A reforma da previdência no estado do paraná (ec pr 45/2019) aplicada aos docentes das universidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
Texto Completo: | https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24992 |
Resumo: | A pesquisa aborda a Reforma da Previdência no Regime Próprio do Estado do Paraná, que entrou em vigor em 05/12/2019 através da EC PR 45/2019. A reforma criou três regras de aposentadoria com aplicação imediata: regra de transição por pedágio, regra de transição por pontos e regra permanente. O estudo analisa a aplicabilidade das regras aos docentes das universidades que ingressaram no Regime Próprio de Previdência Social antes e após a publicação da EC PR 45/2019. O principal objetivo do estudo foi analisar a constitucionalidade das regras de aposentadoria estipuladas pela reforma, especialmente para aqueles docentes que ingressaram no serviço público das universidades após a EC 41/2003 e antes da EC PR 45/2019. Foi utilizado o método de estudo de caso, tendo sido aplicadas as regras a partir da análise do histórico funcional de nove docentes de uma das universidades estaduais do Paraná. Os resultados indicaram que as regras de transição por pedágio e por pontos são aplicáveis aos servidores que ingressaram no serviço público até 31/12/2003. Para os demais servidores, mesmo aqueles que entraram antes da data da reforma, o pagamento do pedágio torna-se inviável, de modo que acaba sendo mais vantajoso a opção pela regra permanente. Essa regra, é a regra geral para aqueles que ingressarem após a reforma promulgada. Sendo assim, os servidores que ingressaram após a EC 41/2003 e antes da EC PR 45/2019 não foram tratados com isonomia em relação aos servidores que ingressaram antes da EC 41/2003. Para esses, foram garantidas regras de transição, enquanto que para os demais, foi suprimida a expectativa de direito que possuíam no momento do ingresso no serviço público e no lugar, foi inserida uma nova regra que não manteve nenhuma das condições que existiam anteriormente à reforma. Discute-se ainda, a não discriminação entre o Tempo de Contribuição (TC) para homens e mulheres na regra permanente e questiona-se a constitucionalidade da adoção de igual requisito. A reforma da previdência é um marco importante na carreira dos servidores, pois a perspectiva de redução salarial na inatividade poderá colocar em risco a própria sobrevivência e sobrecarregar outros sistemas sociais, devido à redução das condições de vida digna, de saúde, de lazer, de habitação e de alimentação da população idosa. Além disso, a elevação da idade e do TC oferecem poucas perspectivas de um projeto para a aposentadoria, que em regra, terá seu tempo reduzido e poderá exigir planejamento para a complementação de renda nessa fase da vida. |
id |
Ânima_6a0d00ffd94d9838d8df21f6903afbdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24992 |
network_acronym_str |
Ânima |
network_name_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A reforma da previdência no estado do paraná (ec pr 45/2019) aplicada aos docentes das universidadesreforma da previdênciaParanádocentes das universidadesEC PR 45/2019A pesquisa aborda a Reforma da Previdência no Regime Próprio do Estado do Paraná, que entrou em vigor em 05/12/2019 através da EC PR 45/2019. A reforma criou três regras de aposentadoria com aplicação imediata: regra de transição por pedágio, regra de transição por pontos e regra permanente. O estudo analisa a aplicabilidade das regras aos docentes das universidades que ingressaram no Regime Próprio de Previdência Social antes e após a publicação da EC PR 45/2019. O principal objetivo do estudo foi analisar a constitucionalidade das regras de aposentadoria estipuladas pela reforma, especialmente para aqueles docentes que ingressaram no serviço público das universidades após a EC 41/2003 e antes da EC PR 45/2019. Foi utilizado o método de estudo de caso, tendo sido aplicadas as regras a partir da análise do histórico funcional de nove docentes de uma das universidades estaduais do Paraná. Os resultados indicaram que as regras de transição por pedágio e por pontos são aplicáveis aos servidores que ingressaram no serviço público até 31/12/2003. Para os demais servidores, mesmo aqueles que entraram antes da data da reforma, o pagamento do pedágio torna-se inviável, de modo que acaba sendo mais vantajoso a opção pela regra permanente. Essa regra, é a regra geral para aqueles que ingressarem após a reforma promulgada. Sendo assim, os servidores que ingressaram após a EC 41/2003 e antes da EC PR 45/2019 não foram tratados com isonomia em relação aos servidores que ingressaram antes da EC 41/2003. Para esses, foram garantidas regras de transição, enquanto que para os demais, foi suprimida a expectativa de direito que possuíam no momento do ingresso no serviço público e no lugar, foi inserida uma nova regra que não manteve nenhuma das condições que existiam anteriormente à reforma. Discute-se ainda, a não discriminação entre o Tempo de Contribuição (TC) para homens e mulheres na regra permanente e questiona-se a constitucionalidade da adoção de igual requisito. A reforma da previdência é um marco importante na carreira dos servidores, pois a perspectiva de redução salarial na inatividade poderá colocar em risco a própria sobrevivência e sobrecarregar outros sistemas sociais, devido à redução das condições de vida digna, de saúde, de lazer, de habitação e de alimentação da população idosa. Além disso, a elevação da idade e do TC oferecem poucas perspectivas de um projeto para a aposentadoria, que em regra, terá seu tempo reduzido e poderá exigir planejamento para a complementação de renda nessa fase da vida.REIS, Luciano EliasFAVERO, Eveline2022-07-18T17:48:19Z2022-07-18T17:48:19Z2022-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67application/pdfhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24992CuritibaAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA)instname:Ânima Educaçãoinstacron:Ânima2022-08-02T21:05:39Zoai:repositorio.animaeducacao.com.br:ANIMA/24992Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.animaeducacao.com.br/oai/requestcontato@animaeducacao.com.bropendoar:2022-08-02T21:05:39Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A reforma da previdência no estado do paraná (ec pr 45/2019) aplicada aos docentes das universidades |
title |
A reforma da previdência no estado do paraná (ec pr 45/2019) aplicada aos docentes das universidades |
spellingShingle |
A reforma da previdência no estado do paraná (ec pr 45/2019) aplicada aos docentes das universidades FAVERO, Eveline reforma da previdência Paraná docentes das universidades EC PR 45/2019 |
title_short |
A reforma da previdência no estado do paraná (ec pr 45/2019) aplicada aos docentes das universidades |
title_full |
A reforma da previdência no estado do paraná (ec pr 45/2019) aplicada aos docentes das universidades |
title_fullStr |
A reforma da previdência no estado do paraná (ec pr 45/2019) aplicada aos docentes das universidades |
title_full_unstemmed |
A reforma da previdência no estado do paraná (ec pr 45/2019) aplicada aos docentes das universidades |
title_sort |
A reforma da previdência no estado do paraná (ec pr 45/2019) aplicada aos docentes das universidades |
author |
FAVERO, Eveline |
author_facet |
FAVERO, Eveline |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
REIS, Luciano Elias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FAVERO, Eveline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
reforma da previdência Paraná docentes das universidades EC PR 45/2019 |
topic |
reforma da previdência Paraná docentes das universidades EC PR 45/2019 |
description |
A pesquisa aborda a Reforma da Previdência no Regime Próprio do Estado do Paraná, que entrou em vigor em 05/12/2019 através da EC PR 45/2019. A reforma criou três regras de aposentadoria com aplicação imediata: regra de transição por pedágio, regra de transição por pontos e regra permanente. O estudo analisa a aplicabilidade das regras aos docentes das universidades que ingressaram no Regime Próprio de Previdência Social antes e após a publicação da EC PR 45/2019. O principal objetivo do estudo foi analisar a constitucionalidade das regras de aposentadoria estipuladas pela reforma, especialmente para aqueles docentes que ingressaram no serviço público das universidades após a EC 41/2003 e antes da EC PR 45/2019. Foi utilizado o método de estudo de caso, tendo sido aplicadas as regras a partir da análise do histórico funcional de nove docentes de uma das universidades estaduais do Paraná. Os resultados indicaram que as regras de transição por pedágio e por pontos são aplicáveis aos servidores que ingressaram no serviço público até 31/12/2003. Para os demais servidores, mesmo aqueles que entraram antes da data da reforma, o pagamento do pedágio torna-se inviável, de modo que acaba sendo mais vantajoso a opção pela regra permanente. Essa regra, é a regra geral para aqueles que ingressarem após a reforma promulgada. Sendo assim, os servidores que ingressaram após a EC 41/2003 e antes da EC PR 45/2019 não foram tratados com isonomia em relação aos servidores que ingressaram antes da EC 41/2003. Para esses, foram garantidas regras de transição, enquanto que para os demais, foi suprimida a expectativa de direito que possuíam no momento do ingresso no serviço público e no lugar, foi inserida uma nova regra que não manteve nenhuma das condições que existiam anteriormente à reforma. Discute-se ainda, a não discriminação entre o Tempo de Contribuição (TC) para homens e mulheres na regra permanente e questiona-se a constitucionalidade da adoção de igual requisito. A reforma da previdência é um marco importante na carreira dos servidores, pois a perspectiva de redução salarial na inatividade poderá colocar em risco a própria sobrevivência e sobrecarregar outros sistemas sociais, devido à redução das condições de vida digna, de saúde, de lazer, de habitação e de alimentação da população idosa. Além disso, a elevação da idade e do TC oferecem poucas perspectivas de um projeto para a aposentadoria, que em regra, terá seu tempo reduzido e poderá exigir planejamento para a complementação de renda nessa fase da vida. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-18T17:48:19Z 2022-07-18T17:48:19Z 2022-06-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24992 |
url |
https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
67 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Curitiba |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Universitário da Ânima (RUNA) instname:Ânima Educação instacron:Ânima |
instname_str |
Ânima Educação |
instacron_str |
Ânima |
institution |
Ânima |
reponame_str |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
collection |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Universitário da Ânima (RUNA) - Ânima Educação |
repository.mail.fl_str_mv |
contato@animaeducacao.com.br |
_version_ |
1767415827047383040 |