) e IATA (International Air Transport Association); leis e decretos, nacionais e internacionais. Observou-se dificuldade na observação e nas devidas correções e treinamento dessas habilidades não-técnicas por parte dos instrutores. O trabalho mostrou como uma parametrização bem elaborada ajuda os instrutores na avaliação mais coerente dessas habilidades. Notou-se que existe a necessidade de que sejam desenvolvidos parâmetros claros e evidentes para serem usados pelos instrutores e avaliadores de empresas aéreas que desejem instituir o treinamento de seus pilotos baseado em indicadores de comportamento conjuntamente com a avaliação técnica tradicional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-25T16:43:55Z 2021-06-25T16:43:55Z 2021-06-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13557 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
32 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Itu |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415854311407616 |