Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro,Maria Isabel Santos
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Haase,Vitor Geraldi, Del Prette,Almir, Amarante,Claret Luiz Dias, Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300009
Resumo: Este artigo descreve um programa de Treinamento de Habilidades Sociais para pais de crianças com problemas de comportamento. O programa, com duração de 11 semanas, apresentou, por meio de passos semanais seqüenciados, princípios da análise do comportamento para a prática disciplinar não-coerciva e modelos de habilidades sociais educativas para pais, com tarefas semanais de observar o comportamento do filho, estabelecer condições de aprendizagem e desempenho de comportamentos desejáveis (empatia, seguimento de instruções, independência etc.), expressão afetiva entre outros. Participaram do programa 32 mães e dois pais, com avaliações pré e pós-intervenção por meio de questionários de auto-relato e entrevistas. Os resultados mostraram redução significativa na freqüência e severidade de comportamentos importunos e/ou indisciplinados, conforme avaliação dos pais. Concluiu-se que o enfoque de habilidades sociais educativas para pais pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de práticas disciplinares não-coercivas junto a essa clientela.
id UFRGS-5_ae45cb4fee716ade4da2e9178d24e307
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722006000300009
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamentoTreinamento de paistreinamento de habilidades sociaismodificação do comportamentodisciplina não-coercivacomportamentos externalizanteseducação infantilEste artigo descreve um programa de Treinamento de Habilidades Sociais para pais de crianças com problemas de comportamento. O programa, com duração de 11 semanas, apresentou, por meio de passos semanais seqüenciados, princípios da análise do comportamento para a prática disciplinar não-coerciva e modelos de habilidades sociais educativas para pais, com tarefas semanais de observar o comportamento do filho, estabelecer condições de aprendizagem e desempenho de comportamentos desejáveis (empatia, seguimento de instruções, independência etc.), expressão afetiva entre outros. Participaram do programa 32 mães e dois pais, com avaliações pré e pós-intervenção por meio de questionários de auto-relato e entrevistas. Os resultados mostraram redução significativa na freqüência e severidade de comportamentos importunos e/ou indisciplinados, conforme avaliação dos pais. Concluiu-se que o enfoque de habilidades sociais educativas para pais pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de práticas disciplinares não-coercivas junto a essa clientela.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2006-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300009Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.3 2006reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722006000300009info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro,Maria Isabel SantosHaase,Vitor GeraldiDel Prette,AlmirAmarante,Claret Luiz DiasDel Prette,Zilda Aparecida Pereirapor2007-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722006000300009Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2007-04-17T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento
title Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento
spellingShingle Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento
Pinheiro,Maria Isabel Santos
Treinamento de pais
treinamento de habilidades sociais
modificação do comportamento
disciplina não-coerciva
comportamentos externalizantes
educação infantil
title_short Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento
title_full Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento
title_fullStr Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento
title_full_unstemmed Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento
title_sort Treinamento de habilidades sociais educativas para pais de crianças com problemas de comportamento
author Pinheiro,Maria Isabel Santos
author_facet Pinheiro,Maria Isabel Santos
Haase,Vitor Geraldi
Del Prette,Almir
Amarante,Claret Luiz Dias
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
author_role author
author2 Haase,Vitor Geraldi
Del Prette,Almir
Amarante,Claret Luiz Dias
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro,Maria Isabel Santos
Haase,Vitor Geraldi
Del Prette,Almir
Amarante,Claret Luiz Dias
Del Prette,Zilda Aparecida Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento de pais
treinamento de habilidades sociais
modificação do comportamento
disciplina não-coerciva
comportamentos externalizantes
educação infantil
topic Treinamento de pais
treinamento de habilidades sociais
modificação do comportamento
disciplina não-coerciva
comportamentos externalizantes
educação infantil
description Este artigo descreve um programa de Treinamento de Habilidades Sociais para pais de crianças com problemas de comportamento. O programa, com duração de 11 semanas, apresentou, por meio de passos semanais seqüenciados, princípios da análise do comportamento para a prática disciplinar não-coerciva e modelos de habilidades sociais educativas para pais, com tarefas semanais de observar o comportamento do filho, estabelecer condições de aprendizagem e desempenho de comportamentos desejáveis (empatia, seguimento de instruções, independência etc.), expressão afetiva entre outros. Participaram do programa 32 mães e dois pais, com avaliações pré e pós-intervenção por meio de questionários de auto-relato e entrevistas. Os resultados mostraram redução significativa na freqüência e severidade de comportamentos importunos e/ou indisciplinados, conforme avaliação dos pais. Concluiu-se que o enfoque de habilidades sociais educativas para pais pode contribuir positivamente para o desenvolvimento de práticas disciplinares não-coercivas junto a essa clientela.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722006000300009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722006000300009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.19 n.3 2006
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134863106670592